NOVA REALIDADE DO SEGURO DE PESSOAS São Paulo - 24 de setembro de 2006
ASPECTOS DA NOVA REGULAMENTAÇÃO ASPECTOS DA NOVA REGULAMENTAÇÃO PRODUTOS INDIVIDUAIS PRODUTOS INDIVIDUAIS PRODUTOS COLETIVOS PRODUTOS COLETIVOS DETERMINANTES PARA O CRESCIMENTO DETERMINANTES PARA O CRESCIMENTO DESAFIOS E OPORTUNIDADES DESAFIOS E OPORTUNIDADESÍNDICE
ASPECTOS DA NOVA REGULAMENTAÇÃO Resoluções CNSP 107 e 117 de 2004 Circulares Susep 302 e 317 de 2006
OBJETIVOS: NOVA REGULAMENTAÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DE REGRAS PARA ESTRUTURAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE DAS RELAÇÕES CONTRATUAIS CONSOLIDAÇÃO DAS REGRAS EQUILÍBRIO E SOLVÊNCIA DO SISTEMA
NOVA REGULAMENTAÇÃO Alteração e consolidação das normas que dispõem sobre estipulação de seguros, responsabilidades e obrigações dos Estipulantes e Seguradoras Alteração e consolidação das regras de funcionamento e dos critérios para operações das coberturas de risco nos Seguros de Pessoas Coberturas classificadas em básicas e adicionais, sendo que qualquer cobertura poderá ser considerada como básica, desde que definida em Nota Técnica Carência de 2 anos para suicídio - Código Civil Cobertura de IPD desmembrada em: Invalidez Funcional por Doença (IFPD) e Invalidez Laborativa por Doença (ILPD) Possibilidade de inclusão de carência nas coberturas que não sejam decorrentes de acidente
NOVA REGULAMENTAÇÃO Planos Coletivos
PRODUTOS INDIVIDUAIS
OPORTUNIDADES Novos Produtos Individuais Flexibilidade, amplitude e consistência do leque de produtos Produtos equiparáveis ao mercado externo
PRODUTOS COLETIVOS
ESTRUTURA DE PREÇO / RISCO TÉCNICO
DETERMINANTES PARA O CRESCIMENTO
CRESCIMENTO DO MERCADO COMPARATIVO NOS 1º SEMESTRES DE CADA ANO CONCENTRAÇÃO DO RAMO PRESTAMISTA FONTE: Site SUSEP - considerados os ramos 77, 81, 82, 91, 93 e Valores em R$ mil
DETERMINANTES PARA O CRESCIMENTO DO MERCADO DE SEGURO DE PESSOAS INSTITUCIONAL REGRAS ESTÁVEIS ESTABILIDADE POLÍTICA AMBIENTE INSTITUCIONAL SÓLIDO ASPECTOS ECONÔMICOS RENDA INFLAÇÃO / TAXA DE JUROS REAL SETOR BANCÁRIO DESENVOLVIDO PREVIDÊNCIA SOCIAL ASPECTOS DEMOGRÁFICOS NÍVEL EDUCACIONAL URBANIZAÇÃO Fonte: Thorsten Beck/Ian Webb - World Bank and International Insurance Foundation
PORQUE POPULARIZAR NÃO EXCLUSÃO SOCIAL AUMENTAR BASE DE CONSUMIDORES COMPETITIVIDADE TRANSPARÊNCIA AUMENTO DE DEMANDA MAIOR INTERESSE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESTÍMULO AO ENGAJAMENTO INSTITUCIONAL DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO
DESAFIOS E OPORTUNIDADES
DESAFIOS NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO AO NOVO CÓDIGO CIVIL PROCESSO DE TRANSIÇÃO DOS CONTRATOS COLETIVOS TRANSPARÊNCIA NAS RELAÇÕES CONTRATUAIS EQUILÍBRIO E SOLVÊNCIA DO SISTEMA
OPORTUNIDADES Vida Individual POPULARIZAÇÃO DO SEGURO DE VIDA -Vida Individual Flexibilidade, amplitude e consistência do leque de produtos equiparáveis ao mercado externo NOVOS PRODUTOS - Flexibilidade, amplitude e consistência do leque de produtos equiparáveis ao mercado externo OXIGENAÇÃO DAS APÓLICES COLETIVAS AMBIENTE PARA UM MERCADO MAIS EQUILIBRADO POSSIBILIDADE PARA RELACIONAMENTO DE LONGO PRAZO
OBRIGADO!