Competências do Professor:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Avaliação e qualidade do ensino
O equilíbrio formação pessoal / formação profissional
Introdução à Ciência e suas Metodologias
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas.
Propagação de Ondas e Antenas
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS:
Administração para Engenharia
Administração Organizacional
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Auditoria de Segurança da Informação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Sofia Esteves do Amaral
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Questões sobre quatro quadrados
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
O que você pode fazer para reduzir a evasão
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Nível de alfabetização O que dizem os índices da
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Características de um bom professor de biologia
Salas de Matemática.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Universidade Estadual de Maringá
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
CURRICULO +.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
AS PROFISSÕES DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Metodologia Científica
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Atuais Propostas Curriculares.
Conhecimento: imagens e ação docente
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Currículos: a fragmentação disciplinar e seus antídotos UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 Nílson José Machado Universidade de São Paulo/Faculdade.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Competências do Professor:
Competências do Professor:
Transcrição da apresentação:

Competências do Professor: VIII Congresso de Educação de SALTO/SP 4 de julho de 2012 Espaços e Tempos do Conhecimento: Aula, mais que aula, menos que aula Competências do Professor: Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad @ usp.br www.nilsonjosemachado.net

Organização da Escola: espaços, tempos, alunos, disciplinas Competências: elementos para uma teoria Organização da Escola: espaços, tempos, alunos, disciplinas Nas séries iniciais: PROFESSOR, PROFESSORA de alunos Depois: PROFESSOR DE disciplinas... menos que aula...aula...mais que aula

Organização da Escola Dois recados de Ortega y Gasset: Pedagogia das Secreções Internas (desejos, valores, projetos) A ameba e o especialista (unidimensionalidade é violência) Ser feliz também se aprende!

Recuperação/Aprofundamento A Escola e os ALUNOS ALUNO: o que deve ser alimentado (do latim, alere) DESEJOS/VALORES/PROJETOS desilusão: luxo de minorias disseminar desilusão: crime hediondo Recuperação/Aprofundamento (não há qualquer fundamento para a falsa etimologia sem luz)

Currículos: fragmentação disciplinar crescente Creche Fundamental I Fundamental II Ensino Médio Ensino Superior Pós-Graduação

Contra a fragmentação curricular: competências pessoais Competência, numa frase: capacidade de mobilizar o que se sabe para realizar o que se projeta Desejo (valores) Conhecimento Ação

COMPETÊNCIAS: o que diziam nossos avós... “É preciso sair da escola sabendo LER, ESCREVER, CONTAR” (reading, writing, arithmetic) Hoje: do “monoanalfabeto” ao “polianalfabeto” (ciências, informática, ...) Como sintetizar um elenco de competências?

Currículo: Quais disciplinas? Quais competências? - Os três “R”s já não bastam antes: monoanalfabetismo hoje: polianalfabetismo... Lista de competências: generalidade x especificidade

COMPETÊNCIAS: especificidade/generalidade Aprender a ser Aprender a aprender Aprender a viver juntos Aprender a fazer FÁCIL E INÓCUO ACORDO...

Riscos da “Lista” exaustiva. J. L Riscos da “Lista” exaustiva... J. L. Borges O idioma analítico de John Wilkins “...os animais se dividem em: pertencentes ao Imperador embalsamados amestrados leões sereias fabulosos cães em liberdade incluídos nesta classificação que se agitam como loucos inumeráveis desenhados com um pincel finíssimo de pele de camelo etc. que acabam de quebrar o vaso que de longe parecem moscas.

COMPETÊNCIAS: relação fundamental com disciplinas Currículo é ELENCO de DISCIPLINAS, que são vias para o desenvolvimento das COMPETÊNCIAS Não existe oposição entre DISCIPLINAS e COMPETÊNCIAS DISCIPLINA é conteúdo; COMPETÊNCIA é pessoal

A complementaridade DISCIPLINAS/COMPETÊNCIAS DISCIPLINAS (explícito) currículos, programas COMPETÊNCIAS (tácito) desenvolve-se por meio dos conteúdos

DISCIPLINAS e COMPETÊNCIAS: a pessoa no centro das atenções DISCIPLINAS são meios... COMPETÊNCIAS são fins... PESSOAS são (ou não) COMPETENTES Não existem OBJETOS COMPETENTES!

Quais as COMPETÊNCIAS a serem desenvolvidas? Três eixos fundamentais: Expressão/Compreensão Argumentação/Decisão Contextuação/Imaginação TODAS AS DISCIPLINAS BUSCAM ISSO! PESSOAS são (ou não) COMPETENTES Não existem OBJETOS COMPETENTES!

Competências dos alunos: três eixos fundamentais contextuação expressão decisão argumentação compreensão imaginação

Competências: visão panorâmica concreto eu síntese análise outro abstrato

Currículo: DISCIPLINAS ou COMPETÊNCIAS? - Não existe currículo por competências sem disciplinas Não existe currículo por disciplinas sem competências Articulação entre disciplinas e competências é necessária

é preciso vivência/convivência Como trabalhar com as DISCIPLINAS tendo em vista as COMPETÊNCIAS PESSOAIS ? É PRECISO REORGANIZAR OS ESPAÇOS E OS TEMPOS DA ESCOLA! Não bastam aulas, é preciso vivência/convivência As pessoas são multidimensionais; a unidimensionalidade é uma violência! CON 18

Organização da escola: múltiplos espaços do conhecimento Competências pessoa teatro, cinema, palestra ... mais que aula aulas espaço principal professor, cartógrafo menos que aula convivência,orientação, tutoria

Disciplinas e competências: diferentes espaços do conhecimento # Aula: espaço disciplinar # Centros de interesse (espaços transdisciplinares): CIÊNCIA – TECNOLOGIA TRABALHO - CULTURA # Depuração de interesses: tutoria, orientação

IDEIAS Como transitar das DISCIPLINAS até as COMPETÊNCIAS PESSOAIS ? FUN DA MEN TAIS COM PE TÊN CIAS CON TEÚ DOS 21

favorecem a articulação entre as diversas partes da disciplina Que são “ideias fundamentais? ESTRUTURAÇÃO LINGUAGEM TRANSBORDAMENTO são passíveis de compreensão na linguagem ordinária ultrapassam as fronteiras disciplinares, favorecendo a articulação entre as diversas disciplinas favorecem a articulação entre as diversas partes da disciplina 22

Cultura e Educação: espaços do conhecimento Educação ação, projetos, valores ESCOLA Cultura cultivo, memória, valores

Cultura e Educação: o equilíbrio entre duas síndromes “GABRIELA” (reação ao novo, reacionarismo) ESCOLA “RAUL SEIXAS” (tecnologia, o novo como valor)

Competências do Professor: VIII Congresso de Educação de SALTO/SP 4 de julho de 2012 Espaços e Tempos do Conhecimento: Aula, mais que aula, menos que aula Competências do Professor: Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad @ usp.br www.nilsonjosemachado.net