Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.

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CONCURSO DE PROTÓTIPOS
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Não sei, mas fiquei a saber....
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Laurinda da R. B. Roque INSTITUTO DE S. TIAGO – Cooperativa De Ensino C.R.l. Sobreira Formosa – Castelo Branco 6º ano – Educação Visual e Tecnológica Fornalhas.
Pedro Jorge Nogueira Correia Agrupamento de Escolas de Freixo Freixo (Ponte de Lima) – Viana do Castelo 6.º Ano de escolaridade (Educação Visual e Tecnológica,
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Solarengos Alcinda Maria da Costa Anacleto
As Engenhocas Carlos Valentim
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Secundária/3 Aurélia de Sousa
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
Carlos Valentim Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos de Carcavelos Carcavelos - Lisboa 7ºAno – C. Físico-Químicas Team Carcavelos 5+3.
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
António Jorge Melo Lopes Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Freiria Freiria – Torres Vedras - Lisboa 9º ano – Física e Química Carochas Solares
Escola Secundária Daniel Sampaio
Escola EB 2,3/S Santos Simões
César Paulo Moreira Leite
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Projecto Escola da Energia PROTÓTIPOS COM ENERGIA RELATÓRIO DE PROJECTO
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Solar car – “Os Chocalhos”
Fornos & Luz Rosa Fernandes
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
Departamento do Ensino Secundário
TecnoVC1 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz Amarante - Porto 9º ano (Educação Tecnológica) TecnoVC
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Pro-Solaris Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Sol Flutuante Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 47º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
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A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “ Os Voyagers” Tiago Miguel Chico Vaz, Pedro Ribeiro Catarino, Ana Vanessa Dias de Carvalho,
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO LemosMobile Alunos: André Santos, Bruno Almeida, João Marques, Jorge Garcia, Pedro Matos,
António André/ Marta Oliveira E. Básica e Secundária da Madalena do Pico Madalena do Pico - Açores Programa OPI/ 5º ano- Ciências Naturais-Mat. e L. Portuguesa.
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Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
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PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Projecto Escola da Energia CONCURSO DE PROTÓTIPOS RELATÓRIO FINAL
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN, MAT OS SOLARES 20.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Maria Amélia Oliveira da Fonseca Peters Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Freiria Freiria – Torres Vedras – Lisboa 9º ano – Cidadania e Mundo Actual.
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Colégio Vizela Santa Eulália, Braga 7º ano, clube x Helio-x cv alunos + 2 professores Gil Campelos.
João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 4.
Transcrição da apresentação:

Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4

O protótipo é um barco feito com reutilização de materiais (garrafas de plástico, esferovite, rolhas,…)

Planificação: -Leitura do regulamento geral do concurso e do regulamento supersol; -Selecção da modalidade a concorrer – Barquinho Solar(S2); -Formação de grupos para desenvolvimento de projectos; -Identificação das características do barco a construir; -Listagem de materiais a utilizar; -Testagem de alguns materiais a usar no protótipo; -Construção dos Protótipos; -Testagem dos protótipos construídos; -Selecção do melhor protótipo.

Envolvimento dos alunos nas decisões: Feita a divulgação do projecto pela professora de CFQ, os alunos da turma D do 9ºano decidiram participar neste concurso. Selecionaram as modalidades e as actividades em que pretendiam concorrer. Foram feitos vários protótipos nas aulas de ET; os protótipos apresentados a concurso serão seleccionados pelos alunos envolvidos. Fontes de informação consultadas: -Regulamento geral do concurso -Regulamento Supersol -Videos e outras informações apresentadas no site de divulagação do concurso rali solar Dificuldades: -Não haver local na sala de aula, nem mesmo na escola, para testar o protótipo Soluções: - Deslocação ao parque de Serralves para testar o prototipo Tempo aproximado de execução de projecto: 9 aulas de 135 min cada

Aprendizagens / Conceitos adquiridos: - Fontes renováveis e não renováveis de energia; - Aproveitamento de energia solar; - Transformação da energia solar em energia eléctrica e calor. - Efeito de estufa Integração do projecto no currículo do ensino básico: Faz parte integrante do currículo da área de Ciências Físicas e Naturais a abordagem de temas transversais às diversas áreas disciplinares, nomeadamente, no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. Os temas transversais devem ser trabalhados no desenvolvimento de projectos de natureza interdisciplinar, através de aprendizagens específicas situadas no âmbito das várias disciplinas. Constituem, também, áreas do currículo, as novas áreas de natureza transversal e integradora como, por exemplo, a Área de Projecto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica.