Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Advertisements

GT CORRUPÇÃO Grupo de Trabalho de Combate à Corrupção de Verbas Federais por Municípios C Criado em – 2ª CCR Integrantes: Procuradores Regionais.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas CAIXA ECONOMICA FEDERAL BRASÍLIA - JANEIRO 2013.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Linha de Financiamento do BNDES para Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos - BNDES PMAT e BNDES PMAT Automático.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL Londrina, 5 de outubro de 2012 Márcia Cotta Procuradora-Chefe da Fazenda Nacional no Paraná
Curso: Turma Recursal - Módulo de Atualização
Tendências e Perspectivas para a Justiça Federal Eduardo Tonetto Picarelli.
Seminário sobre Execução Fiscal
CURRÍCULO PERMANENTE – PLANEJAMENTO E GESTÃO NO PODER JUDICIÁRIO 2013 TRF4ª R - EMAGIS – FLORIANÓPOLIS/MAIO Normas e Diretrizes do PDG Lei /2006.
Marco Aurélio Barbosa Schaan José Fernando de Abreu Pinto Ribeiro
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
1 Rejane Ramos Uma Estrutura para Protocolos Maleáveis de Roteamentos na Internet CURITIBA 2004 Trabalho apresentada à Disciplina de Comunicação de Dados.
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Arquitetura de Sistemas de Informação
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
O TCU e o controle dos gastos públicos
Quatro dimensões do papel da sociedade civil no combate à corrupção e na promoção da boa governança Bruno Wilhelm Speck, diretor de pesquisa da Transparência.
Estrutura do Controle: organização do sistema de controle no Brasil e o papel de órgãos incumbidos da fiscalização de recursos públicosEstrutura do Controle:
O CONTROLE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO COMO FISCAL DA LEI MAURO CICHOWSKI DOS SANTOS Procurador da República.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
eleitorais e partidárias
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Perspectivas futuras para as licitações Marçal Justen Filho.
Controle de Gastos Públicos
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Casos de sucesso de São Carlos - SP em TI Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os municípios e do software público brasileiro Apresentação.
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Segurança de Dados no MAER.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Organização e Redução de Custos
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Ministério da Saúde Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade-PROBIO II Missão de Supervisão Dez/2010 Lucely Gonçalves.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
CURSO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA ELEITORAL ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Dra. JOANA DOS SANTOS MEIRELLES Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Transcrição da apresentação:

Tribunal Regional Federal da 4ª Região E-proc Sistema de Processo Eletrônico

E-proc - Processo Eletrônico Tribunal Regional Federal da 4ª Região E-proc - Processo Eletrônico Coordenador dos Juizados Especiais Federais Desembargador Federal Tadaaqui Hirose Coordenador do E-proc Juiz Federal Sérgio Tejada Garcia tejada@jfrs.gov.br Diretor de Informática do Tribunal Paulo Roberto Pinto paulo.pinto@trf4.gov.br Coordenação Técnica José Carlos Costa Abelaira Filho jcf@jfrs.gov.br

DIAGNÓSTICO Tribunal Regional Federal da 4ª Região Morosidade processual Um dos mais graves problemas enfrentados pela Justiça Causa principal da ineficiência da Justiça Maior prejudicado é o cidadão Justiça tardia é uma forma de injustiça

Morosidade Processual Tribunal Regional Federal da 4ª Região Morosidade Processual Prejuízos para a economia do País Justiça ineficiente: redução da taxa de crescimento de longo prazo em 25% Brasil com justiça eficiente pode crescer 0,8% ao ano A produção nacional pode aumentar 14% O desemprego cairia quase 9,5% Investimento aumentaria em 10,4% Fonte: Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Morosidade: Algumas das possíveis razões Tribunal Regional Federal da 4ª Região Morosidade: Algumas das possíveis razões Formalidades do processo civil comum (Código de Processo Civil e legislação extravagante) Congestionamento de processos Indisponibilidade dos direitos da Fazenda Pública Prazos especiais para a fazenda Pública Recurso de ofício

