1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006
O QUE É ENADE? Exame Nacional de Desempenho de Estudantes OBJETIVO DO ENADE aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Áreas avaliadas pelo Enade em 2006 Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Normal Superior, Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
Quais os estudantes habilitados a participar do Enade? INGRESSANTES: Alunos que, até o dia 18 de agosto de 2006, tinham concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. CONCLUINTES: Alunos que, até o dia 18 de agosto de 2006, tinham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso.
Número de cursos participantes - ENADE 2006 Arquivologia 09 Biblioteconomia 35 Biomedicina 94 Ciências Contábeis 772 Ciências Econômicas 216 Comunicação Social 791 Design 131 Direito 811
Número de cursos participantes - ENADE 2006 Administração Normal Superior 462 Música 60 Psicologia 294 Secretariado Executivo 119 Teatro 34 Turismo 398 TOTAL Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE
Percentual de cursos participantes por categoria administrativa segundo as áreas avaliadas - ENADE 2006 Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Percentual de cursos por organização acadêmica Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Nacional, por Região e por UF; Percentual de cursos participantes segundo região geográfica – ENADE 2006 Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Percentual de cursos participantes - Sudeste Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Média do desempenho geral dos estudantes no componente de Formação Geral nas áreas avaliadas. Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Média do desempenho geral na Formação Geral por área segundo a categoria administrativa. Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Média do desempenho geral dos ingressantes na Formação Geral por área segundo a categoria administrativa. Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Média do desempenho geral dos concluintes na Formação Geral por área segundo a categoria administrativa. Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Média do desempenho geral dos estudantes no Componente Específico nas áreas avaliadas. Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Média do desempenho geral dos ingressantes no Componente Específico por área segundo a categoria administrativa. Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Média do desempenho geral dos concluintes no Componente Específico por área segundo a categoria administrativa. Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Gráfico. Distribuição de conceitos - ENADE 2006 Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Gráfico. Distribuição de conceitos por categoria administrativa - ENADE Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Gráfico. Distribuição de conceitos por região geográfica - ENADE Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Gráfico. Distribuição de conceitos do IDD - ENADE 2006 Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Gráfico. Distribuição de conceitos IDD por categoria administrativa - ENADE Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Gráfico. Distribuição de conceitos IDD por região geográfica - ENADE Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006
Comparação do desempenho do curso com o desempenho da área em formação geral OBS: a nota média dos concluintes foi menor na FNH (38,7) que a do Brasil (40,8). A nota média dos Ingressantes foi menor na FNH (39,4) que a do Brasil (44,1).
OBS: a nota média dos concluintes foi menor na FNH (40,6) que a do Brasil (44,7). A nota média dos Ingressantes foi maior na FNH (45,8) que a do Brasil (43,6). Comparação do desempenho do curso com o desempenho da área em formação geral
OBS: a nota média dos ingressantes foi menor na FNH (42,6) que a do Brasil (47,0). Não houve avaliação dos concluintes na IES. Comparação do desempenho do curso com o desempenho da área em formação geral
Comparação do desempenho do curso com o desempenho da área em formação especifica OBS: a nota média dos concluintes foi menor na FNH (39,4) que a do Brasil (41,3). A nota média dos Ingressantes foi maior na FNH (34,2) que a do Brasil (33,2).
Comparação do desempenho do curso com o desempenho da área em formação especifica OBS: a nota média dos concluintes foi menor na FNH (25,8) que a do Brasil (30,0). A nota média dos Ingressantes foi maior na FNH (23,9) que a do Brasil (22,8).
Comparação do desempenho do curso com o desempenho da área em formação especifica OBS: a nota média dos ingressantes na FNH foi igual a do Brasil (31,2). Não houve avaliação dos concluintes na IES.
Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado – IDD O Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes. Entende- se que essas informações são boas aproximações do que seria considerado efeito do curso. O IDD é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso e representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele, considerando o perfil de seus estudantes.
O ponto LARANJA Significa que o desempenho médio dos nossos concluintes está abaixo do desempenho médio esperado, tomando- se como base o perfil dos ingressantes. CURSO: ADMINISTRAÇÃO, IDD = - 0,72
O ponto LARANJA Significa que o desempenho médio dos nossos concluintes está abaixo do desempenho médio esperado, tomando- se como base o perfil dos ingressantes. CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS, IDD= - 1,58
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Qual o grau de dificuldade da prova na parte geral? CURSO: ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS INGRESSANTE CONCLUINTE
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Qual o grau de dificuldade da prova na parte geral? CURSO: DIREITO - INGRESSANTE
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Qual o grau de dificuldade da prova na parte ESPECÍFICA? CURSO: ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS INGRESSANTE CONCLUINTE
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Qual o grau de dificuldade da prova na parte ESPECÍFICA? CURSO: DIREITO - INGRESSANTE
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Quanto à extensão, em relação ao tempo destinado à resolução, como você considera a prova? CURSO: ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS INGRESSANTES CONCLUINTES
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Quanto à extensão, em relação ao tempo destinado à resolução, como você considera a prova? CURSO: DIREITO - INGRESSANTE
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Qual a maior dificuldade com a qual você se deparou ao responder à prova ? CONCLUINTE INGRESSANTE
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Qual a maior dificuldade com a qual você se deparou ao responder à prova ? CURSO: DIREITO- INGRESSANTE
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Os enunciados das questões da prova na parte GERAL estavam claros e objetivos?
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Os enunciados das questões da prova na parte ESPECÍFICA estavam claros e objetivos?
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 As informações/instruções fornecidas nos enunciados das questões foram necessárias para resolvê-las?
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Considerando apenas as questões objetivas da prova, você percebeu que: CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Considerando apenas as questões objetivas da prova, você percebeu que: CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Qual a faixa de renda mensal da sua família?
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Se você trabalha ou trabalhou, qual é (ou foi) a carga horária aproximada de sua atividade remunerada (não contar estágio e bolsas de pesquisa)?
Fonte: MEC/INEP/DEAES - ENADE 2006 Em que tipo de escola você cursou o ensino médio?
PARA REFLEXÃO: Alessandro, Marcelo e Natalina são três dos 20 primeiros colocados em seus cursos no Enade DE Um sempre freqüentou escola pública, é filho de pais que só estudaram até a quarta série e, há seis anos, trabalha como caixa de supermercado. O outro passou infância e adolescência mudando de cidade, e de escola, atrás de um pai que toda hora era transferido no emprego, sempre estudou em colégio particular e aprendeu inglês sozinho. A terceira é moradora de Samambaia, uma das cidades-satélite mais pobres de Brasília, também estudou na rede gratuita e é a 12ª filha de um casal semi-analfabeto. FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO, 20/06/2007.