Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

INCLUSÃO SOCIAL E EQUIDADE NO CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR:
LINHA ECOLÓGICA Educação Ambiental e Tecnologia Rural
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Atenção ao Jovem: Promover a Saúde, Utilizar a Tecnologia.
O que é? O Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural é um programa voltado ao desenvolvimento de propriedades rurais produtivas, cuja atividade esta.
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
Andréia Cabral Colares Coordenadora
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
ONG – AME Associação Missão.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
2012. História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli.
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Projeto: Lixo Zero 2013 Bombinhas – SC Prof. Rogério.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Desenvolvimento Comunitário
Comunidade Quilombola Barro Vermelho e
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
Agenda 21 nas Universidades
Construção da Agenda 21 Local da Cidade de Anápolis-Go
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Agenda Verde Escolar Um projeto desenvolvido por todos
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Gestão pedagógica em EaD
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
CTR Nova Iguaçu.
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
Conselho Local de Saúde USF SANTA CLARA
Autogestão e reforma urbana PROJETO DIAS MELHORES 7344-BR/Bird Abril de 2010.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
EDUCADORES AMBIENTAIS
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
“Diz-me e esquecerei, ensina-me e lembrarei,
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.
Departamento de Bem-Estar Serviços Humanitários 2011.
DIAGNÓSTICO DA FAZENDA RIO TAVARES Aline Cardozo¹, Amanda Corrêa Martins¹, Cleiton Oliveira¹, Dalvan Antônio de Campos¹, Iana Bárbara Ramalho Faria ¹,
Reabilitação da Ribeira do Abrunhal Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºE Alunos Bruno Soares, nº5 Diogo Ferreira, nº10 Inês Costa, nº15 Jacqueline Licausi,
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Objetivo geral: Apresentar aos educandos diferentes formas de poupança desde uma simples moeda, até a água, energia, roupa e outras coisas mais, que usamos.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo Machado Pitombo Daniela Cristina Batista Vanessa de Menezes de Oliveira Gleyce Dantas Juliana Rodrigues da Silva Felipe Hanashiro

Objetivos da Proposta Desenvolvimento Sustentável. Levar às populações carentes soluções simples que possam gerar uma melhor qualidade de vida. Identificar e propor soluções e alternativas de melhoria.

Onde e Como? Pequenas comunidades com potencial de alagamento e impactos ambientais oriundos da agricultura e da ocupação. Diagnóstico e conhecimento dos anseios da população. Desenvolvimento de atividades de conscientização e capacitação.

Equipe CESET/FEAGRI em Iguape... Equipes CESET/UNICAMP e UNIMONTE Apoio logístico, alojamento e alimentação disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Iguape. Recursos para aquisição de materiais usados nos trabalhos (papel, cartolina, etc., provenientes do CESET/UNICAMP.

Diretor do Departamento de Meio Ambiente – Milton França Jr. Diretor do Departamento de Cultura e Turismo - Carlos Alberto Pereira Jr.

Um pouco do trabalho realizado... Visitação dos pontos turísticos mais importantes da cidade para diagnóstico das condições de conservação, manutenção e valorização destes; Diagnóstico e atividades na Agrovila do Itimirim; Os principais problemas apontados pela população da Agrovila durante as entrevistas envolvem questões relacionadas à saúde, saneamento e falta de infra-estrutura geral.

Diagnóstico da Agrovila Lixo Saneamento Básico Infra-estrutura

Ações Desenvolvidas Domingo com a Comunidade da Agrovila do Itimirim

Ações Desenvolvidas Análise de água de poços artesianos Construção de composteira em residência de morador

Desafios... Expectativas da Prefeitura X Proposta: - Realizar visita de reconhecimento “antes” de escrever o projeto. Alguns pontos da proposta inicial não foram desenvolvidos: - Capacitação para o cooperativismo (voltado para culturas de plantas ornamentais nativas); - SEBRAE mais próximo localiza-se em Registro. Sentimento de impotência diante dos problemas a serem resolvidos; Necessidade de retorno da equipe para continuidade dos trabalhos; - Buscar parcerias com outras entidades; - Levar cursos de extensão; - Promover debates.

Lições Aprendidas... aprendizado é mútuo; No Rondon não existem diferenças entre professor e alunos, o aprendizado é mútuo; reconhecimento das necessidades do município Necessidade de se enviar um representante para reconhecimento das necessidades do município antes da execução da proposta; operações anteriores Dados de operações anteriores podem ser úteis; Multidisciplinaridade ideal Multidisciplinaridade da equipe (saúde, educação, saneamento e construção civil...ideal); interatividade Maior interatividade com a população; curto Tempo relativamente curto para a preparação das atividades a serem realizadas (maior envolvimento dos professores – sobreposição de editais); capacitação agentes multiplicadores Foco nos cursos de capacitação e formação de agentes multiplicadores.

Balanço Final... única forma Oportunidade ímpar de colocar nossos conhecimentos à disposição de quem dele necessita sem, no entanto, achar que o conhecimento formal e acadêmico é a única forma de se resolver os problemas; Projeto Rondonnão gerar expectativasnão criar conflitosnão promover o assistencialismo Dentro dos preceitos do Projeto Rondon, de não gerar expectativas, de não criar conflitos e de não promover o assistencialismo, acreditamos ter cumprido nosso dever. conhecimentos básicos e úteisconta própria Dentro das nossas áreas de conhecimento, tentamos transmitir àquelas pessoas conhecimentos básicos e úteis, para que elas por conta própria promovam algumas melhorias em sua qualidade de vida. cidadãosunir organizadafazer a sua parte Buscamos mostrar aos moradores que eles são cidadãos que precisam se unir e de forma organizada reivindicar seus direitos, e também fazer a sua parte para melhorar sua qualidade de vida.

“Eu aprendi a ler e a escrever graças a uma promessa que fiz ao Senhor Bom Jesus de Iguape, quando tinha 17 anos...mas não foi só o milagre do Bom Jesus...eu também me esforcei...porque se a gente não se ajuda, não há milagre que resolva”. (Sr. Benedito, 72 anos, morador da Agrovila).