Morosidade: Algumas das possíveis razões Tribunal Regional Federal da 4ª Região Morosidade: Algumas das possíveis razões Excesso de recursos (apelação, recurso especial, recurso extraordinário, agravo de instrumento, agravo retido, agravo legal, agravo regimental, embargos de declaração, embargos infringentes, suspensão de liminar, etc...) Citações e intimações pessoais Processo de execução autônomo (com embargos do devedor e todos os recursos novamente) Pagamento através de precatório

Posição da Justiça Federal Tribunal Regional Federal da 4ª Região Posição da Justiça Federal A que menos gasta A que mais arrecada A mais congestionada Fonte: Supremo Tribunal Federal - www.stf.gov.br

Fonte: Conselho da Justiça Federal Tribunal Regional Federal da 4ª Região Pesquisa 95% das causas previdenciárias são de valor inferior a 60 salários mínimos 70% das causas cíveis em geral são de valor inferior a 60 salários mínimos Fonte: Conselho da Justiça Federal

Constatações Tribunal Regional Federal da 4ª Região Jurisdicionados com causas de menor valor econômico são submetidos as mesmas formalidades e demora de causas de grande valor econômico Desestímulo ao acesso à Justiça Alto custo para a máquina judicial Alto custo para a defesa do Estado Processo antieconômico para todos Nas causas de pequeno valor econômico a administração do processo é mais cara do que o pagamento da condenação

Tribunal Regional Federal da 4ª Região Constatações Independente do tipo de demanda, o jurisdicionado enfrentará um processo: Caro Moroso

Solução Tribunal Regional Federal da 4ª Região Necessidade de um processo judicial mais simplificado e menos formal Desconsiderar a legislação existente que não atende a necessidade de agilidade e baixo custo para ações de pequeno valor Criar os Juizados Especiais Federais

Criação dos JEFs Tribunal Regional Federal da 4ª Região Simplificação processual, informalidade, economia, Conciliação ou transação Fim dos privilégios processuais Ausência de prazos especiais ou diferenciados Ausência de recursos no curso da lide (exceto contra o deferimento de medida cautelar) Inexistência de “recurso oficial” Recurso único contra a sentença (excepcionalmente recurso extraordinário) Mecanismos de uniformização rápida de jurisprudência (Turmas Regionais e Turma Nacional) Pagamento em 60 dias através de RPV (sem precatório)

Interpretação da Lei Processual nos Juizados Especiais Federais Tribunal Regional Federal da 4ª Região Interpretação da Lei Processual nos Juizados Especiais Federais Atentar para os princípios das pequenas causas para não frustrar os objetivos da lei Não aplicar leis formais e substanciais contrárias aos princípios dos Juizados (formalidades e privilégios)

Tribunal Regional Federal da 4ª Região O Processo Eletrônico Utilizar a Tecnologia da Informação e das Comunicações como ferramenta indispensável para atingir os objetivos dos Juizados Especiais Federais

Independência da localização geográfica Tribunal Regional Federal da 4ª Região E-proc - Sistema de Processo Eletrônico dos Juizados Especiais Federais Uso da tecnologia em favor do jurisdicionado para o acesso à Justiça, com agilidade processual e redução de custos Uso da tecnologia em favor da Justiça, Advogados e Procuradorias Federais Desburocratização do processo, aumento da produtividade, valorização dos recursos humanos Independência da localização geográfica

Processo Eletrônico - E-proc Tribunal Regional Federal da 4ª Região Processo Eletrônico - E-proc O E-Proc é um sistema processual totalmente virtual, dedicado aos juizados especiais federais da 4ª Região da Justiça Federal, hospedado na web com acesso interno pela intranet e externo pela internet de qualquer lugar do mundo

Metas e Objetivos Tribunal Regional Federal da 4ª Região Permitir a tramitação de processos nos juizados especiais federais de forma totalmente eletrônica Buscar economia e celeridade na tramitação dos processos. Melhorar as condições de trabalho nos juizados especiais federais

Metas e Objetivos Tribunal Regional Federal da 4ª Região Facilitar o trabalho dos advogados e procuradores dos orgãos públicos Melhor a qualidade de atendimento às partes Agiliza do serviço dos servidores Garantir segurança e rapidez na atuação dos Magistrados, Procuradores e Advogados Agilizar os processos

