2008 já começou! É hora de definir várias ações!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora.
PROJETO DE PESQUISA.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Construção de Indicadores
Se Toque, Hanseníase tem Cura!
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Balanced Scorecard (BSC)
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do PDE. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior,
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
DANILO DE MELO SOUZA Secretario da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
ENEM REDAÇÃO.
RECUPERAÇÃO PARALELA Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Gestão Orientada para Resultado
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Serviços Integrados na Arquitetura da Internet Apresentação: Fernando Nadal.
Metodologias de Construção de Sites
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Normas de Educação Corporativa
Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO Fundação: escolas atendidas alunos participaram do programa 814 professores participaram do programa.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
DELIBERAÇÃO CEE11/96 Dispõe sobre pedidos de reconsideração e recursos referentes aos resultados finais de avaliação de alunos do sistema de ensino de.
LEVANTAMENTO DE PRIORIDADES GRUPO DE REFERÊNCIA 1ª REUNIÃO
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
Os Institutos Federais de Educa ç ão, Ciência e Tecnologia.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Contrato Pedagógico Economia e Gestão Financeira – 2 SIN A/ 06 Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre o 2SINA/ 06.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Relatório de Gestão do Governo do Estado de Mato Grosso 2003 – 2009
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

2008 já começou! É hora de definir várias ações!

Coordenações: Ensino Fundamental e Médio Educação na Diversidade

Informes Avaliação Diagnóstica e Reclassificação – atentar para as orientações do ofício já enviado.( OF/DREA/CREFM/CIRCULAR Nº 139/2007 de 28/12/07) ; Correção de Fluxo do 6º ao 9º ano – Será reestruturado – funcionarão somente as turmas já existentes. ( aguardar ofício documentando a informação) Sala de Recursos – abertura somente após triagem e autorização da Seduc;

Concurso de Redação : - Próxima etapa (Seleção pela equipe Regional) -Seis (06) U.Es que não vieram buscar os envelopes com os formulários de redação – alunos inscritos foram automaticamente desclassificados. -Quatro (04) U.Es enviaram todas as redações – descumprindo o Artigo 14 – Parágrafo 1º - os alunos foram automaticamente desclassificadas. Se Liga e Acelera (atentar para as informações do OF/DREA/CIRCULAR/GAB/ Nº 02/2008 de 03/01/08); Demonstrativo da Merenda -

Circuito Campeão Atingimos a Meta para 2007 – 95,6% de aprovação. Transmitam nossos agradecimentos aos professores, coordenadores pedagógicos e a todos que se empenharam e desenvolveram um trabalho sistemático buscando este resultado!

Planejamento dos professores do Circuito Campeão: seguir o fluxo de 2007, tão logo o documento para 2008 chegue na DRE será encaminhado às U.Es.

Revisão do P.P.P e do P.A Projeto Político Pedagógico P.A

O que fazer: Reler a Instrução Normativa nº 013/2006 -Atentar para o Artigo 6º – parágrafo 2º (verificar se o projeto foi feito para 1 ou 2 anos). -Artigo 8º - parágrafo 6º (avaliação da primeira parte, do primeiro ano de execução) -Artigo 9º - todas as alterações em ações, principalmente as financiadas, devem ter assinatura do Técnico de Acompanhamento da Escola ou da Coordenação de Ensino Fundamental. -Artigo 10 – Verificação do alcance das metas propostas no primeiro ano de execução.

Para a Revisão, relembrar as informações dadas para as equipes escolares por ocasião do encontro de Coordenadores Pedagógicos realizado em junho/2007. O material trabalhado neste encontro está disponível no site da DRE – Link da Coordenação de Ensino Fundamental e Médio. No mesmo link tem a ficha a ser preenchida com as informações e dados que representarão os resultados do P.A de 2007.

Estrutura do Documento de Fechamento do P.P.P e P.A 1.Ofício de encaminhamento do fechamento do P.P.P e do P.A endereçado à Diretora Regional – Profª. Corina; 2.Texto relatando aspectos não contemplados nas fichas de consolidação; 3.Fichas de Consolidação dos dados; 4.Algumas evidências (depoimentos, textos produzidos,etc)

O que colocar no texto – item 2? Três categorias de indicadores: 1º Indicadores de Eficácia – medem o grau de alcance das metas e das ações em um determinado período de tempo. Expressam em percentual o quantitativo alcançado. 2º Indicadores de Eficiência – medem a proporção entre recursos utilizados e resultados obtidos – é o chamado custo/benefício. 3º Indicadores de Efetividade – Mede o grau de modificação da situação-problema que deu origem à meta ou ação. É a superação do Desafio.

Na revisão para 2008 considerar: Desempenho anterior Metas definidas internamente/escola Padrões de referência regionais Padrões de referência estaduais Padrões de referência nacionais

Datas: Entrega do fechamento do P.P.P e P.A de 2007 – 18/01/08 Entrega do P.P.P e P.A revisado para 2008 – aguardar ofício comunicando a data.

Semana de Planejamento É o momento da organização e preparação didática e pedagógica para as atividades que serão desenvolvidas no ano letivo de É uma semana para se definir as linhas mestras de ações, o que vai ser interdisciplinarizado, pensar quais parcerias precisam ser buscadas, etc.

É o momento de um planejamento macro, para a partir dele, ir delineando ao longo do ano, as especificidades que concretizarão os objetivos gerais do P.P.P e do P.A, as Estratégias e principalmente, o alcance da Visão de Futuro e da Missão da Escola.

Recomendações: Avaliar os resultados alcançados com a execução do P.P.P e do P.A, tomando decisões para a execução de Discutir elementos das Propostas e Referenciais Curriculares, colocando em evidência os eixos de cada componente curricular. O professor precisa ter clareza e propriedade destes elementos para conduzir o seu planejamento calçado nestes aspectos.