Rogério Eduardo da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Câmara Cascudo Seu nome aqui
Advertisements

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno
De posse do Gmail, acesse o site:
Bárbara A. G. P. Yamada O Flash – Introdução Bárbara A. G. P. Yamada
Tutorial – Modelagem – Caneca
Animation View 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos Bruno C. de Paula.
coloca todas as letras no formato de maiúscula.
Projeções e OpenGL Alex F. V. Machado.
COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 2a. Aula - Estatística Descritiva.
Para ações em Vigilância do Óbito
A terceira dimensão.
Callback de Teclado // registro void glutKeyboardFuc(Teclado);
Computação Gráfica: Aula5: Rendering e Rasterização
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
Links Rollover image Tabelas
UNIVERSIDADE KIMPA VITA
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
7 - Criação de Páginas Web
Software Luciana O projeto microFênix foi criado pelo professor Antonio Borges, no NCE/UFRJ, em 2004/6, para facilitar.
Treinamento placas General Vision
Fundamentos da Informática
Tela de apresentação Aqui você conseguir abrir um arquivo novo ou existente Criar um novo arquivo Encontra tutorias Exporta direito para uma rede social.
Dicas para fazer uma boa
Adobe Flash Professional
Animações no Power Point
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
Apresentando o PowerPoint
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Realidade Virtual Aula 7
OFICINA 3D 2011 Profº Rubão.
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Thiago Francisco Bergmann-
VÍDEO: MOVIE MAKER 1. PREPARE AS IMAGENS * Comece selecionando as fotos que entrarão no clipe (vídeo) e coloque- as numa pasta especial. Se alguma imagem.
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
POWER POWER POINT POINT.
Instruções Detalhadas
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Macromedia Flash MX Márcio Bueno.
Referência rápida para © 2013 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Tela inicial do Lync A tela inicial do Lync tem blocos no hub à esquerda.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
APRESENTANDO O TECLADO
MICROSOFT WORD AULA DO DIA 16/10/2009
Exercícios com Flexsim Passo a Passo
Planilha Eletrônica - Excel
Go3D! A 3D Graphics Engine Carlos Tosin. Divisão Estrutura dividida em 4 componentes Core (46 classes) Áudio (4 classes) Script (4 classes) Renderer (37.
Áudio na Apresentação.
Introdução ao aplicativo Lync da Windows Store Lync 2013.
Realidade Virtual Aula 5
Idéia tirada do site “ photoshop-dragon.com”
Introdução e ferramentas Professoras: Camila e Fabiana
Adobe Photoshop É um software usado para edição de imagens, at é considerado principalmente pelos fotógrafos um dos melhores editores de imagens. O.
Montagens, Recortes e Efeitos
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
OGRE 3D Open Source Graphics Engine Seminário Introdução à Multimídia.
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
Base de dados – Microsoft Access 2007 Como chegar até ao programa.
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
Microsoft Excel.
Aula 001. Ambiente de Trabalho Entre em lay out e configure sua página de trabalho Observe as medidas.
4 Visualizações Principais (Viewports) Click com botão esquerdo do mouse ativa cada uma das Viewports.
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova  Conjunto de programas; São funções do Sistema Operacional  Gerenciamento de I/O (Input/Output) – cuida.
Aline Oliveira Everton Godoy Gabriel Leoni Lenilton Rocha Nelson Deda.
VÍDEOS: captura e edição Profª Juliana Schivani. U$ 39,99 (sem validade) Gratuito para testar Grava a sua imagem (da webcam) ao mesmo tempo que grava.
PONTEIROS – MOVIMENTE O PONTEIRO NA PLANILHA E OBSERVE OS MODOS DE EXIBIÇÃO Dentro de uma planilha do Microsoft Excel, os ponteiros do mouse são exibidos.
Transcrição da apresentação:

Rogério Eduardo da Silva Blender http://www.blender3d.org/ Rogério Eduardo da Silva rsilva@joinville.udesc.br

Conteúdo Programático Parte I: Conceitos Básicos Interface Parte II: Modelagem Geométrica Malhas Poligonais (Primitivas) Parte III: Rendering Material e Texturas Iluminação Parte IV: Animação Keyframing Sequência de Vídeo

Parte I – Conceitos Básicos

Parte I – Conceitos Básicos 3D View Outliner Buttons Timeline UV/Image Editor Ipo Curve Editor NLA Editor Action Editor Video Sequencer Editor Script Window Text Editor File Browser Image Browser Node Editor User Preferences Audio Window

