Disciplina Projeto Aplicado Professora: Isabel Vinti

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Transcrição da apresentação:

Disciplina Projeto Aplicado Professora: Isabel Vinti Módulo 1 Pesquisa Científica Módulo 2 Estrutura da Proposta de Trabalho Módulo 3 Normalização ABNT Módulo 4 Estrutura do Trabalho Interdisciplinar

Senso Comum Ciência Ciência O mundo desafia o homem a continuamente fazer perguntas e a buscar respostas, soluções. Influencia Senso Comum Ciência Modifica

Pesquisa O que é pesquisa? Atividade prática, que vincula pensamento e ação, visando produzir conhecimento. Conceito: do latim perquira – procurar, buscar com cuidado, perguntar, indagar bem, aprofundar na busca. Pesquisa está presente: No cotidiano, nas ações corriqueiras (pesquisa rudimentar); Desenvolvimento de ciência (atividade básica e fundamento); Avanço tecnológico; Progresso intelectual do indivíduo; Atividade, no âmbito da universidade, junto ao ensino e à extensão.

Forma de investigação do problema A forma de investigação é determinada pela natureza do problema. Quanto ao procedimento: Pesquisa empírica ou de campo. Obs.: Levantamento bibliográfico é necessário à exploração inicial do tema de estudo (pesquisas bibliográficas, documentais, de fontes “de papel” e eletrônicas). Quanto aos objetivos: exploratória, descritiva, explicativa.

Por onde começar a pesquisa? PELO PROBLEMA Problema é a dúvida, questão ou pergunta que demanda a criação de referenciais teóricos, contextuais, metodológicos PROBLEMA + PRO (na frente) Jogar para a frente, por na frente vem do grego BALLEIN (jogar)

Nem todos os problemas que encontramos são necessariamente problemas que se prestam à pesquisa científica. Um problema de pesquisa é um problema que se pode “resolver” com conhecimentos e dados já disponíveis ou com dados possíveis de serem produzidos.

Como problematizar?? “Um problema decorre, portanto, de um aprofundamento do tema. Ele é sempre individualizado e específico [...], deve ser formulado como pergunta, [...] deve ser claro e preciso, [...] deve ser delimitado a uma dimensão variável” (MINAYO, 1994, p. 38-39) O tema de pesquisa pode aparecer a partir de uma área de interesse: Observação do cotidiano; Questões da vida profissional; Através de contato com especialistas - novas questões; Estudo de literatura especializada; Criatividade, descoberta repentina e/ou casual

Organização da pesquisa O QUE? Definição do tema e escolha do problema ou definição do objeto Definição da base teórica e conceitual da investigação Formulação de Problema de Pesquisa POR QUE? Justificativa PARA QUE? Objetivos (geral e específicos) COMO? ONDE? COM QUEM? Metodologia de Pesquisa Após a descrição da metodologia é necessário que se faça a aplicação da metodologia, ou seja, que especifique os resultados alcançados. QUANTO? Custos ou orçamento (em algumas pesquisas) QUANDO? Cronograma (em algumas pesquisas) REFERÊNCIAS ANEXOS

Execução da pesquisa de campo Coleta de dados Análise dos dados coletados à luz do referencial teórico. Redação do relatório da pesquisa Redigir um texto preliminar (versão preliminar) Redigir um texto definitivo, incorporando indicações Resumo do plano de trabalho de campo, de estudo Objetivos específicos Com que e com quem fazer: fontes documentais e orais O que é preciso saber, identificar ou questionar O que fazer e como Instrumentos de pesquisa

Tema Objeto da pesquisa Questões Objetivos Conclusão Geral Específicos Aspectos Metodológicos Onde? Campo de pesquisa Quem? Atores, agentes a serem pesquisados Como? Procedimentos, instrumentos pesquisa documental Fontes escritas pesquisa bibliográfica observação Fontes orais entrevista questionário

Aspectos teóricos Aportes teóricos (referencial teórico, marco teórico) Contextualização (referencial, marco histórico) Observações importantes: O tema tem que ser recortado, delimitado, definido. A partir daí, são tomadas decisões quanto aos aspectos teóricos e metodológicos. Objeto da pesquisa tem que ser, portanto, construído teoricamente. O que define o problema de pesquisa é o referencial teórico. Tempo e condições do pesquisador são fundamentais na escolha do objeto de pesquisa.

