Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Curso de Pós-Graduação Estruturas Ambientais Urbanas Docente responsável: Prof. Dr. Issao.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Política Nacional de Meio Ambiente
Investigação de Surtos
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Aplicações da informática na administração e assistência
Economias de Escala e Comércio Internacional
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Implantação do Sistema MRP II
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Divisão de Processamento de Imagens Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 2008 DPI/OBT – 2007.
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Metodologias de Construção de Sites
Metodologia de Desenvolvimento de portais Abordagem Rita Paulino Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
ENGENHARIA E ARQUITETURA
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
Segurança de Dados no MAER.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFRN. POR QUE METODOLOGIA?
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Para cumprimento do Decreto /07
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
1 SEGET- outubro de 2007 Antes do Second Life e do GoogleEarth: A utilização da simulação baseada na web para o estudo de processos operacionais Paulo.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
SINOP. ÁREA AMBIENTAL Grupo Objetivo 4 PARTICIPANTES ORDEMNOMEMUNICÍPIOFUNÇÃO 01Joacir R. RossNova UbiratãPresidente da Câmara dos vereadores 02Valquiria.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Transcrição da apresentação:

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Curso de Pós-Graduação Estruturas Ambientais Urbanas Docente responsável: Prof. Dr. Issao Minami O design gráfico e o programa de identidade visual nos sistemas de comunicação visual

Organização final de atividades para o trabalho final: “São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” Organização final de atividades para o trabalho final: 1 Levantamento, Análise e Estudo Preliminar Plano de Comunicação. 2 3 Design Promocional 4 Design Corporativo 5 Design Gráfico Ambiental 6 Design Interativo 7 Design Paisagístico e Arquitetônico

Levantamento, Análise e Estudo Preliminar “São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” Levantamento, Análise e Estudo Preliminar 1 Coleta do conjunto de informações, documentos e referências considerado indispensável à elaboração de todas as partes do projeto.  O que é o São Francisco de Assis: Parque Ecológico de Mococa? Definição, localização e levantamento dos problemas referentes ao parque e agentes que interagem com o mesmo (população, cidade, comércio e empresas); Aspectos sociais, aspetos naturais, conceito, estratégias. Soluções, propostas arquitetônicas e de comunicação baseados na análise dos conteúdos estudados e formas de aplicação referentes a cada fase das ações e planos propostos de comunicação.  Definição de um cronograma dirigido às necessidades de ação e orientadas à execução: Design Corporativo, Design Promocional, Design Gráfico Ambiental, Design Interativo e Design Paisagístico e Arquitetônico (Projeto Arquitetônico). (aqui entra a síntese do conceito do parque, problemas, causas e soluções) Conteúdo Visitadas monitoradas 1, 2 e 3 comunicados efetuados pelas equipes de visitação

Plano de Comunicação “São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” 2 Conjunto de ações integradas e em módulos referentes a promover e divulgar o São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa em todas as fases de projeto, bem como conscientizar a população sobre ecologia e futuros projetos ecológicos. (síntese da campanha elaborada pela agência multi-grupos)  Conteúdos Desenvolvimento do briefing Criação de chamadas Texto de suporte promocional Conteúdos editoriais de divulgação Spots de rádio Matéria Televisiva Planejamento de ações (eventos, palestras, coletivas de imprensa)

Design Promocional “São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” 3 Desenvolvimento de atividades ligadas ao plano de ação, com a criação de materiais para promoção, conscientização e captação de recursos, aspecto múltiplo da mensagem visual, caracterizada pela integração dos conceitos elaborados para o design corporativo, ambiental e arquitetônico.  Promoção e conscientização, desenvolvimento um conjunto de ações relativas à população, poder público e parcerias, comerciais e industriais com o uso do material criado no plano de comunicação. Conteúdos Folders promocionais e de concientização enquete roteiros de visita Outdoors/Cartazes Folhetos Banners/Faixas, Anúncios para jornais/revistas (templates p&b e color) Press Kit Camisetas Botons canetas/borrachas/lápis artigos reciclados Artesanato (arte da comunidade) Adesivos Chaveiros Canetas Bonés Rótulos Bandeiras Criação de material de apoio promocional (ex. catavento)

Design Corporativo “São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” 4 Interpretação visual da instituição, seus objetivos, filosofia, criando uma identidade através da forma. Conteúdos Criação e desenvolvimento do signo de comando: leitura positiva leitura negativa leitura sobre fundos coloridos máxima e mínima visualização Assinatura Composição Logotipia Signo Estrutura Variáveis gráfica Repetição Tipologia variação tipográfica Aplicação Progressão Estrutura da forma Estrutura da cor

“São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” 4 Conteúdos Sistema de Aplicações Gráficas (SAG): cartão de visita papel de carta envelopes (grandes e pequenos) pastas sacolas/sacos documentação transporte folders institucionais cartazes institucionais folhetos de visita aplicação em equipamentos uniformes coletes flâmula etiquetas proteção para transporte de animais proteção para transporte de plantas formas de aplicação com parceiros formas de aplicação em publicidade