Parte I – Conceitos Básicos

Parte I – Teclas de Atalho ESC Cancela op. em andamento CTRL+UP Exibe ambiente em tela cheia TAB Alterna modos Objeto/Edição Numpad 1 Vista Frontal Z Alterna Visão Sólida/Fio-de-arame Numpad 7 Vista Superior F12 Renderiza cena Numpad 3 Vista Lateral N Editor de Propriedades Numpad 5 Alterna Ortog./persp. G/ALT+G Translação F Cria faces/arestas S/ALT+S Escala E Extrusão R/ALT+R Rotação SHIFT+D Duplicar X Delete CTRL+P Montar hierarquia M Camadas ALT+P Deletar hierarquia B Seleção de Área Retangular CTRL+J Agrupar B,B Seleção de Área Circular P Separar

Exercício #1 – Familiaridade com Blender

Parte II – Modelagem Geométrica

Parte II – Modelagem Geométrica

EXERCÍCIO #2 – Modelando um Cenário Selecione Vista Superior (NUMPAD 7) Adicione um plano (SPACEBAR → Mesh → Plane) Renomeie o objeto para “Ground” Redimensione o plano para o tamanho desejado (S)

EXERCÍCIO #2 – Modelando um Cenário

EXERCÍCIO #2 – Modelando um Cenário Posicione o cursor 3D ( ) para criação do objeto casa Adicione um cubo (SPACEBAR → Mesh → Cube ) Redimensione o cubo para o tamanho desejado (S) Posicione o cursor 3D no topo do cubo (vistas superior e frontal) Adicione um cone com 4 vértices, e Cap End (ON) Redimensione o cone proporcional ao tamanho do cubo Reposicione o cone no topo do cubo (G + Z) Selecione o cubo e o cone simultaneamente (A 2x) Agrupe os objetos (CTRL+J) Renomeie o objeto para “House”

EXERCÍCIO #2 – Modelando um Cenário

EXERCÍCIO #2 – Modelando um Cenário Selecione Vista Superior (NUMPAD 7) Posicione o cursor 3D no local apropriado para a árvore Adicione um cilindro (SPACEBAR → Mesh → Cylinder) 10 vértices, cap end OFF Redimensione o cilindro para o tamanho desejado (S) Na vista frontal reposicione o cilindro até que este toque o chão Entre em modo edição (TAB) e deselecione todos os vértices (A) Usando seleção em bloco (B) arraste um bloco para selecionar os vértices no topo do cilindro Translade os vértices selecionados para cima (G+Z) proporcional ao tamanho da casa

EXERCÍCIO #2 – Modelando um Cenário Posicione o cursor 3D no topo do cilindro (vistas frontal e superior) Adicione uma esfera (SPACEBAR → Mesh → UV Sphere) Segments: 10, Rings: 10 Redimensione a esfera para o tamanho desejado Agrupe a esfera e o cilindro (CTRL+J) Duplique o objeto (CTRL+D) e posicione ao lado da árvore Reduza o tamanho do novo objeto para o tamanho desejado Rotacione o objeto (R+X+6+0) Posicione o galho junto à arvore na posição desejada Agrupe a árvore e o galho (CTRL+J) Renomeie o objeto para “Tree”

Parte II – Modelagem Geométrica

Parte III – Rendering

Parte III – Rendering Camera Virtual Iluminação Materiais Texturas

Exercício #3 – Detalhes para Rendering Adicionar uma camera virtual (SPACEBAR → Camera) Posicionar a camera (rotações e translações) de forma a visualizar a cena do ponto de vista desejado (NUMPAD 0) Adicionar uma luz do tipo SPOT (SPACEBAR → Lamp → Spot) Posicionar o feixe de luz (rotações e translações) de forma a iluminar a cena Adicionar outra luz do tipo LAMP e posicioná-la do lado oposto à primeira No contexto SHADING (F5) configurar a energia da luz para 0.300 No contexto SCENE (F10) renderizar a cena no botão Render (F12)

Exercício #3 – Detalhes para Rendering Selecionar o objeto “Ground” No contexto EDITING (F9) criar um material no botão New material e escolher a cor Sugestão: verde para simular grama No contexto SHADING (F5) renomear o material para “Grass” Selecionar o objeto “House” Em modo edição (TAB) selecionar um vértice do cubo então CTRL+L para selecionar todos os vértices ligados àquele Criar um novo material, renomear para “Walls” e escolher a cor para as paredes Sugestão: marrom claro para simular tijolos

Exercício #3 – Detalhes para Rendering Ainda com o objeto “House” em modo edição, selecione um vértice do telhado e CTRL+L Adicione um novo material (“Roof”) e escolha a cor Sugestão: vermelho claro para simular telhas TAB retorna ao modo objeto Selecione o objeto “Tree” e TAB para modo edição Selecione um vértice do caule e outro do galho e então CTRL+L Crie um novo material (“Stem”) na cor marrom escura para simular madeira Repita o passo anterior, selecionando as esferas e criando um material verde escuro para as folhas (“Leaf”)

