Papel reciclado frente ao papel clorado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão Ambiental Prof a Rejane Freitas Benevides Paraíso, TO. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Profa Rejane Freitas Benevides
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
XP - Continuous Integration Leonardo Pereira Demilis.
Extreme Programmig Programação em Duplas Dificuldades e Benefícios.
AVALIAÇÃO OXIDATIVA DO ÓLEO RESIDUAL E BIODIESEL DURANTE A ESTOCAGEM Gabriela Menegon Buosi UFPR/TN Maria Cristina Milinsk Figura 1. Resultados das análises.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Processos de separação de misturas PROF. BETO
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Solver (Microsoft Excel) Ferramentas disponíveis para utilização
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Controle de Poluição da Industria de Alimentos
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS PROCIÊNCIAS O ESTUDO DOS PLÁSTICOS COMO FORMA DE INSERIR O COTIDIANO NO ENSINO DE.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
IV. INTRODUÇÃO À OBTENÇÃO DE CELULOSE E PAPEL
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Curitiba, 12 de Junho de 2007Carvão Vegetal TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E USO MÚLTIPLO DE CARVÃO ATIVADO. Bruno Bueno Carolina Griebeler Patrícia Quinsler.
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Classificação dos Produtos Por Carlos Reis. Classificação dos Produtos: Produtos de Consumo Produtos e serviços vendidos a consumidores. Produtos Industriais.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
Ciências de Materiais I
Economia e Mercado 6ª AULA.
Introdução à Economia 2ª AULA.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Jumpers 1. O que são Jumpers
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
EMBALAGENS CELULÓSICAS
TA 733 A – Operações Unitárias II
Mario H. Marins Natália Fialho
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
Impactos Sócio-econômicos causados pela substituição do STPP por outro builder.
RESOLUÇÃO CONAMA nº 9, de 31/08/93.
DETERGENTES Principal função
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Para cumprimento do Decreto /07
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
UFScar- CNI - IEL – SEBRAE
The Data Warehouse Toolkit
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
Tamanho da amostra em pesquisa primária
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
PROTEÍNAS.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Transcrição da apresentação:

Papel reciclado frente ao papel clorado Dr. Umberto Klock – pesquisador CNPq Professor Associado - Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal – Setor de Ciências Agrárias – UFPR klockuer@ufpr.br

AT059 Polpa e Papel Papel reciclado Papel clorado – papel branqueado Fibras virgens – fibras secundárias Papel não branqueado

Agenda: Introdução O que é papel? Materia prima Processos de obtenção de fibras Reciclagem do papel no Brasil Reciclagem do papel – aspectos Contribuição social Sustentabilidade

Introdução Mundialmente a cobrança da sociedade sobre a proteção do meio ambiente tem aumentado. Nos países industrializados são criadas organizações não governamentais que se preocupam com a deteriorização da natureza e que tem contribuído com pesquisas que buscam soluções aos problemas

O PAPEL, material em forma de folhas que se fabrica pelo entrelaçamento e união de fibras vegetais (celulose). É empregado para a escrita e impressão, além de outros inumeros fins especializados que vão desde filtração até a fabricação de determinados materiais de construção. O PAPEL tem sido um material básico para a civilização humana, e seu desenvolvimento atual iniciou-se na revolução industrial com o desenvolvimento de máquinas para sua produção em grande escala, assim é considerado em grande parte responsável pelo aumento dos níveis de alfabetização e educação em todo o mundo .

O que é papel? Papel é definido como sendo um produto bidimensional produzido a partir de uma suspensão aquosa de fibras celulósicas, que são entrelaçadas artificialmente e posteriormente desaguadas através de processos mecânicos e térmicos. Podem receber ou não aditivos químicos: cargas minerais, colas, corantes, acabamentos supeficiais, etc.

Papel Fotografia em microscópio eletronico ( 1mm = 1000 m)

Matéria-Prima Em escala mundial a madeira representa cerca de 90~95% da matéria-prima fibrosa utilizada pela indústria de celulose e papel.

Processos de obtenção de fibras Mecânicos Semi-químicos Químicos

Indústria – máquina de papel

Resumindo ..... Fibras virgens – conferem a resistência ao papel Não branqueado Branqueado

RECICLAGEM DO PAPEL A reciclagem do papel é um procedimento que permite recuperar as fibras celulósicas do papel velho e incorporá-las na fabricação de novo papel. Não é um processo isento da produção de resíduos, mas a produção de pastas virgens também não o é, e assim sempre se minimizam os problemas relacionados com a produção de matéria prima e com a deposição do papel velho.

