ROTEIRO PEDAGÓGICO – CIÊNCIAS 4º ANOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A água como guerra do futuro
Advertisements

Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Projeto - A escola e o meio ambiente
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
PLANO DE AULA SERIE: 1ª serie do Ensino médio
PROJETO TEMÁTICO ÁGUA Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Camadas da Terra TERRA de uma maneira lúdica e harmônica A NATUREZA (Música) Desenvolvimento (Transparências) Avaliação (Letra da Música) Conclusão (aprendizado.
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
PENSE COMA PRESERVE.
A ÁGUA EM NOSSA VIDA HIDROSFERA.
A Água e a Biodiversidade
O Planetinha Amarelo.
Tema : O Ciclo da ÁGUA, sua utilização e estados físicos.
Ambiente e Poluição.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Este PPS não tem senha de segurança, para que você possa estudar
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
Uso consciente da água na Educação Infantil
DESPERDICIO DE ÁGUA POTÁVEL
Recursos hídricos.
Nomes:Pedro Guilherme e Mateus Carvalho 7º Ano ‘B’
Escola EBI/JI José Carlos da Maia
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
A parte que nos cabe Certa vez ouvimos uma fábula que nos fez refletir acerca dos ensinamentos que continha.   Tratava-se de um incêndio devastador que.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Educação Ambiental e Saúde “Jovem educa jovem, mas educam também todos aqueles que têm mente e coração abertos, conscientes de que a mudança depende de.
Explorando….Recursos hídricos
Que importância ela tem em nossa vida ???
A natureza.
Elaborado por: Cláudia André Rita Almeida
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Iniciativa Parceiros.
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
O LIXO E A RECICLAGEM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A RECICLAGEM – O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO? 2º ano.
O Patinho Feio Língua Portuguesa Ensino Fundamental I
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
E.E. Miguel Sutil DIA MUNDIAL DA ÁGUA Professora: Sueli Palambo Ciências Alunos: Deborah Geovana Parussolo Lucas Silva Muniz Camapuã – MS 2015.
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
40º13'37,42''N 7º36'37,42''W Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Paúl Paúl – Covilhã – Castelo Branco Paula Pires (CN), Fernando Machado (CN) Bosque da.
Profª Márcia Velista Cavalcante
Era uma vez um pequeno planeta amarelo.
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
ÁGUA Alunos(as):.
Aprendendo com os Animais
Projeto água aplicado na Escola Municipal Sebastião Mendes
FABIANA DE PAULA PEREIRA
RELATÓRIO DO PROJETO COLETIVO
SANEAMENTO Prof. Felipe Diogo Teixeira.
PROJETO RENASCENTE DE ARAUCÁRIA
Água a energia da vida.
Tecnologia e Impacto Ambiental Educação Tecnológica 7.º/8.º/9.º.
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Desmatamento: A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar.
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
Meio Ambiente Pontifícia Universidade Católica de Campinas Curso de Ciências Biológicas PET Biologia.
“Por um mundo mais sustentável” Autores: Alunos do 3º ano A – 2011 Professoras: Andréia Rossetto e Fabiana Faria de Oliveira Comunidade Educacional “O.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Dia Mundial da Água EE Prof. José Mazella. Justificativa A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela.
Eco – Código 2015/2016 8ºB. - Se a sustentabilidade diminuir o planeta vai explodir. - Se queres o mundo preservar, deves poupá-lo e reutilizar! - Reutilizar.
Nosso planeta é formado por elementos Bióticos e Abióticos
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

ROTEIRO PEDAGÓGICO – CIÊNCIAS 4º ANOS   TEMA: ÁGUA Simone Tavares Ana Lucia Almeida

1- OBJETIVOS: Gerar e difundir conhecimento e atitudes que reforcem os direitos e deveres de todos os cidadãos com relação aos recursos hídricos, ao saneamento. Mostrar a importância da preservação ambiental para a melhoria da qualidade de vida.

2- CONTEÚDOS : Ciclo da água. Razões para poupar água. Água e energia. Saneamento básico. Tratamento da água. Água e saúde. Ações de cidadania.

3- ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS : Iniciar com o “ciclo da água na natureza”, fazendo com que o aluno perceba que o ciclo se iniciou há bilhões de anos atrás e continua se repetindo. Leitura do livro “Aventuras de uma gota d'água” (editora Moderna) que conta, de maneira lúdica, todo o ciclo da água. Após a leitura, os alunos confeccionam seus próprios livrinhos.

3- ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS : Colocar a importância da preservação da água potável, mostrando que a quantidade de água doce é bem menor do que de água salgada. Desenvolver atividades em grupos, tirando as formas de cada um ajudar na diminuição do consumo de água para a preservação do planeta. Elaborar cartazes informativos, pesquisar contas de água e compará-las.

3- ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS : Contar aos alunos uma lenda budista - houve um grande incêndio na floresta e vários animais fugiram; somente um pássaro, carregando gotas de água no bico, tentava apagar o fogo. O macaco riu do pássaro, mas ele disse que estava fazendo a sua parte. Isso nos ensina que uma gota só é pouco,mas com muitas se faz um aguaceiro. Se cada pessoa fizer a sua parte, o planeta vai melhorar muito.

3- ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS : Conversar com os alunos sobre a importância do Saneamento básico para a saúde das pessoas e todo o processo de tratamento que a água deve passar. Pode-se construir maquetes, para que o aluno manuseie e perceba como a água chega até as suas casas. Relacionar a importância da água para fornecimento de energia elétrica e as ações que podem ser feitas para evitar o desperdício.

3- ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS : Utilizar as atividades do módulo de Ciências sobre a água, o qual possui atividades de reforço, fixando todo o assunto trabalhado. Finalizar trabalhando a música Planeta Água, de Guilherme Arantes.

4- BIBLIOGRAFIA : Livro “Aventuras de uma gota d'água” - Samuel Murgel Branco, editora Moderna. Almanaque da água – SABESP Site www.sabesp.com.br Site da Educação – Conexão do Saber