Tabaco e Local de Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Advertisements

Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Atividade Física e Câncer. Prevalência, prognóstico n Prevalência –1960:16% mortes –1990: 24% mortes n Risco –Homens: 45% –Mulheres: 39% n Frequência:
Qualidade de vida relacionada à saúde
Doenças Pulmonares crônicas
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE VIGILÂNCIA
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
BOTULISMO - ESTADO DE SÃO PAULO E BRASIL -
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
Dimensionando o Problema Tabagismo
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Material elaborado pelo Prof. José Luiz Mendes e alterado pela Profa Janine.
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Introdução Materiais e métodos Referências Por ser uma forma simples e barata de acumular energia, as baterias chumbo ácido vem ganhando destaque desde.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ANÁLISE GENOTÓXICA EM Astyanax serratus (CHARACIDAE), APÓS A CONTAMINAÇÃO POR INJEÇÃO INTRAPERITONEAL COM CHUMBO II E NANOPARTÍCULAS DE TiO2. Para Pb II.
 MORAL DA HISTÓRIA?? Nesse caso, os e - de maior  contribuição importante   pressão do gás; é a chamada PRESSÃO DE DEGENERESCÊNCIA. ►►
1 3.5: Equilíbrio Termodinâmico 1 A existência de equilíbrio termodinâmico (ET) ou equilíbrio termodinâmico local (ETL) no interior estelar grandes simplificações:
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Gestão de Gases de Efeito Estufa MUDANDO O FUTURO - FEA/USP, 24/08/2006 Vicente H. Schmall.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Sistemas Operacionais
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Desempenho de Tratores aula 3
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
NR 07 - PCMSO Portaria 24 de 29/12/94 Portaria 08 de 08/05/96.
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO QUÍMICA BACHAREL
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
TA 733 A – Operações Unitárias II
Organização e Redução de Custos
Toda manhã, na África, uma gazela acorda
A visão da Academia sobre a Política de Saúde Mental Vigente no País Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira – Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.
Redução do Enxofre no Diesel Secretaria de Estado do Meio Ambiente Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB Eng. Olimpio de Melo Álvares.
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.
José Eduardo Bevilacqua Divisão de Qualidade das Águas
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
Projeto v.i.d.a. 1 31/3/2014. Projeto v.i.d.a. 2 31/3/2014 Projeto v.i.d.a. Uma iniciativa: Com apoio:
1 31/3/ Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Com apoio:
Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Realização: Equipe do Projeto V.I.D.A.
Principais Modelos Discretos Josemar Rodrigues AULA:
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS Grupo Eutrófico (GE) 44,8% (n=13)
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Distúrbios Nutricionais FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro.
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
Transcrição da apresentação:

Tabaco e Local de Trabalho Ricardo A. Amaral Coordenador do Programa de Prevenção em Álcool, Tabaco e Outras Drogas dos Servidores do Complexo HC Você HC

Principais fatores de risco e causas de doenças Países em desenvolvimento Países desenvolvidos Alta mortalidade Baixa mortalidade 1 Desnutrição Álcool Tabaco 2 DST Pressão arterial Pressão arterial 3 Água poluída Tabaco Álcool 4 Fumaça Desnutrição Colesterol 5 Def. de Zn IMC IMC 6 Def. de Fe Colesterol ↓Cons. de vegetais 7 Def. de Vit. A ↓ Cons. de vegetais Sedentarismo 8 Pressão arterial Fumaça de comb. sólidos Drogas ilícitas 9 Tabaco Deficiência de Fe DST 10 Colesterol Água poluída Def. de Fe 11 Álcool DST Exposição ao Pb OMS, 2002

Carga Global das Doenças Uso de drogas: 8,9% em termos de DALY: Disability Adjusted Life Years) Tabaco 4,1% Álcool 4% Ilícitas 0,8% OMS, 2002 Em ambientes com exposição ao tabaco, o número de partículas no ar expirado chega a 242 μg/m3, enquanto em ambientes sem tabaco a os resultados ficam entre 10 e 50 μg/m3 Repace e Lowery, 1980; First, 1984

Programas de controle do Tabaco Aproximadamente, para cada 8 mortes relacionadas ao tabaco, uma morte está relacionada ao fumo passivo Fichtenberg e Glantz, 2002 A exposição à fumaça do tabaco no local de trabalho está mais relacionada aos mais jovens, ao trabalhadores manuais homens e às trabalhadoras com menos capacitação. Moussa et al., 2004

Programas de controle do Tabaco Em 1992, a Philip Morris Tobacco Company divulgou em memorando interno que se todos os locais de trabalho fossem livres do tabaco, o consumo total cairia por volta de 10% (parada ou redução do uso) Heironimous, 1992 O tabaco, devido às características de seu uso, vem sendo tratado a partir de políticas específicas como proibição do fumo em determinados ambientes, o estímulo ao tratamento com subsídio de medicamentos, gomas de mascar e adesivos de nicotina. SENAD, 2008

Programas de controle do Tabaco Além de reduzir ou cessar o uso de tabaco por fumantes, esses programas reduzem o uso diário de cigarros, melhoram relações entre profissionais, os riscos de doenças relacionadas e a exposição ambiental. Griffiths e Grieves, 2002; Fichtenberg e Glantz, 2002 Os programas são considerados de baixo custo, e esses custos podem ser recompensados ou superados em 3 e 4 anos, respectivamente. Warner et al., 1996

Quem você acha que deveria ajudar? Respostas dos trabalhadores 94% Global Europa Ásia Brasil Respostas dos empregadores no Brasil 91% 34% 54% 29% 19% 24% 24% 18% 24% 20% 5% 16% 11% 9% 6% 7% 6% 6% Seguradoras Patrões Halpern e Taylor, 2010

Você acha que a empresa deveria ajudar? SIM Global Brasil Trabalhadores 48% 69% Patrões 87% Halpern e Taylor, 2010

Você acha que a empresa deveria ajudar? Você HC Você acha que a empresa deveria ajudar? 70% dos fumantes querem parar, mas apenas 3% a 5% atingem essa meta sem ajuda de um profissional, índice que aumentaria para 50% com tratamento especializado OMS, 2011 Você HC Projeto de Tratamento do Tabagismo para servidores do Complexo HC Grupos psicoterapêuticos Intervenção Breve 5 sessões, durante 5 semanas Distribuição de material informativo Kit fissura Testagem com monoxímetro Tratamento medicamentoso quando necessário

Você acha que a empresa deveria ajudar? Você HC Você acha que a empresa deveria ajudar?

Você HC vocehc@hc.fm.usp.br