UAB UFSC.

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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
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UAB UFSC

Sistema de integração de IPES para oferta de ensino superior na modalidade EaD no Brasil (decreto 5.800/2006) DECRETO Nº 5.800, DE 8 DE JUNHO DE 2006. Art. 1o Fica instituído o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. http://www.uab.capes.gov.br

CTC-ES Presidência da CAPES CONSELHO SUPERIOR Diretoria de Avaliação CTC-ES Diretoria de Programas e Bolsas no País Diretoria De Gestão Presidência da CAPES Diretoria de Relações Internacionais CTC-EB Diretoria de EAD Diretoria de Ed. Básica Presencial

UAB NA NOVA CAPES

Rede de polos UAB 557 POLOS 75 IPES 245 CURSOS 108.553 ALUNOS

A UAB articula polos e instituições para oferta de cursos. O Polo é fundamental apoio para o aprendizado.

Definição de novos Pólos; - Novos pólos em atendimento à necessidade de formar professores em exercício - Absorção de pólos do Programa Pró-licenciatura - Terceira Fase de Expansão da UAB, atingindo a marca de cerca de 720 pólos.

Diretrizes Estratégicas Primeiro Elemento Importante - Prioridades de Formação - Formação de Professores para a Educação Básica; Formação de Administradores Públicos, – colaboração com a ENAP e o MS;

Segundo Elemento Importante A UAB é um Sistema permanente; Renovação de turmas semestrais ou anuais, preservando a autonomia das Instituições e as Diretrizes Estratégicas da UAB.

EAD - UFSC

DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. Art. 1° Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Visão Educação a distância é uma ação educacional inovadora tanto no sentido da gestão, da mediação pedagógica e da inclusão social. Requer novas metodologias e a utilização de recursos de comunicação atualizados. Missão A Educação a Distância, na UFSC, articula esforços para a institucionalizar as ações na área, compartilhando competências e indicando diretrizes para um processo inovador no ensino superior.

Princípios e Valores Insitucionalização Inclusão social Democratização do conhecimento Transparência Autonomia Cooperação Interação Inovação

Cursos de Graduação EaD/UFSC – dados 2009.1 Cursos Número Polos Alunos matriculados C. Biológicas – (L) (01) 23 Libras – (B) (15) 422 Libras – (L) (18) 844 Letras – Espanhol – (L) (05) 159 Letras – L. Portuguesa – (L) (06) 111 Filosofia – (L) (03) 183 Física – (L) (11) 86 Matemática – (L)- SC (12) 167 Matemática – (L) – MA (11) 667

Cursos de Graduação EaD/UFSC – dados 2009.1 Cursos Número Polos Alunos matriculados Administração – (B)SC (10) 828 Administração – (B)BR (15) 557 Ciências Contábeis – (B)BR (14) 442 Ciências Econômicas – (B)BR (11) 308 121 4.797

Estrutura UAB – UFSC Representantes Institucionais da UAB: – Prof° Cícero Barboza (Coordenador UAB) - Profª Eleonora Milano Falcão Vieira (Coordenadora Adjunta)

DAS ATRIBUIÇÔES GERAIS DO COORDENADOR UAB coordenar as atividades dos cursos ofertados pela Instituição de Ensino, no âmbito do Sistema UAB; realizar reuniões periódicas com os coordenadores dos cursos, tendo em vista a gestão de todas as atividades acadêmico-operacionais; receber e avaliar os relatórios de desenvolvimento dos cursos elaborados pelos coordenadores de curso e coordenadores de pólo; participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos; participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema;

encaminhar relatórios semestrais de acompanhamento e avaliação das atividades dos cursos à UAB /DED/CAPES, ou quando for solicitado; realizar cadastramento e controle de bolsistas;. encaminhar as fichas de cadastro de bolsistas, mediante ofício; encaminhar o Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo II), devidamente assinado, à UAB/DE/CAPES. acompanhar a aplicação financeira dos recursos liberados para o desenvolvimento e oferta dos cursos; fazer a prestação de contas dos recursos liberados pelo MEC.

DAS ATRIBUIÇÔES GERAIS DO COORDENADOR ADJUNTO UAB Auxiliar o Coordenador UAB em todas suas atribuições; participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema; participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos; manter arquivo com as informações relativas aos cursos desenvolvidos na IPES no âmbito do Programa UAB (Atualização do SISUAB); verificar “in loco” o bom andamento dos cursos; verificar “in loco” a adequação da infraestrutura dos polos aos objetivos dos cursos, enviando relatórios periódicos a DED/CAPES;

DAS ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DE TUTORIA UAB participar das atividades de capacitação e atualização; acompanhar o planejamento e o desenvolvimento processos seletivos de tutores, em conjunto com o coordenador de curso; acompanhar as atividades acadêmicas do curso; verificar “in loco” o bom andamento dos cursos; informar para o coordenador do curso qual a relação mensal de tutores aptos e inaptos para recebimento de bolsas; acompanhar o planejamento e desenvolvimento das atividades de seleção e capacitação dos tutores envolvidos no programa; acompanhar e supervisionar as atividades dos tutores; encaminhar à coordenação do curso relatório semestral de desempenho da tutoria.

Organograma PREG/EAD

Coordenadoria de Educação a Distância – CEaD/PREG Propor políticas e normas relacionadas aos cursos de graduação na modalidade de EaD; Analisar e acompanhar processos de oferta de novos cursos; Assessorar as coordenações de cursos de EaD na elaboração, encaminhamento, implementação e gestão dos projetos; Supervisionar as atividades acadêmico-pedagógicas dos cursos de EaD; Organizar e divulgar referências de qualidade: modelos de cursos, modelos de comunicação, modelos de gestão, modelos de projetos, modelos de relatórios; Acompanhar o desenvolvimento e a avaliação dos cursos de EaD em nível de administração geral nas questões técnico-acadêmicas, pedagógicas e financeiras; Supervisionar a execução de acordos e convênios relacionados a cursos de graduação na modalidade de EaD;

Equipes de gestão e assessorias: UAB - Cead De Avaliação; De Gestão Financeira; De Infra-estrutura; De capacitação; Do sistema eletrônico de gestão acadêmica (campusvirtual) e Pesquisa.

SERVIÇOS OFERECIDOS Administração do SGB Organização de dados para alimentação do sistema ATUAB e E_MEC, SISUAB Assessoria na elaboração encaminhamentos e implementação dos projetos de EaD Capacitação de professores, coordenadores de pólos e tutores em EaD Avaliação de cursos e de pólos Elaboração e implantação de Projetos de pesquisa e avaliação em EaD Análise e Gestão da infra-estrutura de base tecnológica para EaD Gestão pedagógica do sistema de informática UAB/UFSC Representação da UFSC na CAPES/UAB/MEC Integração de ações com o NPD, o DAE Convênios e acordos de cooperação Comissão de seleção de coordenadores de pólos Elaboração de contratos de cedência de direitos patrimoniais 24

EAD-UFSC 2008/08 Total de pólos 89 Total de vagas 6.131 Total de matriculas 5.498 Total de convênios 76 Total de financiamento ver http://www.ead.ufsc.br/dead Editais, 2004, 2005, 2006, 2007 Previsão para reedições e UAB2/2.0082 - 2.600 vagas

A EAD-UFSC EM 18 ESTADOS DO BRASIL 2008