Cecilia Rocha, PhD Centre for Studies in Food Security

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Advertisements

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE Prefeitura do Município de Maringá
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
II SEMINÁRIO DENGUE: DESAFIOS PARA POLÍTICAS INTEGRADAS DE AMBIENTE, ATENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE Dr.ª Maria Célia Vasconcellos Conselho Nacional de Secretários.
Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012.
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
GOVERNO DA BAHIA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À POBREZA Encontro dos Parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
PLANO DE GESTÃO.
1ª Consocial Informações Gerais.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
Geografia da Fome 2ª Série EM.
Londres Centro Educacional N. S. Auxiliadora
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Dificuldades no exercício da Engenharia Urbana
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
COMO SER PREFEITO.
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
da Agricultura Familiar
CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS “Parceiros da Saúde”
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
Coordenadoria do Orçamento Participativo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
GERENCIAMENTO METROPOLITANO NA METRO VANCOUVER Projeto Novos Consórcios Públicos Outubro 15, 2007 Hugh Kellas, Gerente de PolÍticas e Planejamento
Projeto Mapeando a Saúde
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
A experiência em Segurança Pública no Canadá
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
Tamwood International
Capacitação em Segurança Alimentar no Brasil e Angola Dra. Cecilia Rocha Centro para Estudos em Segurança Alimentar, Universidade Ryerson, Canada e Centro.
Construindo Capacidades em Segurança Alimentar no Brasil e Angola
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
SAÚDE MATERNO INFANTIL
1º ENCONTRO ESTADUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Sociedade Civil dentro da Governança Metropolitana: Metro Vancouver, Relações Corporativas Heather Schoemaker Gerente, Relações Corporativas Metro Vancouver.
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos CSA (Paraná) 1999 – Criados 164 CSA intermunicipais Fundamentados nas ULSAV Médicos Veterinários (DEFIS)
PRP 2 período Geografia 8 ano Prof. José Victor Gaylussac.
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO BRASIL: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A PROMOÇÃO DA INTERSETORIALIDADE NO ÂMBITO FEDERAL.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
O Ambiente de Marketing
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Agropecuária aumento da concentração e da escala das propriedades e das empresas agroindustriais; aumento da competitividade.
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO SUS PROJETO ALONGUE SUA VIDA SECRETARIA DE SAÚDE DE ROCHEDO –MS COORDENADOR : ROBERTO RANGEL.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Seminário Indicadores e Monitoramento da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil...no contexto do SISAN.
O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS SOBRE A ÓTICA DA SAN CONTRIBUIÇÕES AOS PROJETOS DE LEI Nº 672, 675 e 738/2015.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Segurança Alimentar e Nutricional em Toronto, Canada: Estratégia para Saúde Pública Cecilia Rocha, PhD Centre for Studies in Food Security Ryerson University Toronto, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN-UFF, Niterói, 07/10/2010

Algumas informações sobre Toronto População: 2,7 milhões – maior cidade canadense Multicultural: metade da população atual da cidade não nasceu no Canadá Localizada na provincia de Ontario, na melhor área para agricultura do país

1 em 8 empregos estão diretamente ligados a alimentos A provincia (e o Canada como um todo) importa mais alimentos do que produz Uma estimativa é que um alimento disponível em Toronto viaje em média 4.500 km até o consumidor O sistema alimentar é responsável por 30% da poluição do país

Em 2004, 9.2% dos domicílios canadenses apresentavam algum grau de insegurança alimentar 56% dos novos imigrantes latinos na cidade apresentam algum grau de insegurança alimentar Bancos de alimentos da cidade servem 744.000 visitantes por ano Programas comunitários e de assistência servem 20.000 refeições diárias para pessoas necessitadas

Problemas de acesso a alimentos também se manifestam em questões culturais e geográficas (“desertos de alimentos”) 7 em 10 residentes consumem menos que o recomendado 5 porções de legumes e frutas por dia 1/3 das crianças apresentam sobrepeso ou obesidade

O que está se fazendo… Grande número de organizações da sociedade civil operando na área de SANS 1994: Criação do Toronto Food Policy Council (Conselho para Política de Alimentos de Toronto) Muitos programas que contribuem para SANS existem em diversos departamentos municipais

O que falta? Uma política que lide com todos os aspectos do sistema alimentar – intersetorial. 2008: Conselho Diretor da Secretaria Municipal de Saúde Pública aprovou o desenvolvimento de uma Estrátegia para Alimentos (Food Strategy) para Toronto. 20 pessoas (representantes da sociedade civil, orgãos municipais, setor privado, e acadêmicos) foram convidadas a desenvolverem essa estratégia sob a liderança do secretário municipal para saúde pública, Dr. David McKeown.

Resultado: Food Connections 6 direções para um sistema alimentar que privilegia a saúde: Foco em communidades Alimentos como parte da “economia verde” Eliminação da fome Capacitação e informação para empoderamento Conecções entre cidade e campo Difundir a visão sistêmica sobre alimentos no governo municipal

Obrigada! crocha@ryerson.ca www.ryerson.ca/foodsecurity