UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física Ives Solano Araujo Eliane Angela Veit I Encontro Estadual de Ensino de Física Novembro 2005 Instituto de Física.
Propostas de mudanças curriculares na graduação e novas tecnologias no ensino de Física E. A. Veit Instituto de Física – UFRGS 08/2002.
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Modelagem computacional no ensino de Física
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
A Periculosidade Penal como Conceito Histórico e Ideológico Hermínia Geraldina Ferreira de Carvalho Iniciação Científica – Fundação Araucária – 2012/2013.
Políticas públicas e indicadores culturais: algumas questões
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Bioética na Formação Profissional
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Objetivos da atividade introdutória
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
A percepção do usuário nas políticas e ações de saúde pública
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Snap Together Visualization. Introdução - Exploração Visual de Dados Aplicada em conjuntos de dados abstratos. Facilitar a percepção de padrões, tendências,
1 PESQUISA QUALITATIVA 1. Falsas dicotomias 2. Quantidade e qualidade 3. Matéria e espírito 4. Dimensões da realidade 5. Complexidade.
PROGRAMA DE ERGONOMIA.
8 setembro 2008Iara Guerriero Pesquisa Qualitativa e Revisão Ética no Sistema CEPs-CONEP Iara Coelho Zito Guerriero Psicóloga - Doutora em Saúde Pública.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
Introdução à Economia 2ª AULA.
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
BERKELEY E O IMATERIALISMO
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior
Tipo de Pesquisa Exploratória Descritiva Explicativa Pergunta
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Curriculum and Instructions in ITs. Pesquisa e Prática em Tutores Automáticos Partindo da descrição antecedente de onde a pesquisa em tutores automatizados.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
RELAÇÕES HUMANAS Ética.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Paulo Freire e Infância: amorosidade e construção da Paz
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Passagem do Mito ao Lógos no surgimento da filosofia
PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Medicina UFSCAR BOTUCATU, 2006.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS E A ANÁLISE ÉTICA PROF. DR. RUDNEY DA SILVA

ASPECTOS PRELIMINARES Atitude Científica Conhecimento Científico Pluralidade Correntes Epistemológicas Análise Ética ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

APONTAMENTOS Atitude Científica Posicionamento crítico frente à veracidade absoluta e aplicada das coisas, exigindo consciência, autonomia e ética na produção do conhecimento científico. ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

APONTAMENTOS Conhecimento Científico Conhecimento racional baseado em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas, que exige que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade relativa sobre a realidade. ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

APONTAMENTOS Correntes Epistemológicas Epistemologia Positiva Epistemologia Transdisciplinar Epistemologia Fenomenológico-Hermenêutico Epistemologia Histórico Epistemologia Crítico Epistemologia Arqueológica Crítica epistemológica de Kuhn Crítica epistemológica de Feyerabend ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

EPISTEMOLOGIA POSITIVA - COMTE O conhecimento científico é objetivo, quantitativo, homogêneo, generalizador, diferenciador, metódico e racional baseado em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas, que exige que as teorias sejam internamente coerentes e mostrem a verdade sobre a realidade através de leis. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

PARADIGMA TRANSDISCIPLINAR - MORIN Questiona a separação provocada pelo paradigma cartesiano, entre sujeito X objeto, alma X corpo, qualidade X quantidade, etc, assim como a prevalência do ocidente sobre o oriente. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

PARADIGMA FENOMENOLÓGICO - HUSSERL Questiona a supremacia do conhecimento científico próprio da perspectiva positivista, assim como seus métodos para estudar fenômenos humanos e suas complexas especificidades. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

PARADIGMA HISTÓRICO - BACHELARD Questiona a ciência e sua própria visão de ciências, necessitando de uma perspectiva histórica à ciência, assim como a revisão constante, especialmente pela filosofia das ciências. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

PARADIGMA CRÍTICO - HARBEMAS Questiona a responsabilidade da ciência, seu compromisso social e os usos que muitos tipos de produção científica se destinam, assim como a necessidade política inerente ao homem-pesquisador que de forma alguma consegue ser puro ou neutro. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

PARADIGMA ARQUEOLÓGICO- FOUCAULT Questiona a superioridade do conhecimento científico sobre saberes humanos subjacentes, como por exemplo, a cultura, assim como busca reunir as ditas ciências humanas, constituídas de caráter racional e científico. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

CRÍTICA À CIÊNCIA - KUHN Questiona a perspectiva unívoca e invariável de produção científica. Entende que existe ciência pois existe um modelo compartilhado, que define o método, o sentido, o âmbito e os instrumento da pesquisa, em uma espécie de estrutura. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

CRÍTICA À CIÊNCIA - FEYERABEND Questiona radicalmente a ciência, o método, e a atitude científica, assim como admite que o avanço humano efetivo pode ocorrer por uma combinação afortunada de fatores, sistemático ou fortuitos, científicos e não científicos, racionais e irracionais, etc. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

ASPECTOS METODOLÓGICOS PARADIGMA DE BASE LINGUAGEM PRÓPRIA PAPEL DO PESQUISADOR PAPEL DO PESQUISADO CAMPO DE PESQUISA PROCEDIMENTOS DE PESQUISA INSTRUMENTOS DE PESQUISA DISCUSSÃO ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

QUADRO SINÓTICO Paradigma de base CorrenteCorrente Positiva Fenomenológica Linguagem VariávelCategoria Pesquisador NeutroPolítico Pesquisado Passivo (objeto)Ativo (sujeito) Campo LaboratórioRealidade Procedimentos A prioriA posteriori Instrumentos Padronizados Construídos DISCUSSÃO ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

ASPECTOS ÉTICOS MÉTODOS ALTERNATIVOS (IV.C) CONFIDENCIALIDADE (IV.G) BENEFÍCIO (V.C) DANO À SAÚDE (V.3) DISCUSSÃO ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

ASPECTOS ÉTICOS HIPÓTESES (VI.2.A) DETALHAMENTO A PRIORI - MÉTODO (VI.2.C) - LOCAL (VI.2.H) - POPULAÇÃO (VI.3.A) PROTEÇÃO À SAÚDE (VI.3.G) DISCUSSÃO ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

Fundamentação legal ou normativa Prevalência de algumas áreas científicas Composição dos Comitês de Ética Desenvolvimento científico, social, político, econômico, entre outros estão intimamente relacionados Conhecimento científico é plural Respeitar as especificidades epistemológicas CONSIDERAÇÕES FINAIS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS