Avaliação econômica em projetos: o que é, o que requer e como fazer?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Gerente do Programa de P&D
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
Capítulo 8 de Krugman e Obstfeld
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Balanced Scorecard (BSC)
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
GESTÃO POR PROCESSOS ESTE MATERIAL FOI PREPARADO ESPECIALMENTE PARA NIVELAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE PROCESSOS E É PARTE DO CURSO GESTÃO POR.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Criptografia Quântica : Um Estudo
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
ENEM REDAÇÃO.
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
Comercialização de Produtos Agroindustriais
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
Supply Chain Management
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Resultados parciais dos trabalhos da Comissão Qualis Periódicos Helenice Jane Cote Gil Coury José Ângelo Barela Maria Cecília Iorio Martinelli Assessoria:
Introdução à Economia 2ª AULA.
Arquitetura de Sistemas de Informação
ESTUDO SOBRE OS PLANOS DE CARREIRA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL PROPOSTA DE REVISÃO A SER SUBMETIDA À XXI ASSEMBLÉIA NACIONAL DELIBERATIVA – AND.
CONSTRUÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
Organização e Redução de Custos
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Marketing de Relacionamento
Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
MARKETING E VALOR Baseado na entrevista dada por Philip Kotler
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Apresentação de Estágio Supervisionado
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
26/05/11 1.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Transcrição da apresentação:

Avaliação econômica em projetos: o que é, o que requer e como fazer? Daniela Marques Embrapa/SGE Brasília, 16 de outubro de 2013

Estrutura da Apresentação Avaliação ex-ante Avaliação ex-ante de Impacto Econômico A dimensão econômica A dimensão Potencial de Mercado Considerações Finais

Avaliação ex-ante de Impacto Objetivo: analisar e priorizar as propostas de projetos sob o ponto de vista dos impactos esperados Metodologias: Método: escores, congruência e excedente econômico Critérios: econômico, potencial de mercado, social, ambiental, conhecimento e capacitação e outros.

Avaliação ex-ante de Impacto O que se pretende: extrapolar a avaliação de mérito técnico-científico e de alinhamento estratégico, e permitir avaliar em que medida os projetos de pesquisa resultarão em retornos à sociedade sob os mais diversos ângulos permitir aos tomadores de decisão priorizar os projetos de P&D sob avaliação segundo determinado método, critério e/ou uma combinação deles

Experiências em avaliação ex-ante A Embrapa tem realizado algumas tentativas pontuais de aplicação da avaliação ex-ante de projetos de pesquisa, contudo não tiveram prosseguimento e/ou não utilizaram uma metodologia padronizada. Exemplos: Avaliação dos projetos que integraram o Agrofuturo (Programa de Inovação Tecnológica e novas formas de gestão na pesquisa agropecuária), financiado pelo BID. Desenvolvimento dos softwares AVALPESQ – Avaliação de Pesquisa e DreamSur, software para avaliação e priorização da pesquisa agropecuária. Recentemente, aprimoramento do software DreamSur, resultando na versão 4.0.

Avaliação ex-ante de Impacto Econômico Software DreamSur4 O DreamSur: Software para Avaliação de Impacto ex-ante e Priorização em Pesquisa Agropecuária O software foi desenvolvido no âmbito do PROCISUR (Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul) O DreamSur foi desenvolvido visando atender, principalmente, as demandas de priorização que são constantes em organizações de pesquisa agropecuária, especialmente, nos últimos anos, dada as restrições orçamentárias a que estão submetidas tais organizações

Avaliação ex-ante de Impacto Econômico Software DreamSur4

Avaliação ex-ante de Impacto Econômico Software DreamSur4

Método do Excedente econômico Avaliação ex-ante de Impacto Econômico Método do Excedente econômico Permite que se estime o benefício econômico gerado pela adoção de inovações tecnológicas, comparativamente a uma situação anterior em que a oferta do produto era dependente de tecnologia tradicional.

Avaliação ex-ante de Impacto Econômico Software DreamSur4

Software DreamSur4 Cadastro do projeto

Software DreamSur4 – Benefícios

Software DreamSur4 - Custos

Software DreamSur4 – Fluxo de Benefícios/Custos

Software DreamSur4 – Análises de Rentabilidade

Software DreamSur4 – Análise de Sensibilidade TIR

Software DreamSur4 – Distribuição dos benefícios

Avaliação ex-ante de Impacto Econômico Software DreamSur4 Para a avaliação ex-ante dos impactos econômicos, a metodologia oferece um rol de indicadores por dimensão que podem ser usados integral ou parcialmente, de acordo com os projetos analisados e os objetivos que se quer atingir.

A dimensão econômica Aspectos conceituais Avaliação qualitativa do impacto econômico Baseada no enfoque comparativo (situação anterior versus atual) e os indicadores presentes no método do excedente econômico Construção de um rol de indicadores e componentes disponíveis para serem usado no método de escores

Avaliação ex-ante de Impacto Econômico Método de Escores O método de escores se baseia na opinião de um painel de juízes segundo um conjunto de critérios selecionados, os quais intervêm com um determinado peso na decisão ou resultados alcançados. Aspectos operacionais: seleção dos juízes; seleção dos critérios; priorização dos critérios; e, priorização dos projetos.