Design Gráfico Ambiental “São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” Design Gráfico Ambiental 5 Elaboração do programa, adoção e definição de partido dos elementos gráficos visuais desenvolvidos na disciplina pelos grupos (levantamentos, discussões, campanha e plano de ação) Metodologia e procedimentos técnicos O projeto de Comunicação Visual Gráfico e Ambiental é entendido como a criação, a adoção, a definição de elementos, normas e princípios integrados relativos a três Projetos Básicos: Projeto Gráfico Caracterizado pela criação, adoção e definição do conjunto dos elementos gráficos: Letras, pictogramas, cores, etc. O Projeto Gráfico é também a criação, a adoção e a definição de normas relativas à diagramação, formas, dimensões e posições nos diversos suportes (campos plásticos) Projeto de Desenho Industrial Caracterizado pela criação, adoção e definição dos conjuntos dos elementos que serão articulados entre si e com o espaço arquitetônico de maneira a formar os suportes das mensagens da Comunicação Visual.

“São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” 5 Metodologia e procedimentos técnicos (cont.) Projeto para Implantação Caracterizado pela definição de posição e critérios de fixação do conjunto de suportes das mensagens de Comunicação Visual complementares ao desenvolvimento do projeto do parque

“São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” 5 Conteúdos A - aplicações do signo de comando e variáveis gráficas.: SAA Sistema de Aplicações Ambientais sinalização e orientação interna sinalização e orientação externa sinalização direcional Totem de entrada saídas cruzamentos pontos de transporte painel informativo de serviços (alimentação, sanitários, socorro, auxílio) painel informativo histórico painel cultural painel turístico painel geral totens secundários pórticos Way findings, sinalização geral e sinalização de trilhas legendas “ para espécies vegetais e arbóreos” legendas “ para animais” sinalização privada sinalização de fachadas suportes da mensagem visual  

“São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” 5 Conteúdos (cont.) B – Equipamentos mobiliários urbanos (design industrial) equipamentos lúdicos : playground balanços escorregador gangorras pontes equipamentos de estar: bancos mesas para piquenique mesas par jogos lixeira abrigo floreira cabine telefônica iluminação pública suportes para placas suportes dos totens suportes das lixeiras suportes da iluminação gira-gira barras de exercícios quiosques casas de boneca piscina de areia quadras esportivas campo de futebol suportes para placas suportes dos totens suportes das lixeiras suportes da iluminação gira-gira barras de exercícios quadras poliesportivas

“São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” 5 Conteúdos (cont.) C – Projeto de Implantação paisagismo paginação e geometrização do piso desenho da pele e tratamento de empenas localização e implantação dos espaços complementos dos espaços arquitetônicos

“São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” 5 Conteúdos (cont.) D – Definição de áreas Geral: pública restritas comerciais culturais recreação saúde serviços pesca agricultura reserva nascentes transporte, recuperação infra-estrutura Viveiros: orquidário estufas espécies nativas (pioneiras e não pioneiras) área de manejo: produção de sementes áreas experimentais pesquisa quarentenário e recuperação de animais estudos de plantas

Design Interativo “São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” 6 Desenvolvimento de projeto interativo, derivado do design corporativo, promocional, ambiental e arquitetônico com a articulação dos contextos gráficos, imagens, mídias e texto de forma integrada. Conteúdo Site São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa Mídia de conscientização – cd-rom Mídia externa/ Eletromídia Slides para Palestras e Eventos Anúncios para rádio e TV Spots para rádio

Design Paisagístico e Arquitetônico “São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” Design Paisagístico e Arquitetônico 7 Elaboração do projeto físico do parque com programa, adoção e definição de partido, estudo preliminar e anteprojeto a partir dos elementos desenvolvidos na disciplina pelos grupos (levantamentos, discussões, campanha e plano de ação)

“São Francisco de Assis: Parque Ecológico Mococa” 7 Metodologia e procedimentos técnicos O projeto paisagístico e arquitetônico é resultado entendido da adoção, a definição de elementos, normas e princípios integrados relativos a todos os projetos desenvolvidos. Levantamento, Análise e Estudo Preliminar Coleta do conjunto de informações de referência considerada indispensável a elaboração dos projetos, e a proposta formal preliminar. Anteprojeto A evolução da etapa anterior, com abordagens dos aspectos gráficos Projeto Executivo É a concepção e representação do conjunto de informações técnicas e formais do projeto. Relativo a concepção, planejamento e representação física do parque, com o desenvolvimento técnico necessário para possíveis movimentos de terra, localizações, indicações e construção de edificações, representadas em projetos e plantas suficientes para sua execução. Definições levantadas durante as fases de análise e levantamento de dados em processo que deve ser continuado e administrado após a construção do Parque.