A Periculosidade Penal como Conceito Histórico e Ideológico Hermínia Geraldina Ferreira de Carvalho Iniciação Científica – Fundação Araucária – 2012/2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Digital da Memória Técnico-Científica do INPE
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Modelagem computacional no ensino de Física
PROJETO DE PESQUISA.
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Influência da espessura e da natureza de um filme de óxido na transferência de calor em uma microestrutura. IC: Alexandre Martins Orientador: Amilton Sinatora.
Aspectos morfológicos e bioquímicos dos efeitos do cádmio em embriões de Gallus gallus Gisleine Jarenko Steil Iniciação científica/Fundação Araucária Orientadora:
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA LITERATURA E DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA Alyni Cristiny Dobkowski -
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Análise do Processo de Interceptação na Bacia Experimental do Rio Saci –SC Bolsista PIBIC/AA: Eddie Gabriel Teixeira Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
AVALIAÇÃO IMUNOISTOQUÍMICA DE BIOMARCADOR ANTI- APOPTÓTICO TRAP-1 EM AMOSTRAS DE MIOCÁRDIOS DE PREMATUROS HIPOXÊMICOS Patricia Kiyori Watanabe PIBIC/CNPq.
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Classe de condutividade hidráulica
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
Isolamento e identificação de microrganismos endofíticos de mudas de Eucalyptus benthamii visando o controle biológico de doenças de viveiro Maíra Gomes.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE POLISSACARÍDEOS PARA O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL Tamyres Mingorance Carvalho - Iniciação.
Testar a Eficiência do Dispositivo de Inclinação Desenvolvido pelo LAGEH Nanúbia Pereira Barreto Iniciação Tecnológica / PIBIT/CNPq Claudia Pereira Krueger/Anderson.
Balanced Scorecard (BSC)
O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Controle Jurisdicional de Políticas Públicas Eduardo Vilar.
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
1 PESQUISA QUALITATIVA 1. Falsas dicotomias 2. Quantidade e qualidade 3. Matéria e espírito 4. Dimensões da realidade 5. Complexidade.
Aula 7 – Produção de Conhecimento
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
RELATÓRIO CIENTÍFICO: princípios de elaboração e redação
Resultados parciais dos trabalhos da Comissão Qualis Periódicos Helenice Jane Cote Gil Coury José Ângelo Barela Maria Cecília Iorio Martinelli Assessoria:
Introdução à Economia 2ª AULA.
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
Definição: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Sistemas Lineares Parte 2
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Principais Modelos Discretos Josemar Rodrigues AULA:
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Transcrição da apresentação:

A Periculosidade Penal como Conceito Histórico e Ideológico Hermínia Geraldina Ferreira de Carvalho Iniciação Científica – Fundação Araucária – 2012/2013 Orientador: Professor Doutor Jacinto Nelson de Miranda Coutinho Introdução/Objetivos: O cerne específico do trabalho está no conceito de periculosidade criminal, enquanto prognóstico de comportamento criminoso futuro.Utilizamo-nos do método da criminologia radical, através do materialismo histórico, bem como o método genealógico de Foucault e da crítica à pretensão civilizatória Ocidental de Sade, Nietzsche e Freud para analisar a m anifestação institucional do mal-estar civilizacional durante a construção histórica do presente modelo dualista alternativo e a escolha do inimigo nacional, objeto da punição – tudo para demonstrar a dupla crise das medidas de segurança. Método: Utilizamos como materiais a pesquisa teórica em livros (arrolados na revisão bibliográfica), teses de doutorado, dissertações e artigos científicos eletrônicos. A análise dos laudos psiquiátricos foi substituída pela pesquisa histórica, reveladora do contexto fático das formas de realização da justiça criminal, enfatizando o método arqueológico de Foucault, além da criminologia radical, efetivando-se a dialetização dos resultados. Também realizamos uma pesquisa empírica com os funcionários do Complexo Médico Penal que elaboram os laudos de sanidade mental e de cessação de periculosidade. Resultados/Discussão: A periculosidade criminal é fruto da pretensão civilizatória moderna de estigmatizar o outro. A dupla crise das medidas de segurança se deve, primeiramente, à imprecisão do prognóstico de periculosi- dade criminal, enquanto juízo incerto e futuro de probabilidade de reiteração criminosa. A dificuldade é enaltecida pelos próprios profis- sionais que realizam os laudos de periculosidade: por unanimidade, alegam que a dificuldade em determinar a periculosidade se deve à impossibilidade de prever o comportamento do paciente. Imprecisões técnicas e a falta de credibilidade dos prognósticos produzem consequências perversas: a inocuização dos internos em relação ao ambiente social, desproporcional ao crime praticado. A falta de proporcionalidade enaltece o argumento da pretensão civilizatória: busca reestabelecer a lesão ao poder punitivo (infração), representa um modelo de justiça vingativa pela manifestação estrutural do mal-estar civilizacional e estigmatiza a categoria do doente mental. Isso gera a segunda causa da crise, a ineficácia das medidas de internação compulsória – a imprecisão do conceito de doença mental e o inconfiável prognóstico futuro de periculosidade são as bases para tratar o criminoso. Conclusões: Após os resultados práticos, dialetizados com a pesquisa teórica, é possível afirmar que as medidas de segurança estão em crise: não só por não se basearem no precário de periculosidade criminal, mas também pela inexistência de estabelecimentos e de pessoal técnico que permitissem a distinção prática em relação à pena restritiva de liberdade - o tratamento médico –, tornando as medidas de segurança ineficazes em relação ao condenado e à ideologia liberal de proteção social. Referências: Os principais autores utilizados na pesquisa foram Michel Foucault, Nietzsche, Juarez Cirino dos Santos, Cristina Rauter, Sigmund Freud, Salo de Carvalho, Anibal Bruno e Gabriel Ignacio Anitua.