Acesso ao Sistema Tribunal Regional Federal da 4ª Região Somente usuários cadastrados terão acesso ao sistema Magistradores e servidores são usuários natos Advogados, Defensores Públicos, Advogados da União, Procuradores Federais, Procuradores da Fazenda Nacional e Procuradores da República acessam o sistema mediante cadastramento prévio A senha é de uso pessoal e intransferível conforme termo de compromisso assinado Todos os usuários cadastrados poderão acessar o E-proc de qualquer lugar, através da Internet

Segurança Tribunal Regional Federal da 4ª Região Todo o acesso é realizado através de site seguro É possivel determinar a origem de cada acesso Todo documento enviado recebe um protocolo eletrônico e uma assinatura digital, certificando a origem e garantindo o conteúdo Os dados estão garantidos por redundância local e remota, mantendo ainda os procedimentos normais de backup diário dos dados

Acesso instantâneo aos dados dos processos. Tribunal Regional Federal da 4ª Região Vantagens do E-proc Sistema Web, via browser, com acesso pela Internet, sem barreiras ou fronteiras Maior interação do Poder Judiciário com a sociedade, possibilitando que a Justiça vá ao encontro do cidadão (ex. quiosques de atendimento em praças, prefeituras, repartições públicas, universidades, etc...) Acesso instantâneo aos dados dos processos. Advogados podem acessar os processos do seu escritório, residência ou mesmo em viagem, podendo praticar atos processuais, com redução de custos. Juizes tem facilidade de acesso, podendo resolver questões urgentes mesmo sem comparecer à sede da Justiça.

custos O gasto total do processo eletrônico da 4ª Região foi de Tribunal Regional Federal da 4ª Região custos O gasto total do processo eletrônico da 4ª Região foi de aproximadamente R$ 800.000,00 (aquisição de oito computadores/servidores, scanners para os juizados, viagens para instalação e treinamento de usuários) O custo de instalação de um novo juizado eletrônico gira em torno de R$ 20.000,00 (scanners, instalação e curso)

custos Tribunal Regional Federal da 4ª Região O custo dos insumos do processo em autos comuns (papel, tinta, impressora, grampos, etiquetas, capa, etc.) é de R$ 20,00 por unidade. 1.000 processos novos distribuídos já são suficientes para recuperar o investimento da instalação de um novo juizado virtual.

custos Tribunal Regional Federal da 4ª Região Como já foram distribuídos 140.000 processos virtuais na 4ª Região, foi economizado com papel e os outros insumos mencionados um valor equivalente a R$ 2.800.000,00. Todo o investimento já foi recuperado, havendo um superávit em favor do E-proc de R$ 2.000.000,00 (só com o caderno processual)

Locais onde já foi instalado E-proc Tribunal Regional Federal da 4ª Região Locais onde já foi instalado E-proc Estado do Paraná: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama Estado do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria Estado de Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau e Joinvile.

Vantagens do E-proc Tribunal Regional Federal da 4ª Região Horário de funcionamento – das 6:00 às 24:00 Diariamente – de segunda a domingo, inclusive feriados Acesso de qualquer lugar do mundo Movimentação de processos em bloco Automatização das rotinas processuais Movimentação do processo pelo próprio usuário Controle automático dos prazos processuais Citações e intimações eletrônicas diretamente na pessoa do interessado

Vantagens do E-proc - Magistrados Tribunal Regional Federal da 4ª Região Vantagens do E-proc - Magistrados Menu individual para o Magistrado Revisão de propostas de sentenças e decisões elaboradas pela assessoria a qualquer momento Assinatura de sentenças, decisões e despachos em bloco Exame de autos e despachos de qualquer lugar Controle total sobre o funcionamento da Vara Relatórios e estatísticas a qualquer momento e em tempo real Controle automático dos prazos processuais, citações e intimações Localização e acesso imediato de qualquer processo Inexistência de transporte de processos com risco de extravios, etc...

