TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M. 2012 Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.

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Transcrição da apresentação:

TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil VI Fórum EaD/UNIPAMPA Santana do Livramento-RS

INTRODUÇÃO  Objetivo: Fazer uso das TIC’s no ensino fundamental como ferramenta auxiliar ao processo ensino aprendizagem.  Público alvo: Comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Urbano das Chagas do município de Dom Pedrito/RS, Brasil.

A EVOLUÇÃO TECNOLOGIA  Presente em todos os ambientes no cotidiano da sociedade. RAPIDEZ  Na divulgação de informações. TIC’s  Facilitam o dia-a-dia.

PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Fundamento União dos princípios de ensinar e aprender.

TIC’s e o ENSINO APRENDIZAGEM ALUNOS Dificuldade de atenção em sala de aula Uso de práticas tradicionais PROFESSORES Dificuldade da utilização de recursos diversificados ao ministrar às aulas Contribui para a inclusão social e digital

EXEMPLOS DE TIC’s Linux educacional Lousa interativa Tablet ComputadorEducablog – Blog da educação

A ESCOLA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CORONEL URBANO DAS CHAGAS SALA DIGITAL 1957 – Grupo escolar Coronel Urbano das Chagas. Compreende os 9 anos do ensino fundamental brasileiro.

METODOLOGIA Primeiro contato:  Realizada visita.  Sala Digital: 19 processadores e 28 monitores.  Sistema operacional: Linux Educacional.  Conhecer as razões pelas quais o ambiente não é utilizado com frequência. Atividades 2012:  Monitoramento da sala digital e acompanhamento de turmas nas quinta-feira e sexta-feira durante todo o ano.

METODOLOGIA Aplicação de questionários: Conhecimento do perfil dos professores, recursos disponíveis e percepção dos educadores. Turnos da manhã e tarde. 31 questionários. Junho de questões qualitativas e quantitativas. Tabulação, sistematização e análise: SPSS 15 (Statistical Package fot the Social Sciences).

METODOLOGIA

RESULTADOSEDISCUSSÕES RESULTADOS E DISCUSSÕES ÁREAS DE ATUAÇÃO Nº Entrevistados % Entrevistados Ciências Exatas412,90 Ciências Biológicas412,90 Ciências Humanas1135,48 Línguas619,35 Séries Iniciais412,90 Ciências Exatas e Biológicas13,23 Orientação Educacional13,23 Total31100,00 Tabela 1. Distribuição da amostra no que se refere à área de atuação dos professores. Fonte: Pesquisa de Campo (2011)

RESULTADOS E DISCUSSÕES Questionamentos Sim (%) Não (%) Não Sabe/Não Respondeu (%) Conhece os recursos disponíveis nos computadores da escola? 61,2932,266,45 Conhecimento para operacionalização de computadores com o sistema Linux? 35,4861,293,23 Acredita ser importante oferecer alternativas de ensino diferenciadas para os alunos? 100,000,00 Tabela 2. Conhecimento dos Educadores em rela ç ão aos recursos dispon í veis na Sala Digital da E.E.E.F. Coronel Urbano das Chagas. Fonte: Pesquisa de Campo (2011).

Em relação à tecnologia como meio de aprendizagem que pode ser inserido no cotidiano dos professores e alunos. 314,005,004,840,37 Em relação ao uso da internet e softwares direcionados ao aprendizado e compreensão dos conteúdos. 314,005,004,350,49 Percepção dos ProfessoresNMínimoMáximoMédia Desvio Padrão RESULTADOS E DISCUSSÕES Fonte: Pesquisa de Campo (2011). Tabela 3. Percepção dos educadores acerca da atividade profissional e do uso das tecnologias.

RESULTADOS E DISCUSSÕES Figura 1: Sentimento do professor em relação à sua profissão de educador (a). Fonte: Pesquisa de Campo (2011)

CONSIDERAÇÕESFINAIS CONSIDERAÇÕES FINAIS Século do conhecimento e da informação Análises: Maioria dos educadores com mais de 10 anos de magistério. Unamidade sobre a importância das TIC’s na educação. 32,26% não conhece os recursos dispostos na escola. 61,29% não conhece ou pouco conhece sobre o Linux.

 Professores dependentes de atividades associadas à internet.  Falta de interesse por parte dos alunos em relação às atividades que não envolvem a internet.  Aprendizado dos alunos a partir de jogos infantis.  Poucas vezes os professores solicitaram atividades relativas às matérias aplicadas (atividades de mapas, coletivos, história do município). CONSIDERAÇÕESFINAIS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Utilização das TIC’s como ferramenta auxiliar na educação. CONSIDERAÇÕESFINAIS CONSIDERAÇÕES FINAIS