PROGRAMA DE ERGONOMIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Meio Ambiente
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
O papel das comissões de controle de infecção hospitalar 16 de agosto de 2006 Estratégias para aumentar o compromisso do profissional com a prática da.
Investigação de Surtos
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
REQUISITOS DO SGA - ISO REQUISITOS GERAIS
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Capítulo 9 Shop floor control (SFC), Manufacturing Execution Systems (MES) e Sistema de programação da produção com capacidade finita.
Implantação do Sistema MRP II
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE USO DO ESPECTRO DE RADIOFREQUÊNCIAS
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Gestão Orientada para Resultado
6º Workshop de Responsabilidade Social Sustentabilidade na Estratégia das Organizações: Desafios e Oportunidades Sustentabilidade na Estratégia da Empresa.
GESTÃO DO DESEMPENHO HUMANO
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Tecnologia da Informação Missão da SETEC: Melhorar os resultados do TCU por meio da otimização de seus processos.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Gledson Pompeu Corrêa da Costa
Políticas de gestão pública e ampliação do controle: questões a partir de experiências recentes e perspectivas futuras Seminário Avaliação da Gestão Pública.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Secretaria de Comunicação
Segurança de Dados no MAER.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Organização e Redução de Custos
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Diretoria Operacional Diretoria Administrativa
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Missão Visão Valores.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Conceitos e características dos Projetos
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Brasília, 07 de abril de 2009 Zoneamento Ecológico.
Avaliação da contribuição do P-detergente cenário crítico (dados IBOPE) População estimada: 600 mil 1)Quanto da carga sub-total urbana é proveniente do.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Para cumprimento do Decreto /07
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
I ENCONTRO SOBRE TREINAMENTO EM CRM
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE ERGONOMIA

2. ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO: PROGRAMA DE ERGONOMIA 1. OBJETIVO: Desenvolver uma consciência ergonômica em todos os envolvidos, através de um sistema de informação e capacitação, na busca da melhoria contínua das condições e ambiente de trabalho. 2. ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO: PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO CONTROLE E REVISÃO

ETAPA I PROGRAMA DE ERGONOMIA 1. Compromisso da Organização PLANEJAMENTO ETAPA I 1. Compromisso da Organização 2. Definição de um responsável por Ergonomia 3. Formação e capacitação do Comitê Ergonômico 4. Estabelecimento de metas 5. Edição de um plano por escrito

ETAPA 2 PROGRAMA DE ERGONOMIA DESENVOLVIMENTO ETAPA 2 1. Elaborar um laudo de avaliação ergonômica 2. Definir um plano baseado no risco ergonômico 3. Desenvolver, registrar e implementar os controles 4. Avaliar a efetividade e documentar os resultados 5. Programa de treinamento para todos os envolvidos

ETAPA 3 PROGRAMA DE ERGONOMIA CONTROLE E REVISÃO ETAPA 3 1. Monitoramento das tendências estatísticas 2. Avaliação sistemática do plano como um todo 3. Comunicação dos resultados 4. Revisões periódicas 5. Ajuste do plano (período anual)

Nosso Programa de Ergonomia busca... Beneficiar Empresa e os Colaboradores Obtenção dos objetivos econômicos e manutenção / melhoria da saúde ATUAMOS... 1. Diagnosticando riscos ergonômicos Saúde Segurança Conforto Eficiência 2. Conscientizando todos os envolvidos 3. Propondo soluções definitivas (controles) 4. Permitindo gradativa autonomia e sustentabilidade

PROGRAMA DE ERGONOMIA Especialistas HSO: Dra. TATIANA KARPUSENKO – Ergonomista (ergonomia@hso.com.br) Dr. MARCELO HAICK – Diretor Presidente (diretoria@hso.com.br) www.hso.com.br - Telefone: (13)3219-5556