ESTRUTURA DA PROPOSTA DE TRABALHO

1- ESTRUTURA DA PROPOSTA DE TRABALHO: 1.1 Descrição do problema Pesquisa bibliográfica Esta não é em forma de texto, mas, para que a descrição do problema tenha conteúdo, é necessário que haja leitura sobre o assunto. 1.2 Objetivos (um geral e três específicos) 1.3 Referências (bibliográficas e digitais)

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA PROPOSTA DE TRABALHO O que é exatamente um problema de pesquisa? De onde ele vem? Ele corresponde a uma lacuna no conhecimento. A partir do Problema, se escolhe o tema do trabalho. Que perguntas podem ser formuladas em relação ao tema? Que perguntas o trabalho pretende responder? Que perguntas indicam os aspectos que precisam de intervenção?

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PROPOSTA DE TRABALHO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Esta atividade não precisa ser elaborada em forma de texto, mas, para que a descrição do problema tenha conteúdo, é necessário que se leia sobre o assunto. Pode-se trabalhar tal pesquisa de formas diversas: busca das fontes (bibliográficas, virtuais, fonográficas etc) levantamento bibliográfico (através de palavras-chave) leitura do material (resumo, resenha etc) fichamento (uma modalidade mais elaborada, que auxilia na construção do(s) texto(s)). A pesquisa bibliográfica pode ser entendida como um estudo exploratório, uma vez que sua finalidade é proporcionar ao pesquisador familiaridade com a área estudada.

Objetivos (um geral e três específicos) PROPOSTA DE TRABALHO Objetivos (um geral e três específicos) Geral: Indica o que se pretende fazer, em relação ao conjunto do trabalho, para responder ao problema de pesquisa. Específicos: indicam as ações que se pretende realizar, para atingir o objetivo geral, já fixado. Observação: na redação dos objetivos devem ser utilizados verbos de ação (intelectual). Ex: identificar, verificar, descrever, analisar etc.

digitais* utilizadas na construção do Trabalho e PROPOSTA DE TRABALHO Referências São as fontes bibliográficas ou digitais* utilizadas na construção do Trabalho e dispostas em ordem alfabética. Construídas de acordo com as normas da ABNT. * Ou, ainda, outras fontes: fonográficas, de imagens, documentais etc. Data: 16/03/2007 07:27:00 h Enviada Por: Michelle Patricia Rodrigues Mendes Data: 16/03/2007 07:27:00 h Enviada Por: Michelle Patricia Rodrigues Mendes

NORMALIZAÇÃO ABNT REGRAS GERAIS

APRESENTAÇÃO PAPEL – BRANCO FORMATO – A4 (21,0X29,7CM) DIGITADOS OU DATILOGRAFADOS ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS – 1,5 FONTE - 12 PARA TEXTO (TAMANHO) - 10 CITAÇÕES LONGAS - 10 NOTAS DE RODAPÉ

NÃO HÁ ENTRELINHA DUPLA ENTRE OS PARÁGRAFOS. ALINHAMENTO JUSTIFICADO MARGENS PARÁGRAFOS TAMANHO DO PARÁGRAFO - 3 cm NÃO HÁ ENTRELINHA DUPLA ENTRE OS PARÁGRAFOS. OBS: O LAYOUT É RESPONSABILIDADE DO AUTOR ALINHAMENTO JUSTIFICADO DIREITA E INFERIOR – 2 cm ESQUERDA E SUPERIOR – 3 cm 3 cm 2 cm

Contar todas as páginas, desde a introdução até o final do trabalho. PAGINAÇÃO Todas as páginas devem ser contadas, a partir da folha de rosto, mas não numeradas. A numeração aparece na 1ª folha textual, ou seja, na Introdução e termina no final do trabalho, em algarismos arábicos, à 2 cm da borda direita inferior. FONTE : TAMANHO 10 Contar todas as páginas, desde a introdução até o final do trabalho.

Obs.: Títulos sem indicativos (lista de ilustrações, INDICATIVO DE SEÇÕES Precede o título alinhado à esquerda separado por espaço. EX: 1. INTRODUÇÃO > > O novo Código Civil alterou a denominação de “Demonstrações Financeiras” para “Demonstrações Contábeis.” 2 espaços duplos Obs.: Títulos sem indicativos (lista de ilustrações, sumários, resumo, referências = centralizados).

APRESENTAM DADOS ESTATÍSTICOS TABELAS APRESENTAM DADOS ESTATÍSTICOS Tabela 1 – Recursos Aplicados em C&T Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia:Secretaria de Política de Informática, 2003 Fonte tamanho 10

Gráfico 1 - Recursos Aplicados em C&T Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia:Secretaria de Política de Informática, 2003 Fonte tamanho 10

TÍTULO DA ILUSTRAÇÃO (fonte 10) ILUSTRAÇÕES Os turistas estrangeiros têm preferência pelas praias limpas, de águas cristalinas e belezas naturais como demonstra a figura 1. Figura 1 – Praia do Cachorro – Fernando de Noronha Fonte: www.pbase.com/alexuchoa/image/43189816 TÍTULO DA ILUSTRAÇÃO (fonte 10)

MARGENS PARÁGRAFO

Tipos de citações Citações diretas ou textuais Citações indiretas ou livres Citação de citação

CITAÇÃO DIRETA OU TEXTUAL É a transcrição literal de um trecho de uma obra; Deve-se respeitar a pontuação e a ortografia do autor citado; Deve-se indicar, além do autor e ano de publicação, a página de onde foi retirado.

