Potencial antimicrobiano in vitro das cepas de Lactobacillus reuteri e Lactobacillus salivarius de aves, frente a microrganismo indicadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeira Parte.
Advertisements

Dinâmica de íons em canais transmembranares
Jumir Vieira de Carvalho Júnior Orientador: Cristiano Krug Laboratório de Superfícies e Interfaces Sólidas (LASIS) Laboratório de Implantação Iônica VII.
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
CRYPTOSPORIDIUM PONTOS CHAVES PARA O DIAGNÓSTICO LABORATORIAL I
Maria Bernadete de Paula Eduardo1
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL
O ESTUDO DA CÉLULA – PARTE 2
Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes.
Prof. Dr. Amilton Sinatora
AVALIAÇÃO OXIDATIVA DO ÓLEO RESIDUAL E BIODIESEL DURANTE A ESTOCAGEM Gabriela Menegon Buosi UFPR/TN Maria Cristina Milinsk Figura 1. Resultados das análises.
Introdução Materiais e métodos Referências Por ser uma forma simples e barata de acumular energia, as baterias chumbo ácido vem ganhando destaque desde.
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
Aspectos morfológicos e bioquímicos dos efeitos do cádmio em embriões de Gallus gallus Gisleine Jarenko Steil Iniciação científica/Fundação Araucária Orientadora:
ESTUDO DA SENSIBILIDADE MECÂNICA E AO FRIO EM MODELO DE DOR NEUROPÁTICA INDUZIDA POR CONSTRIÇÃO DO NERVO CIÁTICO: PAPEL DOS RECEPTORES TRPA1 E TRPM8. SCARANTE,
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
Análise genotóxica em Rhamdia quelen (Siluriforme), após contaminação por injeção intraperitoneal com Chumbo II e nanopartícula de dióxido de titânio.
AVALIAÇÃO DE UMA FUCOMANOGALACTANA QUIMICAMENTE SULFATADA COMO HEPARINÓIDE Aline Guimarães Santana Bolsista PROBEM/PRAE - UFPR Orientador: Prof. Dr. Thales.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DOS COMPOSTOS POLIFENÓLICOS FLAVONÓIDES E TANINOS DE FOLHAS DE Eucalyptus grandis, MYRTACEAE. Sabrina Freitas de OLIVEIRA. Iniciação.
Avaliação da resposta imunológica murina contra epitopos miméticos de Cysticercus bovis Rodrigo Pedroso Madlener de Almeida UFPR/TN Juliana Ferreira de.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
PERFIL DE SENSIBILIDADE ANTIMICROBIANA DE CEPAS DE STAPHYLOCOCCUS SP GRAM-POSITIVOS COAGULASE NEGATIVOS DE DOENÇA PERIODONTAL DE CÃES Daniel Zannin.
Identificação do(s) componente(s) da matriz extracelular que está(ão) envolvidos com o mecanismo de estímula da síntese de PGHS causado pela heparina Bolsista:
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
Classe de condutividade hidráulica
ANÁLISE GENOTÓXICA EM Astyanax serratus (CHARACIDAE), APÓS A CONTAMINAÇÃO POR INJEÇÃO INTRAPERITONEAL COM CHUMBO II E NANOPARTÍCULAS DE TiO2. Para Pb II.
Isolamento e identificação de microrganismos endofíticos de mudas de Eucalyptus benthamii visando o controle biológico de doenças de viveiro Maíra Gomes.
VARIABILIDADE GENÉTICA DO GENE HLA-F EM UMA AMOSTRA DE AFRO-BRASILEIROS DO SUL DO BRASIL Fernanda Alcântara UFPR/TN Prof.ª Dr.ª Valeria Maria Munhoz Sperandio.
Avaliação das moléculas da matriz extracelular que ligam heparina e podem contribuir para o estímulo da síntese do Proteoglicano de Heparam Sulfato Introdução:
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE POLISSACARÍDEOS PARA O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL Tamyres Mingorance Carvalho - Iniciação.
Testar a Eficiência do Dispositivo de Inclinação Desenvolvido pelo LAGEH Nanúbia Pereira Barreto Iniciação Tecnológica / PIBIT/CNPq Claudia Pereira Krueger/Anderson.
TA 716 – Microbiologia de Processos
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Vírus.
Sensor Fotoelétrico por Sistema de Difusão
Sensor Magnético de Efeito HALL
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
sem queijo é como uma mulher bonita a quem falta um olho”
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
ROPE TP-181 Avaliação da Qualidade de Farinhas e Cereais
INTOXICAÇÃO ALIMENTAR
TA 733 A – Operações Unitárias II
Preservação de Alimentos por Tecnologia dos Obstáculos
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
CITOCINAS E COOPERAÇÃO CELULAR
ESTRATÉGIAS DE REPLICAÇÃO DOS VÍRUS DNA E RNA
SISTEMA COMPLEMENTO.
