Animação Sociocultural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Actividades Desportivas para a Prevenção da Violência e Delinquência
Advertisements

O Enfermeiro de Saúde Familiar.
Intervenção Social nos
VIVER MELHOR NA TERRA O que significa qualidade de vida?
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
(Animador Sócio Cultural)
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
O Acolhimento Institucional como resposta interventiva.
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
Segurança Social Famílias, Crianças E Jovens
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
Intervenção psicológica
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007.
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Valores Organizacionais
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António 29 de Novembro de 2012.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Ensino Pré-Escolar Trabalho Realizado por: Andreia Fonseca, LEFQ
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma Resposta Social assegurada pelos Centros Distritais de Solidariedade e Segurança Social em conjunto com.
Porquê e Para Quê? Irene Higgs, Carina PauloAlcoitão, Junho 2012.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Metodologias de Intervenção Psicológica
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
O dever pessoal de cuidar da saúde: exigência para os indivíduos
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Decreto Lei 3/2008 Dep. Educação Especial
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Escola Secundária de Monserrate
Psicologia da Educação
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ROMEU CORREIA OFERTA FORMATIVA 2013/ /2014.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
1.º CONGRESSO “A educação para crianças em risco” INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO 22 de Novembro de 2005.
Porta Azul Centro Sócio-Sanitário Marinha Grande.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Animação Sociocultural

Perfil do Tecnico de Apoio Psicossocial O Técnico de Apoio Psicossocial é o profissional qualificado apto a promover, autonomamente ou integrado em equipas multidisciplinares, o desenvolvimento psicossocial de grupos e comunidades no domínio dos cuidados sociais e de saúde e da intervenção social e comunitária.

As actividades principais a desempenhar por este técnico: são: identificar, diagnosticar, analisar e avaliar diferentes domínios, contextos, situações, problemas e comportamentos sobre os quais seja necessário intervir; planear, organizar, desenvolver e avaliar programas, projectos, acções e actividades que dêem resposta às necessidades diagnosticadas;

definir estratégias, métodos e técnicas de intervenção face a cada situação diagnosticada; identificar recursos, encaminhando, articulando, ou criando novas soluções para as situações detectadas; intervir junto de indivíduos, grupos, comunidades, ou populações com necessidades específicas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e sócio-comunitário;

planear, organizar e promover actividades de carácter educativo, cultural, social, lúdico- pedagógico e sócio-terapêutico, em contexto institucional, na comunidade ou no domicilio, tendo em conta as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a sua inserção e interacção sociais; promover a integração grupal e social fomentando a interacção entre os vários actores sociais da comunidade; elaborar relatórios de actividades.

intervir em comunidades em que não sejam detectadas necessidades especiais, nomeadamente escolas, lares de terceira idade, centros de ATL; realizar actividades complementares de acção pedagógica com vista ao desenvolvimento integral de grupos e/ou indivíduos; promover o acompanhamento e a reinserção de crianças e jovens institucionalizados; participar em equipas pluridisciplinares que desenvolvam actividades no âmbito da Educação para a Saúde;

* + acolher e acompanhar de forma personalizada o doente e seus familiares nos circuitos assistenciais das Unidades de saúde apoiando-os e motivando-os para o tratamento; contribuir para uma efectiva comunicação intra-institucional na relação com o doente e seus familiares; realizar actividades complementares de acção terapêutica, tendo em vista o bem-estar na recuperação e na integração social plena do doente;

desenvolver actividades lúdico-terapêuticas nas Unidades de Saúde, avaliando e registando a conduta e o desempenho global dos doentes, e acompanhá-los em visitas de estudo relacionadas com a área ocupacional e saídas de socialização; colaborar na prestação de cuidados de higiene, alimentação e conforto dos doentes, tendo em conta o seu grau de autonomia e na manutenção da desinfecção, higiene e conforto das Unidades de Saúde;

efectuar os registos da sua intervenção e recolher as informações que lhe forem determinadas pelos técnicos de nível superior; desenvolver acções de prevenção primária, secundária, terciária e de redução de danos;

participar em equipas de despiste e acompanhamento dos indivíduos com sida e outras doenças infecto-contagiosas, desenvolvendo actividades complementares de acção terapêutica que promovam a sua reinserção social; efectuar trabalho de rua junto de cidadãos “sem abrigo”, toxicodependentes, prostitutos promovendo a sua reinserção social.