Cadeia Produtiva PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Advertisements

Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
OGMs na Agricultura Mundial e Brasileira
A Experiência do Grupo Plantar
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Gestão de Gases de Efeito Estufa MUDANDO O FUTURO - FEA/USP, 24/08/2006 Vicente H. Schmall.
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Economias de Escala e Comércio Internacional
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Capítulo 9 Shop floor control (SFC), Manufacturing Execution Systems (MES) e Sistema de programação da produção com capacidade finita.
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
Fármacos e Medicamentos Prospecção em Fármacos e Medicamentos : respondendo aos desafios Competitividade e padrão de inovação: desafios, obstáculos e barreiras.
A INDÚSTRIA QUÍMICA CONSTRUINDO A RIQUEZA DO BRASIL Apresentação de Nelson Brasil de Oliveira no I Encontro Regional de Química – RJ/ES Agosto/20051/10.
Supply Chain Management
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
Controle de Poluição da Industria de Alimentos
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Classificação dos Produtos Por Carlos Reis. Classificação dos Produtos: Produtos de Consumo Produtos e serviços vendidos a consumidores. Produtos Industriais.
Ciências de Materiais I
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Secretaria de Comunicação
Segurança de Dados no MAER.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
Mario H. Marins Natália Fialho
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Impactos Sócio-econômicos causados pela substituição do STPP por outro builder.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
Destinação Adequada de Pneus Inservíveis
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
Informação para a Gestão em Saúde: Rede Gaúcha de Informações em Saúde Participação no 1 º Seminário de Disseminação das Experiências Inovadoras no SUS.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
INDÚSTRIA DO COURO / MEIO AMBIENTE
Administração de Sistemas de Informação
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Estágio Supervisionado Aluno: Felipe Pinto Coelho Palma
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
Novembro 2009.
Estágio Supervisionado X Leandro Tavares Caridade Rodrigo Silva Martins23/07/
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
26/05/11 1.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
Transcrição da apresentação:

Cadeia Produtiva PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva Cadeia produtiva é o conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto. Isso inclui desde as matérias primas, máquinas e equipamentos, produtos intermediários até o produto final, a distribuição e a comercialização. São esses elos que formam, de maneira geral, uma cadeia produtiva.

Cadeia Produtiva PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva Priorização Aumento do nível de emprego, ocupação e renda Expresso pelo objetivo específico de geração de emprego Desconcentração produtiva Expresso pelo objetivo específico de desconcentração regional Ganhos de competitividade Expresso pelo objetivo específico de aumento das exportações e competição com as importações

CADEIAS PRODUTIVAS PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL CADEIAS PRODUTIVAS Situação Atual Elos têm conhecimento limitado da dinâmica da cadeia produtiva como um todo Cada Elo se volta fundamentalmente para o elo anterior e o posterior Elos competem entre si É um processo desarticulado

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL

Fóruns de Competitividade PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Fóruns de Competitividade são espaços de diálogo entre o setor produtivo, governo e congresso nacional para promover a discussão e busca de consenso em relação aos gargalos, oportunidades e desafios de cada uma das cadeias produtivas que se entrelaçam na economia brasileira.

Fóruns de Competitividade PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Fóruns de Competitividade inovador usa o conceito de cadeias produtivas ao invés do conceito de setor busca a convergência para um só diagnóstico busca o estabelecimento de metas e ações desafiaforas de forma participativa e consensual dá visibilidade ao conjunto de ações estabelece hierarquia e priorização de ações, aumentando a eficiência da ação política dá perspectiva temporal ao atendimento das demandas do setor produtivo, aumentando a previsibilidade do retorno dos investimentos.