Prof. Caroline Rigotto Borges
TESTES USADOS EM DIAGNÓSTICO E TITULAÇÃO VIRAL
Clonando o metagenoma do solo: uma estratégia para o acesso à diversidade genética e funcional de microrganismos não cultivados.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Prof: Graciano Notação Científica.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
PROTEÍNAS.
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
Título título título título título título título título título título título título título título título título Nome SOBRENOME 1, Nome SOBRENOME 1 1 Instituto.
Transcrição da apresentação:

Potencial antimicrobiano in vitro das cepas de Lactobacillus reuteri e Lactobacillus salivarius de aves, frente a microrganismo indicadores Flávia Raquel Bender Iniciação Científica (UFPR/TN) Edna Tereza de Lima, Anorita Vendrame Introdução Bactérias ácido láticas (BAL) podem produzir substâncias antimicrobianas capazes de inibir o desenvolvimento de microrganismos, em muitos casos patogênicos. Os principais mecanismos de inibição são a produção de ácidos lático e acético, peróxido de hidrogênio, bacteriófagos e proteínas especificas denominadas bacteriocinas. Diferentes microrganismos podem produzir essas substâncias, sendo algumas espécies de Lactobacillus um importante grupo de BAL utilizadas como probióticos na produção avícola, onde diferentes linhagens demonstram capacidade de sintetizar e secretar substâncias antimicrobianas com ação antagônica frente às bactérias Gram-positivas e negativas, leveduras, fungos, protozoários e vírus. Objetivos Verificar a capacidade inibitória das cepas de Lactobacillus reuteri e Lactobacillus salivarus frente a microrganismos indicadores, pelos métodos de antagonismo “spot on the lawn” e antagonismo simultâneo de difusão de poços. Resultados As cepas de Lactobacillus reuteri e L. salivarius isoladas de aves matrizes reprodutoras, apresentaram ação antimicrobiana através dos métodos de antagonismo “spot on the lawn” e antagonismo simultâneo de difusão em poços, frente aos diferentes microrganismos indicadores testados (Tabela 1). A ação foi detectada pelas zonas de inibição (formação de halo) ao redor das culturas produtoras e dos sobrenadantes livres de células (Figuras1 e 2). Estes métodos foram igualmente eficientes para observar a sensibilidade das cepas indicadoras testadas, porém o tamanho do halo de inibição bacteriano variou de acordo com o método de antagonismo utilizado. Resultados idênticos foram observados por Rosa (1998), quando utilizando os mesmos métodos de antagonismo, observou diferenças nos diâmetros. Material e Métodos Sessenta amostras de Lactobacillus spp., foram processadas pelo método de antagonismo “spot on the lawn” frente a microrganismos indicadores Gram-positivos e Gram-negativos (Tabela 1). As culturas que apresentaram efeito inibitório, observadas pela formação de halo de inibição ao redor das culturas produtoras, foram submetidas à nova prova de atividade antimicrobiana pelo método de antagonismo simultâneo de difusão em poços, utilizando os sobrenadantes ativos livres de células, esterilizados por microfiltração com membrana de poro Millex-GV de 0,22μm e 25mm de diâmetro. Figuras 1 e 2 – Ação das substâncias antimicrobianas de Lactobacillus reuteri, frente a Listeria monocytogenes com o microrganismo indicador (métodos “spot on the lawn” e método de difusão em poços). Referências AXELSSON, L. Lactic acid bacteria: classification and physiology. In: SALMINEN,S.; VONWRIGHT, A. Lactic acid bacteria. New York: Marcel Dekker, 1993, p.1-63. LEWUS, C.B.; KAISER, A.; MONTVILLE, T.J. Apple Environment Microbiology. 1991, v.57, p.1683-1688. ROSA, M.C.Caracterização de uma bacteriocina produzida por uma cepa de Lactobacillus sake isolada de produtos cárneos. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE MICROBIOLOGIA E HIGIENE DE ALIMENTOS, 5., 1998, Águas de Lindóia. Resumo. São Paulo: ICMSF, 1998, res. A.8.1. Conclusão Utilizando os métodos de antagonismo “spot on the lawn” e antagonismo simultâneo de difusão em poços, verificamos que as cepas produtoras apresentaram ação antagônica frente aos microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos, com possível ação de substâncias protéicas denominadas de bacteriocinas.