ESTRUTURA DAS SESSÕES Terapia Cognitiva

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UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA BECK, J. S. Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed,1997. Profª Lina Sue.
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURA DAS SESSÕES Terapia Cognitiva Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Disciplina: Tópicos Especiais em Psicologia II (Psicoterapia Cognitivista) Prof ª Esp. Carla Eloá Ferraz

Metas do Terapeuta Cognitivo Tornar o processo de terapia compreen- sível tanto para o terapeuta como para o paciente; Aderir a um formato padrão; Ensinar as ferramentas da terapia para o paciente;

A maioria dos pacientes se sente mais confortável quando: sabe exatamente o que esperar da terapia; entende claramente suas responsabilida- des e as do terapeuta tem uma expectativa clara de como a terapia procederá

ESTRUTURA DA 1ª SESSÃO

1ª Sessão Estabelecer a agenda. (nº de sessões por semana, duração, valor, ausências e agenda da sessão) Fazer uma checagem do humor. Revisar brevemente o problema presente e obter uma atualização. (Alguma coisa mudou da avaliação até hoje?) Identificar problemas e estabelecer metas. Educar o paciente sobre o modelo cognitivo. (O que você sabe sobre a TC?)

Educando sobre o modelo cognitivo Você consegue se lembrar em algum momento dos últimos dias, em que você percebeu que o seu humor mudou? Quando? Onde você estava? Como você se sentiu? O que você fez depois?

1ª Sessão Identificar as expectativas do paciente em relação à terapia. ( O que é uma terapia?) Educar o paciente sobre o seu transtorno. (O que você acha que seja depressão?) Estabelecer a tarefa de casa. Prover um resumo Obter o feedback (corrigir concepções errôneas do terapeuta e do paciente)

- Estabelecer a agenda (nº de sessões por semana, duração, valor, ausências) - Fazer a checagem de humor (Uso de medicações e SPA´s) |_____________________________________| Humor:________ 0% 100% - Revisar brevemente o problema presente e obter uma atualização. - Identificar problemas e estabelecer metas. Lista de Problemas Lista de Metas _________________________________ __________________________________ _________________________________ _________________________________ - Educar o paciente sobre o modelo cognitivo. Situação => Pensamento => Emoção => Comportamento Crença Central => Crença Intermediária => PA´s Identificar as expectativas do paciente com relação a terapia. Educar o paciente sobre o seu transtorno. Estabelecer a tarefa de casa. - Prover o resumo e obter o feedback. 1ª sessão

IMPORTANTE!!! Se o paciente está sem esperanças e apresenta tendência suicida, as metas e a forma da primeira sessão (ou de qualquer sessão) são modificadas. É de importância primordial avaliar o grau de tendência suicida do paciente, descobrir o que o deixa tão sem esperanças e solapar essa desesperança.

ESTRUTURA DA 2ª SESSÃO EM DIANTE

SESSÃO 2 EM DIANTE Breve atualização e verificação do humor (e de medicação, uso de álcool e/ou drogas, quando aplicável) Ponte com a sessão anterior Estabelecer o roteiro Revisar tarefa de casa

SESSÃO 2 EM DIANTE Discussão de novos tópicos do roteiro, estabelecimento de nova tarefa de casa e resumos periódicos. Resumo final e feedback.

Referências Beck, J. (1997). Terapia Cognitiva – Teoria e Prática (S. Costa, trad.), Porto Alegre: Artmed, 1997.