Fóruns de Competitividade Instalados PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Fóruns de Competitividade Instalados Construção Civil Eletro-eletrônico Madeira e Móveis Plástico Têxtil e Confecções

Fóruns de Competitividade a Serem Instalados PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Fóruns de Competitividade a Serem Instalados Agronegócios Audiovisual Automotiva Cosméticos, Higiene Pessoal e Perfumaria Couro e Calçados Naval e Marinha Mercante Serviços (Turismo)

Cadeias Produtivas Pesquisadas PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeias Produtivas Pesquisadas Construção Civil Eletro-eletrônico Madeira e Móveis Plástico Têxtil e Confecções Couro e Calçados (em instalação)

Cadeia Produtiva da Indústria do Couro e Calçado PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria do Couro e Calçado Artefatos de Couro e de outros materiais Indústria Moveleira em Couro Indústria de Confecções em Couro Componentes em Couro para Indústria Automotiva e Aeronáutica Produtos Químicos Importação de Couro Indústria de Componentes Artefatos de Outros Materiais Calçados de Outros Materiais Máquinas e Equipamentos Calçados de Couro Pecuária de Corte Frigorífico Curtumes Coureiro Outros tipos de Couros e Peles

Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil 10,3 % do PIB em 1988 3,6 milhões de empregos diretos 2,17 milhões de empregos indiretos 7,83 milhões de empregos induzidos Déficit habitacional de 6 milhões de moradias Déficit comercial negativo positivo: cerâmicas, mármores e granitos negativo: materiais elétricos

Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil 204.855 empresas 115.939 edificações 10.811 construção pesada 1.660 montagem industrial 76.445 empreiteiros e locadores de mão de obra não incluídas empresas de materiais de construção É o mais produtivo da economia

Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil Balança comercial: 1995 US$ 139 milhões 1996 US$ 105 milhões 1997 US$ (81 milhões) 1998 US$ (178 milhões) 1999 US$ 63 milhões Destaque negativo para materiais elétricos Destaque positivo para cerâmica e para mármores e granitos

Cadeia Produtiva da Indústria Eletroeletrônica PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria Eletroeletrônica PIB : 1,12 % 230.000 empregos Exportação (exportado/produção) 10,42% Importação (exportado/produção) 50,15% Faturamento: 37 bilhões O mais importante segmento de mercado Mercado mundial US$ 3,5 trilhões Semicondutores US$ 200 bilhões e o Brasil US$ 70 milhões

Cadeia Produtiva da Indústria Eletroeletrônica PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria Eletroeletrônica Automação Industrial Componentes elétricos e Eletrônicos Equipamentos Industriais Material Elétrico de Instalação Geração, Transmissão, Distribuição de Energia Elétrica Informática Telecomunicações Utilidades Domésticas Eletroeletrônicas

Cadeia Produtiva da Indústria de Madeira e Móveis PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria de Madeira e Móveis Dois sub-sistemas: Processamento industrial de madeira Indústria moveleira 0,7 % do PIB em 1988 Balança comercial positiva: Brasil 10º lugar no comércio mundial (2%) Grande informalidade 800 mil empregos

Cadeia Produtiva da Indústria de Madeira e Móveis PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria de Madeira e Móveis Áreas críticas e questões-chave Meio Ambiente e Ecologia Qualidade Política setorial Mercado Tecnologia

Cadeia Produtiva da Indústria de Madeira e Móveis PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria de Madeira e Móveis Áreas críticas e questões-chave: Tecnoiogia Falta de centros de tecnologia e de formação Inovação em novos materiais Tratamento da madeira Base de dados tecnológicos Tecnologia passiva Aproveitamento de resíduos

Cadeia Produtiva da Indústria de Madeira e Móveis PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria de Madeira e Móveis Participação no PIB: 0,71 Empregos: 781.823 E xportação: 20,19% (exportação/produção)

Cadeia Produtiva da Indústria de Madeira e Móveis PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria de Madeira e Móveis Indústrias de equipamentos e insumos Empresas de prestação de serviços Extração Vegetal Lenha e Carvão Madeira Sólida Siderúrgica e uso energético Processamento mecânico da madeira (serrarias e fábricas de compensados, lâminas e painéis industrializados) Celulose e Papel Consumo doméstico Consumo industrial Indústria moveleira Construção Civil Exportação Gráfica e editoração Embalagens Consumo doméstico, industrial e comercial Indústrias a montante 2º Transformação industrial 1º Transformação industrial Produção de madeira