CITAÇÃO DIRETA OU TEXTUAL Sobrenome do(s) autor(es) do livro TRANSCRIÇÃO LITERAL DA PARTE Cópia fiel de trechos ou parágrafos COLOCAR ENTRE ASPAS “ .......” EX: “A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas.” (CERVO; BERVIAN, 2002, p. 186). Sobrenome do(s) autor(es) do livro Ano publ Pág.

APRESENTAÇÃO DA CITAÇÃO DIRETA Citação curta: até 3 linhas / deve aparecer entre aspas duplas Citação longa: acima de 3 linhas / deve aparecer em outro parágrafo, com recuo de 4 cm da margem esquerda com letra 10, sem aspas.

CITAÇÃO LONGA – MAIS DE 3 LINHAS Afirma Silva (2002, p. 9) que Os responsáveis pela administração de um condomínio devem se preocupar primordialmente com a redução de custos e maior produtividade sem prejudicar a qualidade e segurança de suas atividades. Esses são os pontos fundamentais em favor da comunidade condominial. 4 cm recuo Entrelinha simples Fonte 10 Não colocar aspas Itálico opcional

CITAÇÃO LONGA – FORA DO CONTEXTO Os responsáveis pela administração de um condomínio devem se preocupar primordialmente com a redução de custos e maior produtividade sem prejudicar a qualidade e segurança de suas atividades. Esses são os pontos fundamentais em favor da comunidade condominial (SILVA, 2002, p. 9). AUTOR EM MAIÚSCULA

AUTOR INCLUÍDO NA SENTENÇA Torre (2002, p. 156) apresenta a explicação sobre a sigla VIP corresponde à expressão em inglês “Very Important Person” ou “Very Important Passenger.” Na colocação de Diniz (2000, p. 378) “o pátrio poder pode ser definido como um conjunto de direitos [...] tendo em vista o interesse e a proteção do filho”.

OU FORA DA SENTENÇA A sigla VIP corresponde a expressão em inglês “Very Important Person” ou “Very Important Passenger” (TORRE, 2002, p. 156). “O pátrio poder pode ser definido como um conjunto de direitos [...] tendo em vista o interesse e a proteção do filho” (DINIZ, 2000, p. 378).

CITAÇÃO INDIRETA OU LIVRE São sínteses pessoais que reproduzem fielmente as idéias de outros autores. Ocorre quando se reproduzem idéias e informações do documento, sem, entretanto, transcrever as próprias palavras do autor.

CITAÇÃO INDIRETA OU LIVRE CITAÇÃO DO AUTOR NO TEXTO, EX: Cervo e Bervian (2002) explicam que é possível solucionar os problemas apresentados na rotina administrativa, através da atividade de pesquisa. É possível solucionar os problemas apresentados na rotina administrativa através da atividade de pesquisa (CERVO; BERVIAN, 2002, p. 186). É opcional citar a página consultada

CITAÇÃO DE CITAÇÃO apud - CITADO POR É A TRANSCRIÇÃO DE UM TEXTO JÁ EXISTENTE. CITAÇÃO DIRETA OU INDIRETA DO PENSAMENTO DE UM OUTRO AUTOR. CITAÇÃO DE UMA OUTRA CITAÇÃO JÁ EXISTENTE E QUE SERÁ NOVAMENTE CITADA. CITAÇÃO DE UM TEXTO, SEM O ACESSO À CITAÇÃO ORIGINAL. apud - CITADO POR Segundo Silva apud Abreu ( 1999, p. 3) “a administração é [...]” “A administração é [...]”. (SILVA apud ABREU, 1999, p. 3) Silva (1995, p. 4 apud ABREU, 1999, p. 3) informa que “[...].”

ESTRUTURA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR

1º Introdução O objetivo da introdução é situar o leitor no trabalho. Dessa forma, é necessário compor um texto que contenha: a) a descrição do problema de pesquisa; b) a apresentação deste problema no contexto espaço- temporal, ou seja, dizer onde e em que período de tempo foi realizado o trabalho; c) os argumentos que mostram a relevância do trabalho apresentado; d) os fatores que determinaram a escolha do que foi pesquisado e sua vinculação com o eixo temático indicado pelo Curso; e) a apresentação dos objetivos que se pretendeu alcançar.

