Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb

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Transcrição da apresentação:

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais Carlos Eduardo Moreno Sampaio moreno@inep.gov.br 61-2104-9070

O conceito de qualidade social da educação A garantia da qualidade é o principal desafio educacional que o Brasil tem pela frente O conceito “qualidade” aparece associado a duas vertentes diferentes: com sentido de qualidade do “produto”, aferida pelos resultados da aprendizagem; com sentido de qualidade socialmente referenciada, que valoriza a construção dos conhecimentos e de valores na escola

Dimensões da qualidade da educação Garantia de acesso universal à educação básica Igualdade de oportunidades educacionais Permanência e sucesso escolar de todos os alunos Conclusão de cada nível de ensino no tempo adequado Desenvolvimento das competências e habilidades requeridas para o exercício pleno da cidadania

Principais características do Ideb Indicador sintético e de fácil compreensão Combinação de informações sobre fluxo e desempenho escolar Relaciona o tempo gasto pelos alunos para concluir cada nível/etapa de ensino com o desempenho alcançado em testes padronizados Referência sobre a qualidade da educação que permite comparação por UF, rede de ensino e escolas Possibilita monitorar o desempenho ao longo do tempo

A lógica e as características do Ideb O Ideb é a combinação de dois indicadores: o desempenho obtido pelos alunos nos testes padronizados (Prova Brasil ou Saeb) a taxa de aprovação Quanto melhor o desempenho dos alunos nos testes e maior a taxa de aprovação, mais elevado será o Ideb Para melhorar o Ideb, as redes de ensino e as escolas têm que trabalhar nas duas dimensões do indicador, simultaneamente O Ideb varia de 0 a 10

Entendendo o Ideb Índice de desenvolvimento da educação básica da etapa/nível de ensino i na unidade j (onde j pode ser escola, rede de ensino, Região Geográfica, Unidade da Federação, Brasil, etc.) Proficiência média padronizada (Prova Brasil ou Saeb) obtida pelos alunos da etapa/nível i na unidade j Taxa média de aprovação da etapa/nível i na unidade j

Entendendo o Ideb Exemplo de cálculo - Brasil 2005 Média

Os Resultados do Ideb 1ª fase do Ensino Fundamental - Rede Pública

O que mostra o Ideb? Prevalecem acentuadas disparidades regionais, intra-regionais, entre redes de ensino e entre escolas As disparidades estão refletidas tanto nas taxas de aprovação como de desempenho nos testes padronizados O Ideb para o Brasil, em 2005, é de 3,80. A meta para 2021 é chegar a 6,00 O PDE fixa metas para todos os 5.564 municípios brasileiros O Inep está calculando metas para todas as escolas públicas que participaram da Prova Brasil 2005

Metas até 2021: Projeções do Ideb O esforço de cada rede deve contribuir para o Brasil atingir a meta de 2021 (metas individuais diferentes) As trajetórias do Ideb, por rede, devem contribuir para reduzir as desigualdade (esforços diferentes) Supõem-se comportamento de uma função Logística Informações necessárias para projetar a trajetória do Ideb Ideb inicial (Ideb de 2005) Meta (Ideb de 2021) Tempo para a Meta, em anos (16 anos) Esforço necessário

Projeção do Ideb Gráfico ilustrativo Esforço necessário Tempo

Projeção para o Brasil 4ª Série do Ensino Fundamental Ideb 2005 Brasil = 3,8 Meta Brasil 2021 = 6 Tempo para a Meta = 16 Esforço? Tempo de convergência? Esforço:0,056 91 anos para convergência

Convergência em 9,90

Os Resultados do Ideb Municípios do Tocantins – 1ª fase do Ensino Fundamental – Rede Pública Os 20 maiores Os 20 menores

Os Resultados do Ideb Municípios do Tocantins – 2ª fase do Ensino Fundamental – Rede Pública Os 20 maiores Os 20 menores

Resultados do Ideb no sítio do Inep

Resultados do Ideb no sítio do Inep

Resultados do Ideb no sítio do Inep

Resultados do Ideb no sítio do Inep