Vantagens do E-proc - Servidores Tribunal Regional Federal da 4ª Região Vantagens do E-proc - Servidores Inexistência de procedimentos burocráticos Desaparecimento dos serviços de carga de autos e guarda de processos Certificação automática de todos os atos processuais em tempo real Juntada de petições e documentos realizadas diretamente pelo próprio interessado Impulso processual realizado em bloco Citações e intimações automáticas Controle dos processos com prioridade de tramitação e com intervenção do Ministério Público

VANTAGENS ESPECÍFICAS PARA A ADVOCACIA PÚBLICA E PRIVADA Tribunal Regional Federal da 4ª Região VANTAGENS ESPECÍFICAS PARA A ADVOCACIA PÚBLICA E PRIVADA - Custo reduzido para implantação (mais econômico que ampliar as procuradorias) - Aproveitamento dos melhoramentos das procuradorias para outras ações - Desburocratização do processo - Desnecessidade de comparecimento dos Procuradores nos fóruns - Horário de funcionamento - Controle automático dos prazos processuais, citações e intimações - Contestações e peticionamentos em bloco - Localização imediata de qualquer processo - Otimização dos recursos materiais e humanos - Facilitação para interposição de recursos - Inexistência de transporte de processos com risco de extravios, etc - Acesso permanente e instantâneo a qualquer processo sem necessidade de “carga”

VANTAGENS ESPECÍFICAS PARA A ADVOCACIA PÚBLICA E PRIVADA Tribunal Regional Federal da 4ª Região VANTAGENS ESPECÍFICAS PARA A ADVOCACIA PÚBLICA E PRIVADA - Custo reduzido para implantação (mais econômico que ampliar as procuradorias) - Aproveitamento dos melhoramentos das procuradorias para outras ações - Desburocratização do processo - Desnecessidade de comparecimento dos Procuradores nos fóruns - Horário de funcionamento - Controle automático dos prazos processuais, citações e intimações - Contestações e peticionamentos em bloco - Localização imediata de qualquer processo - Otimização dos recursos materiais e humanos - Facilitação para interposição de recursos - Inexistência de transporte de processos com risco de extravios, etc - Acesso permanente e instantâneo a qualquer processo sem necessidade de “carga”

Situação atual do desenvolvimento do E-proc Tribunal Regional Federal da 4ª Região Situação atual do desenvolvimento do E-proc Pendências Aperfeiçoamento e redesenvolvimento do módulo turma recursal Desenvolvimento dos módulos RPV e precatório Necessidade de melhorias nas ferramentas de movimentação, consulta e estatísticas, bem como nas telas de governança, inclusive para as procuradorias. Necessidae de redesenvolvimento de alguns módulos para suportar a carga de processos em algumas telas Aperfeiçoamento do sistema de implantação/revisão por bloco, através da troca de informações diretamente pelos bancos de dados do E-proc e das entidades requeridas.

Situação atual do desenvolvimento do E-proc Tribunal Regional Federal da 4ª Região Situação atual do desenvolvimento do E-proc Pendências Há ainda diversas pendências, cujo levantamento de dados já foi realizado, porém há necessidade de aumento da equipe técnica e de apoio, assim como investimentos financeiro para sua implementação. Exemplo de pendências: desenvolvimento do módulo “carta precatória” central de mandados tela gerencial das procuradorias redistribuição de processos, entre outros

Situação atual do desenvolvimento do E-proc Tribunal Regional Federal da 4ª Região Situação atual do desenvolvimento do E-proc Pendências Há, ainda, na lista de pendências, a necessidade da elaboração de um manual de utilização do Sistema, tanto para usuários internos, como para usuários externos Finalmente, há necessidade ainda de fazer melhoramentos na acessibilidade do processo eletrônico, a fim de proporcionar maior conforto aos usuários e também prevenir danos à saúde, característicos da utilização em massa da eletrônica