Exercício #3 – Detalhes para Rendering Selecione o objeto “Ground” e acesse o contexto SHADING (F5) Crie uma nova textura (“GrassTex”) associada ao material “Grass” Usando o Texture Button (F6), crie uma texture do tipo image e carregue a imagem da textura desejada Sugestão: Grass.jpg Selecione o objeto “House” (em modo edição, exibição de faces) e selecione uma face associada ao material “Walls” e então o botão Select Material No contexto SHADING (F5) adicione uma nova textura (“WallsTex”) e carregue a figura Walls.jpg

Exercício #3 – Detalhes para Rendering Ainda no objeto “House”, repita o processo anterior para as faces do telhado Crie uma textura (“RoofTex”) associada ao material “Roof” Sugestão: roof.png Selecione o objeto “Tree” e repita novamente o processo adicionando duas novas texturas (“LeafTex” e “StemTex”) Sugestão: Leaf.jpg e Stem.jpg

Exercício #3 – Detalhes para Rendering Ainda no objeto “House”, repita o processo anterior para as faces do telhado Crie uma textura (“RoofTex”) associada ao material “Roof” Sugestão: roof.png Selecione o objeto “Tree” e repita novamente o processo adicionando duas novas texturas (“LeafTex” e “StemTex”) Sugestão: Leaf.jpg e Stem.jpg

Parte IV – Animação

Parte IV – Animação Velocidade da animação medida em frames per second (fps)

Exercício #4 – Criando uma Timeline Inserir um objeto UV Sphere (Segments: 10 Rings: 10) e nomear “Beach Ball” e associar a textura BeachBallTexture.jpg Definir quadro-chave corrente como 1 Posicionar o objeto na posição inicial desejada Armazenar os parâmetros do quadro-chave (I+LocRot) Definir o quadro-chave corrente como 25 (1 segundo) Posicionar a bola no local do primeiro quique (translação+rotação 90º) Armazenar o quadro-chave (I+LocRot) Definir o quadro-chave corrente como 50 (2 segundos) Posicionar a bola no ponto médio do primeiro salto (translação+rotação 90º)

Exercício #4 – Criando uma Timeline Definir o quadro-chave corrente como 75 (3 segundos) Posicionar a bola no local do segundo quique (translação+rotação 90º) Armazenar o quadro-chave (I+LocRot) Definir o quadro-chave corrente como 100 (4 segundos) Posicionar a bola no ponto médio do segundo salto (translação+rotação 90º) No contexto da timeline o botão “Play” exibe a animação pré-rendering (SHIFT+A)

Exercício #4 – Criando uma Timeline

Exercício #4 – Criando uma Timeline Com o objeto “Beach Ball” selecionado mudar para Ipo Curve editor Selecionar a curva nomeada LocZ Alterar para modo de edição (TAB) Selecionar os dois vértices inferiores da curva (frames 25 e 75) Alterar o tipo de manipulador para vetorial (V) Visualizar a animação resultante (botão “Play” no contexto timeline)

Exercício #4 – Criando uma Timeline No contexto Scene (F10) definir os seguintes parâmetros: Taxa de reprodução de quadros: 25 fps Formato de arquivo de saída: AVI Raw Definir o nome do arquivo de saída: bouncingball.avi Definir quantidade de Oversampling para 5 Definir tamanho da área de rendering para 100% Definir tamanho (em pixels) da área para 400 x 300 px Definir limites da timeline para o intervalo 1 a 100 frames Iniciar o processo de renderização em lote (botão “Anim” ou CTRL+F12)

Exercício #5 – Criando uma Sequência de Vídeo Criar um novo arquivo Blender em branco No contexto Scene (F10) definir os seguintes parâmetros: Taxa de reprodução de quadros: 25 fps Formato de arquivo de saída: FFMpeg Na aba vídeo selecionar MPEG-4 Na aba audio ativar “Multiplex audio” e Codec MP3 Ativar o botão “Do Sequence” Definir o nome do arquivo de saída: bouncingball2.mp4

Exercício #5 – Criando uma Sequência de Vídeo Selecionar 2 ambientes “Video Sequence editor” No 1º configurar para o tipo “Sequence” No 2º configurar para o tipo “Image Preview” Na janela de sequence adicionar as mídias a serem sincronizadas DICA 1: usar múltiplas camadas DICA 2: usar “scrubbing” para visualizar a animação final No contexto Scene (F10) usar o botão “Anim” CTRL+F12

Exercício #5 – Criando uma Sequência de Vídeo

Exercício #5 – Criando uma Sequência de Vídeo

That’s All Folks!!!! Para saber mais …. http://www.blender3d.org/ http://www.blender.com.br/ http://www.blendernation.com/ http://www.blenderswap.com/ http://gryllus.net/Blender/3D.html http://www.blenderartists.org/forum/

Rogério Eduardo da Silva Blender http://www.blender3d.org/ Rogério Eduardo da Silva rsilva@joinville.udesc.br