Projeto Interdisciplinar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Meio Ambiente
Advertisements

Profa Rejane Freitas Benevides
HIDROGRAFIA BRASILEIRA
MÓDULO II- RECONHECIMENTO DOS PROCESSOS NOS RECURSOS NATURAIS Componente Curricular: Uso e conservação dos recursos naturais Profª Drª Vanessa David Domingos.
Poluição do ar INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Ecossistemas Brasileiros
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
A Experiência do Grupo Plantar
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
CALENDÁRIO ECOLÓGICO 2010.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Qual é a função de um texto literário?
Raízes.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Conceitos iniciais Hardware/Software
Trabalho Infantil no Brasil
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Ademar Ribeiro Romeiro Alexandre Gori Maia
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
Introdução à Economia 2ª AULA.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas A QUESTÃO AMBIENTAL E AS GRANDES OBRAS Justiniano de Queiroz Netto Presidente do Conselho Temático.
CERRADO.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Floresta Equatorial.
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
TA 733 A – Operações Unitárias II
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
A HIDROGRAFIA BRASILEIRA
Eduardo José Oliveira Dias
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DISCIPLINA: CIENCIAS DO AMBIENTE PROFESSOR(A): SELMA MARIA DE ARAUJO ALUNO:
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA Plano Plurianual Programas do MMA.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Brasília Fevereiro 2012 Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Biodiversidade e Florestas.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
App mobile de voluntariado com Geolocalização
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Nordeste Sub-regiões 1- Meio-norte 2- Sertão 3- Agreste
Por que chove pouco no sertão
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
Out/2011 Vídeos Série Cidade Solidária Bom dia, minha gente! Amanhece nossa Cidade Solidária para mais um dia!. É assim que começa o primeiro dos três.
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
CLIMATOLOGIA.
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
PROTEÍNAS.
Profª. Maria de Fátima Q. S. Narciso
TEMA: MEIO AMBIENTE Prof. Sérgio Lemberck
EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably Soluções para cercas em rolaria.
PROJETO INTERDISCIPLINAR.
Transcrição da apresentação:

Projeto Interdisciplinar

Ano Internacional das Florestas 2011 Ano Internacional das Florestas

Florestas para todos As florestas , que recobrem 30% da superfície terrestre, possuem 80% do total de espécies do planeta.

Florestas para todos “As florestas estão sendo destruídas a uma taxa alarmante para dar lugar a pastagens, plantações, mineração e expansão de áreas urbanas. Com isso, estamos destruindo nossa própria capacidade de sobreviver. As florestas não podem ser vistas apenas como um grupo de árvores, mas como fornecedores de benefícios vitais. Elas são importante fator econômico no desenvolvimento de diversas cidades, fornecendo madeira, alimento, abrigo e recreação, e possuem um potencial ainda maior que precisa ser percebido em termos de provisão de água, prevenção de erosão e remoção de carbono”.

Mata Atlântica Na Mata Atlântica, restam apenas 8% da cobertura original, que abriga cerca de 20 mil espécies de plantas, 40% das quais endêmicas.

Introdução A ONU escolheu 2011 para celebrar o Ano Internacional das Florestas, o objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para a importância da preservação das florestas como forma de garantir a vida no planeta. Esses ecossistemas garantem o sustento de 1,6 bilhão de pessoas, que dependem diretamente de florestas saudáveis para sobreviver. As interações entre as espécies e os ecossistemas fornecem muitas das necessidades mais básicas para a sobrevivência humana na Terra, tal como ar puro, solos saudáveis, remédios, polinização de safras agrícolas e água doce.

2011 Ano Internacional das florestas

O Programa do Ano Internacional das Florestas foi lançado em todos idiomas oficiais das Nações Unidas: http://www.un.org/esa/forests/

Floresta para todos Objetivos: - Apresentar os benefícios proporcionados pelas florestas, numa perspectiva sistêmica e integrada. - Considerar o papel central das pessoas na gestão, conservação e desenvolvimento sustentado de todos os tipos de floresta.

A floresta protege você Florestas são muito importantes para a qualidade de vida dos brasileiros e para o planeta. Saiba como a floresta alimenta, sacia, energiza, transporta, inspira, ensina, documenta, diverte, abriga, espiritualiza, cura... e protege você!

