Repensando a Avaliação da Aprendizagem

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Transcrição da apresentação:

Repensando a Avaliação da Aprendizagem Lucinete e Gondim

PIAGET- Base para Educação: REFERENCIAL TEÓRICO PIAGET- Base para Educação: Defende os métodos ativos; educação como processo de socialização - trabalho em grupo; defende o equilíbrio entre liberdade e direcionamento; considera o todo - intelectual e afetivo; fundamental para o ensino: o processo e não o produto;

REFERENCIAL TEÓRICO PIAGET - recomenda para Avaliação : Dar ênfase ao qualitativo; partir de sondagens; usar múltiplos critérios e situações variadas; fazer julgamento em função de tudo que o aluno realiza; sem coação e pressão;

A AVALIAÇÃO NA LDB Contínua, Cumulativa e preventiva Avaliação enquanto investigação docente Provisoriedade dos registros Dados quantitativos e qualitativos se complementam Preferências aos estudos de recuperação paralelos Exclusão, Repetência e Evasão – crimes sociais

FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO Diagnóstica Conhecer os alunos Identificar as dificuldades de aprendizagem Formativa Verificar se os objetivos foram alcançados Assegurar o domínio da aprendizagem Aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem Somativa Promover Classificar

FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO PARA: Desenvolver hábitos de estudo Corrigir as falhas do processo Evitar que o aluno fracasse Garantir o êxito do processo ensino- aprendizagem

Características da Avaliação da Aprendizagem É dinâmica: não é estática É contínua: não é terminal É integrada: não é isolada do ensino É progressiva: não é estanque

Características da Avaliação da Aprendizagem É abrangente: não é restrita a alguns aspectos É versátil: não é realizada sempre da mesma forma É cooperativa: não é realizada somente pelo professor É sistemática: não deve ser improvisada

Características da Avaliação da Aprendizagem É integral: não avalia só um tipo de atividade É científica: é realizada com instrumentos válidos, confiáveis É voltada para o aluno: não para os conteúdos

A AVALIAÇÃO É RESPONSABILIDADE DE TODOS

RESPONSABILIDADE DA ESCOLA Evitar a visão reducionista do processo Não reduzir apenas à uma apreciação final para fins de classificação. “Deveríamos gastar menos tempo classificando as crianças e mais tempo ajudando-as a identificar suas aptidões e dons naturais cultivados”. (Goleman) “A avaliação deixa de ser momento terminal do processo educativo para se transformar na busca incessante de compreensão das dificuldades do educando e na dinamização de novas oportunidades de conhecimento”. (Hoffmann)

Responsabilidade do Professor:

A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR ? ? ? PROVAS ? ? ? ? ? A PROVA TRADICIONAL DEVE SER REPENSADA

Planejar sua avaliação; Evitar procedimentos que favoreçam desvios; O professor é o principal responsável para operacionalizar o processo de avaliação. Assim, deve: Planejar sua avaliação; Evitar procedimentos que favoreçam desvios; Procurar conhecer, através da avaliação, os resultados de sua ação pedagógica;

O professor é o principal responsável para operacionalizar o processo de avaliação. Valer-se da observação para o acompanhamento do desempenho do aluno - usar instrumentos próprios para os devidos registros; Estar atento para as diferenças individuais, desigualdades sociais e culturais; Desenvolver a capacidade criativa de avaliação;

Evitar privilegiar a memorização; O professor é o principal responsável para operacionalizar o processo de avaliação. Evitar privilegiar a memorização; Ser competente na elaboração de instrumentos de avaliação; Valer-se de princípios e procedimentos éticos e cristãos, no seu trato com a avaliação;

O vento é o mesmo, mas a resposta é diferente em cada folha. O professor é o principal responsável para operacionalizar o processo de avaliação. O vento é o mesmo, mas a resposta é diferente em cada folha. Cecília Meireles