Cadeia Produtica da Indústria de Transformados Plásticos PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtica da Indústria de Transformados Plásticos Setor de plásticos: 0,7% PIB 176.000 empregos Exportação: 2,55 (exportado/produção) Faturamento: R$ 8 bilhões Enorme potencial no Agrobusiness Balança comercial negativa 70% dos empregos nas pequenas e médias empresas. Resinas são 60% e transformados 40%

Cadeia Produtica da Indústria de Transformados Plásticos PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtica da Indústria de Transformados Plásticos Foco de Prospecção Falta de estímulo à inovação Deficiência da infra-estrutura tecnológica Dificuldade de mobilização de recursos para inovação

Cadeia Produtica da Indústria de Transformados Plásticos PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtica da Indústria de Transformados Plásticos Nichos para inovação Embalagens para alimentos Materiais plásticos para construção civil Reciclagem de plásticos Plásticos biodegradáveis

Cadeia Produtiva da Indústria de Têxtil e Confecção PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria de Têxtil e Confecção Elos principais: Fibras e Têxtil Balança deficitária desde 1995 Participação no PIB caindo de 1,45% para 0,97% Volume no comério internacional: US$ 316 bilhões (52% de confecções) 1,6 milhões de empregos 2,7% do total de empregos e 13,9% dos empregos gerados na indústria de transformação 22.000 empresas Mercado interno : US$ 22 bilhões

Cadeia Produtiva da Indústria de Têxtil e Confecção PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria de Têxtil e Confecção Elos críticos e problemas associados: Matérias primas Composição das fibras Tecnologia embutida Tecnologia agrícola preventiva Desenvolvimento de fibra sintética Taxas e disponibilidade de financiamento Incentivos P&D para cultura agrícola Pragas do algodão

Cadeia Produtiva da Indústria de Têxtil e Confecção PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria de Têxtil e Confecção Elos críticos e problemas associados Produto Tipo commodity ou larga escala Acabamento Modernização e expansão do parque de equipamentos Melhoria em tecnologia para redução de custos de equipamentos e de produtos Treinamento de mão de obra Dependência de produtos químicos importados Ausência de cluster em pólos

Cadeia Produtiva da Indústria de Têxtil e Confecção PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Cadeia Produtiva da Indústria de Têxtil e Confecção Agropecuária Linho, Algodão, Juta, Sisal, Seda, Lã Mineração Amianto Celulose Raiom Petroquímica Eteno Poliéster Poliacrílico Nylon Elastano, Olefinica Máquinas Agrícolas Fibras Artificiais Fibras Sintéticas Máquinas Ferramentas Máquinas Têxteis Fibras Naturais Fibras Manufaturadas Fibras Têxteis Malharia Tecelagem Acabamento Confecção Componentes

Resultados da Pesquisa PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Resultados da Pesquisa Consulta ao Cadastro de Entidades de Classe do Setor Produtivo Brasileiro, base de dados com as principais instituições representativas do setor industrial brasileiro, com 7.000 registros aproximadamente Indicação, pelas entidades de classe a seguir, das 10 maiores empresas em cada elo da cadeia produtiva

Resultados da Pesquisa PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Resultados da Pesquisa   Construção Civil  Sindicato da Indústria da Construção Civil Couro e Calçado (em fase de instalação) Associação das Indústrias de Componentes de Couro e Calçado Associação Brasileira de Criadores Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores de Couro, Calçados e Afins Eletro-Eletrônico Associação Brasileira da Indústria Eletro-Eletrônica Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos

Resultados da Pesquisa PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Resultados da Pesquisa   Madeira e Móveis Associação Brasileira dos Produtores de Madeira Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário Plástico Associação Brasileira das Indústrias Químicas Associação Brasileira da Indústria do Plástico Têxtil e Confecção Associação Brasileira da Indústria Têxtil 