Fibra secundária - reciclada APARAS – DENOMINAÇÃO TÉCNICA

Reciclagem do Papel no Brasil Cerca de 50% do papel consumido no Brasil é reciclado e o percentual varia de acordo com o tipo de papel: papéis ondulados (tipo caixa de papelão) tem taxa de reaproveitamento maior (+ 80%); Papéis de escritório (revistas, folhetos, papéis de carta, papel branco, etc.) tem um reaproveitamento de menos de 40%.

75% da indústrias de papel no Brasil têm mais de 50% dos seus produtos originários da reciclagem.

Reciclagem do papel É importante ressaltar que os papéis não podem ser reciclados indefinidamente sem que haja perda de qualidade. Após cada utilização, eles perdem parte das suas propriedades e só podem ser reciclados para uso distinto, e um pouco menos nobre, do que o original.

Reciclagem do papel O papel branco é mais caro e inclusive a apara (resto de papel) branca também alcança maior valor no mercado.   Cada vez que se recicla diminui o tamanho das fibras e o papel fica um pouco mais fraco. Por isso que para reciclar muitas vezes o mesmo papel, deve-se adicionar um pouco de fibra virgem para aumentar a sua resistência.

Reciclagem do papel Um outro problema são os pigmentos presentes no papel.  Para fazer papel branco a polpa (de fibra virgem ou papel já usado) deve passar por um processo químico de branqueamento. Por isso quanto mais pigmentos existirem no papel , mais difícil fica reciclá-lo e conseguir a partir dele um papel branco. 

Na realidade o ideal seria que mudássemos alguns dos nossos hábitos. Reciclagem do papel Na realidade o ideal seria que mudássemos alguns dos nossos hábitos.

Reciclagem do papel Por que necessitamos de um papel tão branco, muitas vezes para uso tão simples (rascunho, caderno de anotações, etc).  E ainda, por que precisamos de produtos e embalagens de papel tão coloridos e cheios de pigmentos muitas vezes tóxicos, que de uma forma ou de outra vão acabar no ambiente, caso sejam sendo reciclados ou não? 

Reciclagem do papel O processo inicial da reciclagem dá-se na separação do lixo do papel, em seguida existe um banho de detergentes e solventes para retirar a tinta. O papel é transformado numa pasta. As impurezas são removidas com uma série de lavagens. Depois a pasta é misturada com cloro ou derivados, que a tornam branca.

Reciclagem A reutilização reduz as áreas de plantações de florestas de espécies exóticas. Há redução do consumo de água e energia, o papel reciclado requer cerca de 10-20% da água e 55-60% da energia para se obter papel a partir da madeira ( FIBRAS VIRGENS). Pode haver redução na geração da contaminação (50 a 75% menos), incluindo as substâncias químicas utilizadas para eliminar a tinta do papel, quando o papel não é tingido.

Que papéis podem ser reciclados? Obs. Em alguns casos há desenvolvimento de processos de separação dos contaminantes

Reciclagem do papel O papel é um material biodegradável e orgânico, mas em caso de aterros com pouca umidade o processo de degradação se torna lento, chegando a demorar de 3 meses a 100 anos para se decompor.

O Que Podemos Fazer pela Reciclagem do Papel? Para a reciclagem ser possível cabe ao utilizador - a todos nós - fazer uma seleção correta dos papeis recicláveis e uma seleção correta significa essencialmente separar os papeis de outros materiais com os quais possam estar associados - como plásticos por exemplo - e que dificultam o processo de reciclagem.  Pelo mesmo motivo, papéis indissociavelmente ligados a outros materiais como as embalagens aluminizadas deveriam ser excluídos. 

Reciclagem do papel Em locais onde se produz muito papel usado, pode ter interesse uma separação de diferentes tipos de papeis: papéis quase brancos e de impressões para um grupo, papeis de jornais e revistas para outro, e cartões para outro.  Esta separação valoriza o papel-resíduo e permite obter pastas recicladas de melhor qualidade.

Contribuição Social No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.

Contribuição Social No Brasil os carroceiros ou catadores de papel vivem da venda de papéis e outros materiais recicláveis deixados no lixo. Eles também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população. Catadores de recicláveis em lixão. Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.

Contribuição Social Pode-se portanto observar que a reciclagem de papel oferece vantagens substanciais, embora com alguns inconvenientes, como por exemplo o capital exigido para plantas de reciclagem, entre outras… Junto aos inconvenientes existem também vários fatores sociais que de certa forma tem uma resposta melhor a dificuldade que a sociedade tem em mudar seus hábitos, perante um mercado novo e diferente do tradicional, o que exige certamente uma mudança na mentalidade.

Sustentabilidade ?

klockuer@ufpr.br