Utilize para apoio o site educativo do Governo Federal – Ministério do Meio Ambiente: http://www.anodafloresta.com.br/

O significado da campanha e o logotipo Veja no link os termos de uso do logotipo: http://www.un.org/en/events/iyof2011/S_IYFlogoform.pdf Alimento Cultura Água Clima Moradia Medicina Habitat Vida Diversidade Turismo

Clique com o mouse no ícone Eixos temáticos Clique com o mouse no ícone Alimento Cultura Água Clima Moradia Medicina Habitat Vida Diversidade Turismo

Benefícios das florestas na produção de alimentos. Manutenção da estabilidade climática favorecendo as chuvas contribuindo para safras produtivas e fartas. Florestas mantém as nascentes e os rios que são usados para a irrigação, controlam a erosão causada pelo vento, prevenindo a perda de solo e a desertificação. Grande parte das lavouras precisa de polinizadores que dependem da floresta: dados indicam que até 50% da produtividade está associada à presença de polinizadores.

A conservação da floresta como principal estratégia para a manutenção do ciclo hidrológico. Florestas são importantes para proteger as nascentes, riachos, rios e lagos. Elas preservam a quantidade e a qualidade da água. Protegem os rios contra os sedimentos carregados pela chuva Ao proteger os rios e lagos, as florestas preservam os estoques pesqueiros de água doce e marinha (sim, pois nos mangues - que são florestas também - grande parte dos peixes se reproduzem).

Relação com a qualidade das nossas moradias. Cedro, jatobá, mogno, jacarandá, angelim, massaranduba. Desde sempre utilizamos a madeira na construção e móveis de nossas casas. Florestas, ao protegerem rios e lagos, protegem as usinas hidrelétricas contra o assoreamento, mantendo por mais tempo a sua vida útil. Ao manter o fluxo de água, e manter o clima favorecendo as chuvas, as florestas abastecem os reservatórios e evitam os períodos de escassez de água para a geração de energia.

Os impactos da atividade humana nos habitats florestais. A grande variedade de climas do nosso país, influencia fortemente na formação dos tipos florestais. A Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, por exemplo, são em sua maior parte florestas tropicais dependentes de grandes quantidades de chuva, enquanto que no Cerrado e na Caatinga são encontradas florestas mais secas e há florestas de pinheiros, remanescentes de eras mais frias.

A diversidade entre espécies, entre populações e entre indivíduos. Temos a flora mais rica do mundo. Cerca de 64 mil espécies de plantas vasculares, aproximadamente 40% das plantas tropicais com frutos. Contando plantas e animais, detemos a maior biodiversidade do planeta, mais de 20% do número total de espécies sobre a Terra

Cultura, cotidiano e cidadania. Florestas são importantes referências culturais dos brasileiros. "Nossos bosques tem mais vida", diz o Hino Nacional. A floresta define a identidade cultural em várias regiões: a Caatinga no nordeste, o Cerrado no Planalto Central, a Floresta Amazônica na região norte. Florestas também são temas de importantes obras de arte, estão presentes na literatura, no cinema, na música, dança e em toda a variedade de expressão artística

Mudanças climáticas e estratégias de solução. As florestas estão entre os maiores depósitos de carbono do mundo, fundamentais para a regulação da temperatura global. A quantidade de carbono por elas retida é maior que o total de carbono na atmosfera. Somente na Amazônia são retidos cerca de 30% do carbono florestal do planeta. Se as florestas forem perdidas, as mudanças climáticas vão se acentuar, e os desastres naturais vão aumentar em intensidade e frequência.

Medicina e saúde O uso terapêutico e medicinal das plantas e animais das florestas, baseado no conhecimento das populações tradicionais, vem sendo reproduzido há milênios, antes mesmo do surgimento da escrita. Ervas, raízes, animais e uma variedade de compostos são utilizados na cura dos mais variados tipos de doenças. A medicina ocidental, ao poucos, vai validando cientificamente este conhecimento tradicional e investindo em pesquisas para maximizar os benefícios dos princípios ativos descobertos pela medicina popular. 

A manutenção da vida. Analisar as diversas estratégias de proteção e conservação da vida selvagem com especial enfoque para os biomas florestais do Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encontramos 13 tipos de vegetação formada predominantemente por árvores, de acordo com a abundância de chuvas, perenidade das folhas, riqueza de nutrientes do solo, entre outros fatores

O significado econômico das florestas do ponto de vista do turismo, esporte e lazer. Um país de dimensões continentais que possui 61% do seu território coberto por florestas – 516 milhões de hectares – o que nos rende o segundo lugar no ranking mundial de países com maior área florestal, atrás apenas da Rússia.

Referências: http://www.un.org/en/events/iyof2011/ http://www.un.org/esa/forests/ http://www.un.org/en/events/iyof2011/S_IYFlogoform.pdf http://www.anodafloresta.com.br/ http://www.conservation.org.br/noticias/noticia.php?id=510 http://www.florestas2011.org.pt/