Futuro do E-proc Tribunal Regional Federal da 4ª Região O E-proc tem condições de se tornar o processo virtual para todos os tipos de demandas, inclusive da justiça comum, necessitando, para tanto, um investimento mínimo em desenvolvimento Integração com o GEDPRO Integração ao calendário normal de programas treinamentos de novos servidores e magistrados, bem como de atividades judiciárias e administrativas de toda a 4ª Região Estabelecer fóruns com magistrados para uniformização processual e solução conjunta de problemas

Resistência de parte de alguns juízes e servidores Tribunal Regional Federal da 4ª Região Aceitação do E-proc Resistência de parte de alguns juízes e servidores (normal quando se quebra paradigmas) Há, efetivamente, situações em que o processo virtual é menos vantajoso que o processo em autos de papel Boa parte dos problemas detectados podem ser resolvidos com melhorias no Sistema e nos equipamentos, tanto de informática, como também ergonômicos. Estes últimos, entretanto, não estão ao alcance da coordenação técnica do processo resolver (ex. monitores de LCD)

Aceitação do E-proc Tribunal Regional Federal da 4ª Região Cópias do programa foram enviadas a diversos tribunais, federais e estaduais, para análise e possível aproveitamento do mesmo no todo ou em parte O E-proc foi apresentado em dois países estrangeiros pela Ministra Ellen Gracie Northfleet do STF, como a evolução do Judiciária em busca de uma maior qualidade da prestação jurisdicional Avaliado pela FGV como “case” de sucesso na qualidade do judiciário. - Recebeu o prêmio institucional do TRF-4ª Região

Aceitação do E-proc Tribunal Regional Federal da 4ª Região Foi aclamado pelo TJ/RS como modelo de Gestão da Qualidade Jurisdicional. Reconhecido pelo ITI – Instituto da tecnologia da Informação, órgão da Casa Civil da Presidência da República como “case” modelo em Software L ivre do Judiciário Brasileiro. Foi selecionado como finalista, entre quase 500 trabalhos apresentados, pelo CONIP para apresentação no XI Congresso (São Paulo) Interesse por outras instituições e convites para palestras e seminários promovidos por tribunais federais e estaduais, procuradorias, universidade, OAB, etc

Tribunal Regional Federal da 4ª Região Números do E-proc Estado total distribuição sentenças proferidas distrib/2005 Paraná 68.775 55.267 24.327 RS 42.413 22.132 17.569 SC 28.818 23.685 9.158 TOTAIS 140.006 101.084 51.054 (Posição às 6:00 horas do dia 19.05.2005)

Números do E-proc Tribunal Regional Federal da 4ª Região Tempo médio de tramitação dos processos entre as datas da distribuição e da sentença*: - Justiça comum ..................................................................– 719,87 dias - Juizado mistos – processos de papel e virtuais - papel......-- 206,62 dias - Juizados mistos – processos de papel e virtuais - virtual...-- 104,33 dias - Juizados exclusivamente virtuais....................................... -- 47,67 dias * dados fornecidos pelo Setor de Estatísticas do Tribunal

Números do E-proc Tribunal Regional Federal da 4ª Região Tempo médio de tramitação dos processos entre as datas da distribuição e da sentença*: JUIZADOS DAS CAPITAIS VARA/ESTADO PR RS SC 1º Juizado Cível 41,98 dd 45,92 dd 48,35 dd 2º Juizado Cível 59,28 dd 42,74 dd - 1º Juizado Previdenciário 64,93 dd 135,26 dd 169,80 dd 2º Juizado Previdenciário 66,29 dd 79,19 dd - 3º Juizado Previdenciário - - 110,50 dd * dados fornecidos pelo Setor de Estatísticas do Tribunal

Tribunal Regional Federal da 4ª Região Tempo de tramitação dos processos até a sentença (Levantamento realizado em dezembro/2004 Fonte: Estatísticas TRF4)

Tribunal Regional Federal da 4ª Região Tempo de tramitação dos processos até a sentença (Levantamento realizado em dezembro/2004 Fonte: Estatísticas TRF4) * Eletrônico ** Papel

Tribunal Regional Federal da 4ª Região Comparativo JEF x E-proc x Processos em papel (Levantamento realizado em dezembro/2004 Fonte: Estatísticas TRF4)