Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palestras, oficinas e outras atividades
Advertisements

Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Múltiplos Os múltiplos de um número inteiro obtêm-se multiplicando esse número por 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... Exemplos: M5= {0, 5, 10, 15, 20,
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Auditoria de Segurança da Informação
Base conceitual da epidemiologia
Razões para promover a atividade física
Aspectos psicossociais da atividade física e saúde
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Qualidade de vida relacionada à saúde
Razões para promover a atividade física. 2005: Ano internacional do Esporte e Educação Física.
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Reconstrução filogenética: Inferência Bayesiana
INICIAL.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Mais sobre classes Baseada no Livro: Deitel&Deitel - C++ How To program Cap. 7 Prentice Hall 1994 SCE 213 Programação Orientada a Objetos, ICMC - USP 2.
UFJF/ Galpão Arquitetura
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Estágio Supervisionado – 2011/2 Profº: Luiz Sebastião Aluno: Moisés Silva Queiroz.
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
Colégio PORTINARI 2011 Educação Física BEM ESTAR!!!!!!!
CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Distúrbios Nutricionais FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro.
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Fraction Action FRACÇÕES.
Provas de Concursos Anteriores
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Projeto Medindo minha escola.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
1.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
+14 Setembro 2014 Indicador > +20 Indicador 0 para +20 Indicador 0 para -20 Indicador < -20 Total da UE: +1 Indicador > +20 Indicador 0 para +20 Indicador.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Transcrição da apresentação:

Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção

O que é ser ativo: pontuação n Atividades ocupacionais n Atividades de lazer –0 a 5 pontos: Inativo –6 a 11 pontos: Moderadamente ativo –12 a 20 pontos:Ativo –21 ou mais:Muito Ativo Pate/Nahas 2001

Atividades ocupacionais n Caminhar até o trabalho, 800 m (10 quarteirões) por percurso:2 pontos n Usar escadas: 1 ponto n Atividades ocupacionais diárias –sentado: 0 pontos –caminhar rápido ou tarefas manuais: 4 pontos tarefas manuais: 4 pontos –trabalho pesado: 9 pontos

Atividades de lazer n Atividade leves: 2 pontos n Dança: 2 pontos n Exercícios p/ relaxar tensão: 1 ponto n Localizada: 3 pontos n Ioga, Tai-chi:2 pontos n Musculação: 4 pontos n Jogo (30 min): –1 x /sem: 2 pontos –2 x /sem: 4 pontos –3 ou mais: 7 pontos n Aeróbicos fortes (20 min) –1 x /sem: 3 pontos –2 x /sem: 6 pontos –3 ou mais: 10 pontos

Atividade física em adultos Reduzir a proporção de adultos que não se envolvem em nenhuma atividade física nas horas de lazer. 1, 2LB: 40% Nunca ou não sou capaz 20% Aumentar a proporção de adultos que se envolvem regularmente, de preferência diariamente, em atividades física moderadas durante pelo menos 30 minutos por dia. 2LB: 15 % Pelo menos 5 x semana, 30 minutos por sessão 30% Aumentar a proporção de adultos que se envolvem regularmente, em atividades físicas que promovem o desenvolvimento e manutenção da aptidão cardiorrespiratório 3 ou mais vezes por semana durante 20 minutos ou mais por ocasião. 1LB: 23 % Pelo menos 3 x semana, 20 minutos 30%

Força/endurance muscular e flexibilidade Aumentar a proporção de adultos que realizam atividade física que aumentam e mantém a força e endurance musculares 3LB: 18% Pelo menos 2 x semana 30% Aumentar a proporção de adultos que realizam atividade física que melhoram e mantém a flexibilidade 4LB: 30% Sim durante as duas últimas semanas 43%

Atividade física em crianças e adolescentes Aumentar a proporção de adolescentes que se envolvem em atividade física moderada de pelo menos 30 minutos em 5 ou mais dias nos últimos 7 dias 5LB: 27% Número de alunos do ensino médio 35% Aumentar a proporção de adolescentes que se envolvem em atividade física vigorosa que promove aptidão cardiorrespiratória 3 ou mais vezes por semana durante 30 minutos ou mais por ocasião 6LB: 65% Número de alunos do ensino médio 85% 22.8 Aumentar a proporção de escolas públicas e privadas que exigem a educação física diária para todos os alunos. 7. LB: 17% Número de escolas públicas e privadas do ensino médio que oferecem educação física 5 dias por semana em número de anos igual ao número de séries 25%

Atividade física em crianças e adolescentes 22.9 Aumentar a proporção de adolescentes que participam da educação física diária 8LB:29% Número de alunos que declaram comparecer a 5 aulas semanais de educação física 50% Aumentar a proporção de adolescentes que gastam ativamente pelo menos 50 % do tempo de aula da educação física escolar 9LB: 38% Número de alunos do ensino médio que gastam pelo menos 21 minutos em exercícios ou jogos, de 3 a 5 vezes por semana 50% Aumentar a proporção de adolescentes que assistem 2 horas ou menos de TV durante os dias de aula 10LB: 57% Número de alunos do ensino médio que relatam assistir 2 horas ou menos de TV 75%

Acesso Aumentar a proporção de escolas públicas e privadas que dão acesso aos seus espaços e instalações para atividade física para todas as pessoas fora do horário escolar (isto é, antes e após o horário escolar, nos finais de semana e durante as férias) 11LB: não há Aumentar a proporção de locais de trabalho que oferecem programas de atividade física para seus funcionários 12LB: 46% Número de locais de trabalho não governamental com 50 ou mais funcionários que oferecem atividade física no local de trabalho ou através de convênios 75%

Acesso: deslocamentos a pé Aumentar a proporção de deslocamentos realizados a pé a. Adultos13LB: 17% Número de deslocamentos de 1 milha ou menos realizados a pé em relação ao total de deslocamentos 25% 22.14b. Crianças e adolescentes de 5 a 15 anos 14LB: 31% Número de deslocamentos de 1 milha ou menos realizados a pé em relação ao total de deslocamentos 50%

Acesso: deslocamentos em bicicleta Aumentar a proporção de deslocamentos realizados em bicicleta a. Adultos13LB: 0,6% Número de deslocamentos de 5 milha ou menos realizados a pé em relação ao total de deslocamentos 2% 22.14b. Crianças e adolescentes de 5 a 15 anos 14LB: 2,4% Número de deslocamentos de 2 milha ou menos realizados a pé em relação ao total de deslocamentos 5%

Eficácia, efetividade e eficiência n Eficácia: –Resultados de intervenção em situações ideais e controladas –Estudos de epidemiologia –Estudos teóricos n Efetividade: –Estudos de intervenções num mundo real –Estudos de intervenção n Eficiência: –Recursos (i.e. custo-benefício, custo-efetividade, p.ex.).

Community Guide Intervenção Determinantes modificáveis Informações Comportam entais e Sociais Ambientais e política Comportamento em Atividade Física Resultados Intermediários Medidas fisiológicas Composição corporal Aptidão motora Aptidão Metabólica Humor/ânimo Resultados para a saúde Mortalidade, morbidade e qualidade de vida

Efetividade de intervenções para promover a atividade física Kahn et al. (2002) n Informações –Ponto de decisão –Campanhas n Intervenções comportamentais e sociais –Educação Física escolar –Apoio social na comunidade –Mudança comportamental adaptada ao indivíduo (modelo transteorético) n Ambiente e regulamentação –Criação ou ampliação do acesso a locais para prática da AF + atividades que favoreçam as informações