Narrativas de aventura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Advertisements

Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
 MORAL DA HISTÓRIA?? Nesse caso, os e - de maior  contribuição importante   pressão do gás; é a chamada PRESSÃO DE DEGENERESCÊNCIA. ►►
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
Inconsciente Símbolo - Imagem.
Compressão por Hardware
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a.
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
01-Texto, Linguagem e a redação no ENEM – Eixos Cognitivos
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Qual é a função de um texto literário?
ENEM REDAÇÃO.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Língua Portuguesa Oficina : O trabalho do professor
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Técnicas de Diagnóstico. Objetivo Caracterizar técnicas de diagnóstico para o modelo do estudante Caracterizar técnicas de diagnóstico para o modelo do.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
Sentimentos. Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo, e não consegue.
Jumpers 1. O que são Jumpers
ENSINA-ME A FAZER A SUA VONTADE Como é que eu posso saber a vontade de Deus, sobre? - Relacionamento sentimental. - Relacionamento familiar.
Coisas fora de moda....
O que são os Dons Espirituais
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
IIIª Igreja Batista do Plano Piloto Escatologia nas Quartas-Feiras Lei da Atração Valdeir Contaifer, pr.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA
A literatura na sala de aula
Produção de inferências locais ; produção de inferências globais
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
LIDERANÇA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DISCIPLINA: CIENCIAS DO AMBIENTE PROFESSOR(A): SELMA MARIA DE ARAUJO ALUNO:
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
ASSEMBLEIA DE DEUS EM JUNDIAÍ AGOSTO DE O ministério do ensino é apresentado na Bíblia como uma função essencial ao crescimento da igreja. Jesus.
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
PROGRESSÃO PARCIAL PADRONIZAÇÃO DE REGISTROS PELAS UNIDADES ESCOLARES
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
Recursividade Estrutura de Dados.
Contrato Pedagógico Economia e Gestão Financeira – 2 SIN A/ 06 Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre o 2SINA/ 06.
Autenticação em ASP.NET
D I R E I T O P E NAL Prof. CLÁUDIO FIRMINO
Projeto Poesia 4ª série E.F.I – 2005
Otimização Aplicada ao Dimensionamento e Operação de Reservatórios
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Transcrição da apresentação:

Narrativas de aventura APRESENTAÇÃO/ Pauta.

Narrativas de aventuras SARESP/2011. Resolução: SE 41 de 30/06/2011. Gêneros selecionados: 4ª série/5º ano: carta ao leitor. 6ª série/7º ano: narrativa de aventura. 8ª série/9º ano: artigo de opinião. 3º ano EM: artigo de opinião. Obs.: Dom Quixote adaptação, pois o original é do gênero romance.

6ª série/7º ano Narrativas de aventuras A narrativa de aventura é cheia de acontecimentos grandiosos e emocionantes que podem ser engraçados, absurdos ou perigosos.

Características estruturais: Enredo; Personagem; Espaço; Tempo; Narrador.

O enredo Numa narrativa de aventura, o mais importante são as peripécias e os acontecimentos inesperados que o herói vive ao longo da história, que se passa num determinado espaço e num determinado tempo. Ou seja, o mais importante é a sequência de ações das personagens. Geralmente existe um objetivo à ser alcançado e para atingi-lo, são enfrentadas situações perigosas Que desafiam as personagens. O momento culminante do enredo é o clímax

PERSONAGENS Personagem principal: herói. A presença do herói representando as capacidades humanas (como coragem, força de vontade, etc) que serão colocadas à prova, o que ressalta ainda mais tais valores. O protagonista geralmente é valente, audacioso.

O herói enfrenta piratas, ladrões, animais, criaturas estranhas, a floresta densa e misteriosa. Antagonistas ou vilões: contrapõem ao herói; é possível que eles não apresentem características tão maléficas;eles apenas representam um obstáculo a ser vencido e que, uma vez transposto , permite ao protagonista, atingir o objetivo desejado. Importante: Não confundir herói com super-herói. O herói não tem os poderes mágicos dos super-heróis, suas características humanas permanecem, mas o desejo de aventura e de justiça são inerentes à sua personalidade.

narrador Narrador oculto, não se apresenta- narra em terceira pessoa fatos, sentimentos, opiniões, defeitos e qualidades das personagens. Faz antecipações, ou prevê o rumo que as ações irão tomar. Quando o narrador é em primeira pessoa: a história em geral, é uma confissão, um diário ou autobiografia;

TEMPO Sequência cronológica – forma linear; Quando não corresponde ao tempo cronológico; seguem lembranças, emoções, sensações dos personagens; Flash backs – recursos para o tempo psicológico- narrativa não-linear; Importante: o tempo é fictício, quer seja cronológico ou psicológico.

ESPAÇO Diverso: uma viagem por terra, na floresta,, uma passeio a bordo de um balão, caça tesouro em uma ilha deserta, etc. O espaço pode exercer uma forte influência nas personagens chegando a modificar o seu comportamento.

OFICINA I Análise da narrativa / Trecho do Livro As Aventuras de Huckleberry Finn- 8 grupos de 7 integrantes

Oficina : 0 2 Análise do quadro de correção. Proposta de redação.

REFERÊNCIAS: Azevedo, Isabel Michelan de, Cordeiro, Glais Sales. O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com sequencias didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens. Disponível em unisinos.br/publicacoes.../pdfs.../15calidoscopiov2n2_artigo10.pdf. Acesso 15/08/2011 Geraldini, Marta. Narrativas de Aventuras. Disponível em 187.6.49.52/.../7°%20ano_Português%202°%20Bimestre_ .... Acesso 15/08/2011. Rodella, Gabriela. Nigro, Flávio. Campo, João. Português: a arte da palavra. Disponível em www.editoraajs.com.br/PDF/ArteDaPalavra_Amostra7.pdf. Acessado 15/08/2011. Cândida Vilares Gancho – Como Analisar Narrativas