E. Estruturas Organizacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas
Advertisements

Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
Extreme Programmig Programação em Duplas Dificuldades e Benefícios.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Exemplos de 3 posições relativas de prédio fronteiro
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
O QUE MUDOU NO EXERCÍCIO DAS VENDAS?
Economias de Escala e Comércio Internacional
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
GESTÃO POR PROCESSOS ESTE MATERIAL FOI PREPARADO ESPECIALMENTE PARA NIVELAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE PROCESSOS E É PARTE DO CURSO GESTÃO POR.
Implantação do Sistema MRP II
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Mais sobre classes Baseada no Livro: Deitel&Deitel - C++ How To program Cap. 7 Prentice Hall 1994 SCE 213 Programação Orientada a Objetos, ICMC - USP 2.
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial Profa. Jiani Cardoso Fundamentos de Sistemas de Informação 02/set/2005.
Supply Chain Management
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Classificação dos Produtos Por Carlos Reis. Classificação dos Produtos: Produtos de Consumo Produtos e serviços vendidos a consumidores. Produtos Industriais.
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
B.2. As Habilidades Gerenciais
Arquitetura de Sistemas de Informação
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Clique.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA Divisão de Ciência da Computação CE-245 Tecnologias da Informação Prof. Adilson Marques da Cunha Débora Ap.
Segurança de Dados no MAER.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Organização e Redução de Custos
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Sistemas de Informação Capítulo 3
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 06
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Missão Visão Valores.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
MARKETING E VALOR Baseado na entrevista dada por Philip Kotler
Administração de Sistemas de Informação
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Estágio Supervisionado Aluno: Felipe Pinto Coelho Palma
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
26/05/11 1.
The Data Warehouse Toolkit
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Transcrição da apresentação:

E. Estruturas Organizacionais

Variáveis Que Influenciam a Estrutura Organizar Variáveis Que Influenciam a Estrutura Variável Alternativas Ambiente Estável Instável Metas enfatizam eficiência interna adaptação aos mercados Tecnologias Rotineiras não rotineiras Tamanho Grande Pequeno

Componentes da Estrutura Organizar Componentes da Estrutura Subordinações Agrupamento de tarefas em departamentos Inclui o projeto de sistemas para garantir comunicações eficazes

Abordagem do processamento de Informações Eficácia organizacional Organizar Abordagem do processamento de Informações Requisitos de processamento de informações Capacidade de processamento de informações Ajuste Eficácia organizacional

Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal (entre departamentos) Organizar Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal (entre departamentos) Alta Equipes Integradores Período Integral Forças Tarefa Quantidade de Coordenação Horizontal Requerida Contato Direto Baixa Sistemas de Informação Baixa Alta Custo da Coordenação em Tempo e Recursos Humanos

Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal Organizar Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal Sistemas de Informação : - os computadorizados podem capacitar os gerentes ou os funcionários de 1ª linha a trocarem rotineiramente informações sobre problemas, oportunidades, atividades e decisões.

Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal Organizar Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal Contato Direto: uma forma de promover o contato direto é criar uma função de ligação especial, ou seja, uma é posicionada em num departamento com a responsabilidade de se comunicar e efetuar a coordenação com outro departamento; normalmente interligam apenas 2 departamentos.

Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal Organizar Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal Força Tarefa : - a ligação envolve diversos departamentos - é um grupo temporário composto de representantes de cada departamento afetado por um problema; - cada membro representa os interesses de um departamento e pode levar informações das reuniões para seu departamento; - solucionam problemas através da coordenação horizontal direta e reduzem a carga de trabalho da hierarquia vertical.

Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal Organizar Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal Integradores Período Integral : é a criação de um cargo ou departamento com o único propósito de coordenação; o integrador: não se subordina a nenhum depto posicionando-se fora dos deptos, responsabiliza-se pela coordenação dos mesmos. tem muita responsabilidade e pouca autoridade Deve ser capaz de manter as pessoas juntas, conservar sua confiança, enfrentar os problemas e resolver conflitos.

Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal Organizar Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal Equipes : - são forças - tarefa permanentes muito utilizadas em conjunto com um integrador em tempo integral; - é a solução principalmente quando as atividades entre departamentos exigem uma forte coordenação durante um longo período de tempo, ou quando as organizações tem um projeto volumoso, uma grande inovação ou uma nova linha de produto.

Dispositivos das ligações verticais Organizar Dispositivos das ligações verticais Referência Hierárquica : - cadeia de comando representada pelas linhas verticais do organograma, as quais funcionam como canais de comunicação. Normas e Planos : - quando problemas e decisões tornam-se rotineiros, uma norma ou procedimento pode ser estabelecido; fornecem uma fonte padronizada de informações - o plano fornece informações permanentes para os empregados. Ex.: orçamentos. Dispositivos de ligações verticais.