2º Fundamentação Teórica É um texto que: É construído a partir das leituras realizadas na pesquisa bibliográfica. Utiliza citações dos autores lidos para dar credibilidade aos argumentos do aluno. Objetivo: sustentar o problema em questão, fornecendo explicações claras sobre o que foi pesquisado.

os caminhos percorridos para se obter o conhecimento desejado 3º Metodologia Explicação dos procedimentos utilizados para se atingir o objetivo do trabalho os caminhos percorridos para se obter o conhecimento desejado A definição da metodologia deve ser feita a partir do problema e do objeto de estudo Como?, Com quê?, Onde?, Quando?

Informações obtidas após a aplicação da metodologia. 4º Resultados Informações obtidas após a aplicação da metodologia. O aluno não poderá apresentar sua opinião, apenas expor e explicar os dados coletados a partir da metodologia escolhida. Na exposição e explicação dos dados o aluno poderá utilizar: gráficos, tabelas, trechos de entrevistas, organogramas. É importante destacar que as conclusões da pesquisa são apresentadas nesta etapa.

5º Conclusão 6º Referências O aluno comenta o processo de obtenção dos resultados, fala das dificuldades encontradas e sugere as perspectivas que se abrem, no futuro, a partir do trabalho desenvolvido. Deve falar se os objetivos propostos foram alcançados e se o problema de pesquisa foi respondido. 6º Referências É uma lista elaborada, em ordem alfabética, contendo o nome do autor, o título da obra e os demais dados necessários para a identificação dos textos utilizados na construção do trabalho.

7º Anexos Cópia de todos os documentos que foram importantes para o desenvolvimento do trabalho, tais como: Roteiro de Entrevista Fotos Leis Modelo de Questionário Aplicado Modelo do Termo de Consentimento e outros.

RESUMO DO TRABALHO O resumo será estruturado de forma clara, com as informações necessárias ao seu entendimento. Ele deve ser entregue junto com o trabalho escrito e obedecer às normas: 1) título pleno em letras maiúsculas e em negrito; 2) os nomes com o último sobrenome de cada autor em caixa alta; 3) os nomes com o último sobrenome do orientador (Professor-Tutor) em caixa alta; 4) colocar o endereço eletrônico ao lado dos nomes; 5) texto corrido do resumo, que deve conter, no máximo de 300 palavras. No final, constar três palavras-chave e as referências. O resumo não poderá conter em sua formatação: negrito, tabelas, gráficos, ilustrações,fotos, fórmulas matemáticas (podem ser escritas por extenso), parágrafos com espaçamentos ou tabulações.

Título: A FUNÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA NA EMPRESA Alunos: BATISTA, Antonio Nogueira. e-mail: ban@una.br MOREIRA, Alberto e.mail: moreira@una.br NAVES, Sergio Pereira e.mail: pereira@una.br SANTOS, Bruno e.mail: bruno@una.br SILVEIRA, Ana Maria e.mail: ams@una.br ZAHAR, Jorge e.mail: jorge@una.br Orientador: MOREIRA, Glória. e-mail: gloria.moreira@una.br Resumo Diante das profundas mudanças que o mundo empresarial está sofrendo depois do processo de globalização, as empresas não podem deixar de estabelecer muito claramente quais são os valores que norteiam seu trabalho e a finalidade do serviço que se está prestando à sociedade. Esta pesquisa foi buscar em empresas que já definiram seu Código de Ética ou a sua Carta de Valores respostas para entender como se deu este processo e os motivos que levaram as empresas a definirem estas metas. O que se pôde apreender é que é consenso em todas elas que, sem valores e princípios de conduta dentro de uma empresa, fica muito difícil atender com eqüidade a todas as demandas que hoje se apresentam aos empresários. Palavras - chave: ética – presença no mercado globalizado - valores Referências: BAUMAN, Zigmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. CHALITA, Gabriel. Os dez mandamentos da ética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. 5 ed. São Paulo: Pioneira, 1993. FRIDMAN, Luiz Carlos. Vertigens pós-modernas; Configurações institucionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. LATOUCHE, Serge. A ocidentalização do mundo. Tradução de Celso Mauro Pacionik. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. MACIEL, Tânia Barros. Da sustentabilidade à sustentabilidade do Ser: por um Desenvolvimento Humano Durável. In: D’ÁVILA, Maria Inácia & PEDRO, Rosa (org.) Tecendo o desenvolvimento: saberes, gênero e Ecologia Social. Rio de Janeiro: Mauad-Bapera Editora, 2003. PARÁGRAFO ÚNICO