Resultados da Pesquisa PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Resultados da Pesquisa 227 empresas consultadas, sendo: Construção Civil 10 Couro e Calçados 30 Madeira e Móveis 46 Plástico 54 Têxtil e Confecção 26 Eletroeletrônico 61

Taxa de Retorno PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Taxa de Retorno Construção Civil 10% Couro e Calçados 13% Madeira e Móveis 4,4% Plástico 5,5% Têxtil e Confecção 15,4% Eletroeletrônico 5%

Perfil dos Respondentes PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Perfil dos Respondentes Diretor 47% Gerente 41% Técnico 12%

Área de atuação dos respondentes: PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Área de atuação dos respondentes: Marketing 01 Pesquisa 01 Planejamento 14 Tecnologia 01

Não 01 PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Existe monitoramento de informações estratégicas para apoiar a tomada de decisão, enquanto atividade de Inteligência Competitiva? Sim 16 Não 01

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Qual das especificações abaixo define melhor o trabalho de monitoração de informações para tomada de decisão existente na empresa?

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL O processo formal de monitoração de informações sobre o ambiente competitivo está vinculado a: Alta Administração 12 Área de Marketing 08 Área de Pesquisa & Desenvolvimento 07 Área de Planejamento 03 Área de Produção 02 Contratação de Consultoria ad hoc 04 Grupo de Trabalho Especial 04

Quantos funcionários trabalham exclusivamente com esse processo? PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Quantos funcionários trabalham exclusivamente com esse processo? Nenhum funcionário: 11 Alguns funcionários: 6

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL O monitoramento do mercado é feito, em assuntos ligados a: Concorrência 15 Clientes / Consumidores 15 Produtos 11 Processos 09 Tecnologia 14 Outro(s) Cadeias Produtivas 01 Internet 01 Revistas técnicas setoriais 01 Análises Financeiras 01 Feiras 01 Entidades ligadas ao setor afim 01

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Classifique as informações consideradas estratégicas pela empresa de acordo com o nível de relevância para cada uma das áreas abaixo: P = Peso

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL As informações circulantes na empresa, provenientes desta monitoração, são oriundas de quais fontes formais e informais?

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Fontes formais P = Peso

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Fontes informais P = Peso

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL A empresa mantem rede(s) estruturada(s) de especialistas internos formada(s) com o objetivo de apoiar a tomada de decisões? Sim 07 Não 10

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL No período de 1995 a 2000 a empresa capacitou funcionários em Inteligência Competitiva ou em atividades correlatas ? (Inteligência Empresarial; Inteligência de Negócios; Inteligência Corporativa; Gestão do Conhecimento; Gestão Estratégica do Conhecimento; Monitoramento Tecnológico; Inteligência Econômica; Informação para Negócios; Informação Empresarial) Sim 11 Não 06

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Número total de funcionários que participaram de cursos e/ou eventos nessa área: Até 5 (08) De 6 a 10 (03) Mais de 10 (01)

Sim 07 Não 10 PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL No período de1995 a 2000, a empresa promoveu eventos/seminários sobre Inteligência Competitiva ou área correlata? Sim 07 Não 10

Sim 01 Não 16 PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL A empresa utiliza softwares especializados em Inteligência Competitiva? Sim 01 Não 16

Quais? Softwares País de origem Matrism França Data View França PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Quais? Softwares País de origem Matrism França Data View França Vantage Point EUA Stastisc EUA

PANORAMA DE LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL EN CADENAS PRODUCTIVAS SELECCIONADAS DE BRASIL Como é disseminada a informação estratégica na empresa ? Verbalmente para os decisores 13 Redes internas de comunicação eletrônica 08 Relatórios técnicos/gerenciais 08 Publicações internas ( clipping, news letters, boletins, etc. ) 06 Relatórios de visitas/missões 06 Informes executivos (impactos estratégicos e ações sugeridas) 05 Seminários e conferências internas 06