Dispositivos das ligações verticais Organizar Dispositivos das ligações verticais Acrescentar Posições à hierarquia: - ocorrendo muitos problemas o planejamento e a referência hierárquica podem sobrecarregar os gerentes ; - pode-se acrescentar posições à hierarquia vertical ou indicar algum assistente (assessor) para auxiliar o gerente sobrecarregado. Sistemas de Informações Verticais : - incluem relatórios periódicos , informações escritas e comunicações elaboradas (memorandos) e distribuídas aos gerentes; - aumentam a eficiência das comunicações que sobem e descem a hierarquia.

Organizar Departamentalização: Opções de Desenho Estrutural para Agrupar Departamentos Agrupamento Funcional CEO Engenharia Marketing Manufatura Agrupamento por prod./serv

Vantagens e desvantagens da departamentalização Funcional Organizar Vantagens: Possibilita economias de escala dentro dos departamentos funcionais. Capacita o desenvolvimento de habilidades mais específicas Possibilita que a organização alcance metas funcionais É melhor nas organizações pequenas e médias É melhor com apenas um ou poucos produtos Qdo. a tecnologia é estável Desvantagens: Resposta lenta às modificações ambientais Pode fazer com que as decisões se acumulem nos níveis mais elevados, sobrecarga na direção Leva à má coordenação horizontal entre os departamentos Resulta em menos inovações Envolve visão restrita das metas organizacionais.

Vantagens e desvantagens da departam. por produtos/ serviços Organizar Vantagens e desvantagens da departam. por produtos/ serviços Desvantagens: Elimina economias de escala em departamentos funcionais Induz a coordenação deficiente entre linhas de produtos Elimina competências e especialização técnica profunda Torna difícil integração e padronização entre as linhas de produto Aumento do poder e influência dos diretores de divisão sobre a corporação Vantagens: Adequada para mudanças rápidas em ambiente instável Propicia satisfação de cliente pois a responsabilidade pelos produtos e pontos de contatos é clara Envolve alta coordenação entre funções Permite adaptação a produtos, regiões e clientes Melhor em organizações grandes com muitos produtos Descentraliza tomada de decisão

Departamentalização Territorial ou Geográfica Organizar Departamentalização Territorial ou Geográfica CEO Apple Europa Pacífico França Produtos Extremo Oriente Japão Austrália Américas Canadá América Latina Serviços de Vendas e Marketing para as regiões

Departam. Matricial (ou Dual de Autoridade) na Organização Organizar Departam. Matricial (ou Dual de Autoridade) na Organização Diretor de Operações Vice presidente De projetos Presidente De Produção De MKT Controller Gerente de Obtenção Produto A Produto B Produto C Produto D

Departamentalização Mista ou Híbrida Organizar Departamentalização Mista ou Híbrida

Vantagens e desvantagens da Departam. Matricial Organizar Vantagens e desvantagens da Departam. Matricial Vantagens: Alcança coordenação necessária para alcançar demandas duais dos clientes Partilha flexível de recursos humanos entre produtos Adequada a decisões complexas e mudanças frequentes em ambientes instáveis Possibilita desenvolvimento de competências funcionais e de produto. Melhor em organizações de porte médio com muitos produtos Desvantagens: Expõe participantes a dupla autoridade, o que pode ser frustrante e confuso Significa que os participantes precisam boas habilidades inter-pessoais e treinamento extensivo Consome tempo; envolve reuniões freqüentes e sessões de resolução de conflitos Requer grande esforço para manter equilíbrio de poder

Funcional CONTEXTO AMBIENTE Baixa incerteza, estável TECNOLOGIA Organizar Funcional CONTEXTO AMBIENTE Baixa incerteza, estável TECNOLOGIA Rotineira, baixa interdependência TAMANHO Pequeno a médio ESTRATÉGIA/METAS Eficiência interna

Funcional SISTEMAS INTERNOS Ênfase em metas funcionais Organizar Funcional SISTEMAS INTERNOS METAS OPERATIVAS Ênfase em metas funcionais PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Base de custos – orçamento, relatórios estatísticos AUTORIDADE Gerentes funcionais

Por produtos/serviço CONTEXTO AMBIENTE Organizar Por produtos/serviço CONTEXTO AMBIENTE Incerteza moderada a alta, mutável TECNOLOGIA Não rotineira, alta interdependência entre os departamentos TAMANHO Grande ESTRATÉGIA/ METAS Eficácia externa, satisfação do cliente

Por produtos/serviço SISTEMAS INTERNOS Ênfase nas linhas de produtos Organizar Por produtos/serviço SISTEMAS INTERNOS METAS OPERATIVAS Ênfase nas linhas de produtos PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Base de centros de lucros – custo e receita AUTORIDADE Gerência de produto

Mista ou Híbrida CONTEXTO AMBIENTE TECNOLOGIA TAMANHO ESTRATÉGIA/ Organizar Mista ou Híbrida CONTEXTO AMBIENTE Incerteza moderada a alta, mutáveis demandas dos clientes TECNOLOGIA Rotineira ou não, com alguma interdependência entre as funções TAMANHO Grande ESTRATÉGIA/ METAS Eficácia externa e adaptação com eficiência em algumas funções.

Mista ou Híbrida SISTEMAS INTERNOS Organizar METAS OPERATIVAS Ênfase nas linhas de produtos, alguma ênfase funcional PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Base de centros de lucros para divisões; base de custo para funções centrais. AUTORIDADE Gerentes de produto; responsabilidade pela coordenação permanece com os gerentes funcionais

Matricial CONTEXTO AMBIENTE TECNOLOGIA TAMANHO ESTRATÉGIA/ METAS Organizar Matricial CONTEXTO AMBIENTE Alta Incerteza TECNOLOGIA Não rotineira, muitas interdependências TAMANHO Médio porte, poucas linhas de produtos ESTRATÉGIA/ METAS Dupla – inovação de produtos e especialização técnica.

Matricial SISTEMAS INTERNOS Organizar Matricial SISTEMAS INTERNOS METAS OPERATIVAS Igual ênfase em metas de produtos e em metas funcionais PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Sistemas duplos por função e por linha de produto. AUTORIDADE Conjunta entre chefes funcionais e de produto.

Evolução Organizar Departam. Funcional Associada à burocracia Departam. Por produtos/serviços Permitiu a subdivisão de empresas grandes Apresenta duas hierarquias simultâneas Departam. Matricial

As inovações no desenvolvimento Organizacional Organizar As inovações no desenvolvimento Organizacional O gerenciamento horizontal em lugar do vertical A reengenharia e o uso de redes dinâmicas

A Corporação Horizontal: Departamentalização por Processos Organizar A Corporação Horizontal: Departamentalização por Processos

A Corporação Horizontal: Departam. por Processos Organizar Administração de Topo Coordenador de Processos Equipe Processos Logísticos de Novos Produtos Processo de Preenchimento de Pedidos Processos Logísticos e de Compras

Departamentalização por Processos Organizar Departamentalização por Processos Estrutura Criada em torno dos fluxos de trabalho ou de processos Redução da hierarquia vertical Permanecem apenas executivos em função de apoio (Finanças, RH) Tarefas gerenciais são delegadas ao nível mais baixo Equipes multidisciplinares e auto dirigidas organizadas em volta de um processo Processos Baseados no atendimento às necessidades dos clientes

Departamentalização por Processos Organizar Departamentalização por Processos Vantagens Maior satisfação dos clientes decorrente da rapidez nas respostas e nas decisões.

Departamentalização por Processos Organizar Departamentalização por Processos Dificuldades Gerentes: de supervisores para facilitadores requer treinamento em gerência participativa Definir os processos é trabalhoso Empregados requerem treinamento para trabalhar num ambiente de equipes

Departamentalização por Processos Organizar Departamentalização por Processos Dificuldades (continuação) Reuniões mais longas para atingir consenso de objetivos e decisões Sistemas de informação devem ser modificados para fornecer informações provenientes da organização, dos clientes, dos fornecedores Sistemas de premiação devem dar suporte ao desempenho e à motivação das equipes

Organizar Rede Dinâmica A empresa mantém internamente as atividades principais e terceiriza outras funções, como vendas, controladoria, fabricação. Normalmente são interligadas eletronicamente a um escritório central. Ex.

Escritório Central da Empresa (Corretor) Organizar Estrutura de Rede Escritório Central da Empresa (Corretor) Distribuição de Produtos Propaganda Projeto de Produtos Contas a Receber Fabricação de Produtos

Presidente do Conselho Organizar Estrutura Global De Produtos Adequada para produtos padronizados e vendidos em todo mundo Presidente do Conselho Assuntos jurídicos e Decisões corporativas Engenharia Presidente Finanças e Administração Setor Internacional Coordenadores Regionais Grupo Global de Componentes de Caminhões Grupo Global de Manipulação de Materiais Grupo Global de Instrumentos Grupo Global Industrial Grupo Global de Componentes Automotivos

Estrutura Global Organizar Geográfica Adequada quando os produtos e serviços da empresa tem vantagens na operações locais Necessidade de adequação às necessidades e cultura locais (ex. VW na Árabia Saudita) CEO Divisão do Pacífico Divisão Européia Divisão Latino Americana Divisão Canadense Pessoal Corporativo Planejamento a Longo Prazo Coordenação de Produtos

Comitê Executivo Internacional Organizar Estrutura Global Matricial Adequada quando a empresa precisa ser eficiente em duas dimensões: global e local Comitê Executivo Internacional Alemanha Espanha/Portugal Argentina/Brasil Noruega Transformadores de energia Transportes Indústria Áreas de Negócios Gerentes de Países Empresas Locais

Estrutura Global Transnacional Organizar Estrutura Global Transnacional Adequada quando as empresas competem em muitas dimensões simultaneamente É uma forma de organização horizontal que: Se diferencia em múltiplos centros Os gerentes das subsidiárias criam estratégias e inovações para a empresa como um todo A unidade e a coordenação são conquistadas por meio da cultura corporativa e de valores compartilhados

Organizar