A dimensão econômica Aspectos conceituais

A dimensão econômica Indicador Renda Esse indicador é avaliado segundo a geração de renda em decorrência dos seguintes componentes: incremento de produtividade: compara-se o rendimento atual versus anterior redução de custos: compara-se os custos anteriores versus atuais expansão da produção para novas áreas: avalia-se a renda obtida na situação atual versus obtida com o outro produto anterior agregação de valor: mede-se a renda com e sem o produto

Indicador Impacto econômico da geração da tecnologia Dimensão econômica Indicador Impacto econômico da geração da tecnologia O indicador impacto econômico da geração da tecnologia visa entender as mudanças que a adoção da futura tecnologia implicará na valorização dos seguintes componentes: valorização da propriedade: aumento patrimonial ou do seu valor de mercado geração de renda: maior garantia na obtenção da renda (segurança/ estabilidade/ autonomia) diversidade de fontes de renda: possibilidade de diversificar as fontes de renda (dentro e fora do estabelecimento).

A dimensão econômica Indicador Insumo Os insumos são os elementos básicos (terra, trabalho e capital) utilizados na produção de bens e serviços. Levanta diferenças promovidas quando da adoção da tecnologia nos seguintes componentes: fertilizantes/defensivos/sementes, mão-de-obra, máquinas e equipamentos, terra e outros insumos outros insumos: eletricidade, impostos / taxas, certificação/ rotulagem/ embalagem, assistência técnica, treinamento, água para processamento, combustíveis fósseis / lubrificantes, benfeitorias e instalações

Dimensão Econômica - Análise dos Resultados

Dimensão Econômica - Análise dos Resultados

Dimensão Potencial de Mercado Aspectos conceituais É importante avaliar qual o potencial de inserção da tecnologia no mercado Quais as possibilidades de aceitação pelos seus clientes/consumidores potenciais Existe demanda para a tecnologia a ser gerada É importante avaliar os concorrentes dessa tecnologia Se há produtos similares no mercado E se o mercado é ou não concentrado

Dimensão Potencial de Mercado Aspectos conceituais

Indicador Mercado Potencial Dimensão Potencial de Mercado Indicador Mercado Potencial Quando um novo produto ou serviço é lançado no mercado, primeiro é preciso conhecer em qual mercado ele será inserido, avaliando se existe e quais serão seus possíveis consumidores/clientes: Existência de barreiras de entrada: fatores que dificultam a começar a atuar num determinado segmento do mercado Tamanho da demanda: quantidade de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a adquirir em um determinado período de tempo Abrangência da demanda: identifica se a demanda é local, regional, nacional ou mundial Existência de barreiras de entrada: altos custos iniciais, muito conhecimento tecnológico, legislação e fiscalização do governo Abrangência da demanda: quanto maior a abrangência da demanda, maiores as possibilidades de adoção da nova tecnologia.

Indicador Concorrentes Dimensão Potencial de Mercado Indicador Concorrentes Avalia-se o diferencial da tecnologia frente às características de seus concorrentes. Para isso, os componentes usados são: Diferencial da tecnologia: verifica se será gerado um serviço ou produto diferenciado Tipo de concorrente: verifica se a nova tecnologia será inserida num mercado menos ou mais competitivo. Diferencial da tecnologia: preço, características, funcionalidade, eficiência, condições de comercialização, embalagem, etc.

Dimensão Potencial de Mercado Indicador Royalties Royalty: termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou território, detentor de recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia Componentes: Geração de Royalties: recebem porcentagens Pagamento de Royalties: pagam porcentagens

Resultado Final – Priorização dos Projetos

Resultado Final Relatório

Considerações sobre a avaliação ex-ante de impactos A avaliação de impactos ex ante serve para avaliar e priorizar projetos Compara-se a tecnologia a ser desenvolvida com a melhor opção disponível aos produtores É importante estruturar o processo de avaliação de projetos dentro dos centros tornando-o constante e padronizado Considerar a análise multidimensional avaliação e priorização dos projetos Definição de uma metodologia que seja padrão dentro desse processo de avaliação de projetos

Opções de métodos para a avaliação de impactos de projetos Além da metodologia para avaliação econômica apresentada, disponível no DreamSur4, o software ainda oferece outras metodologias que podem ser usadas, fornecendo, assim, uma análise multidimensional dos projetos em avaliação. Existem outras opções de software que realizam avaliação ex-ante, como é o caso do Inova-tec também desenvolvido no âmbito da Empresa, pela Embrapa Meio Ambiente. Escores (que podem ser tratados pelos métodos de Thurstone ou Saaty): econômico, potencial de mercado, social, ambiental, conhecimento e capacitação, e Outros; Congruência (que podem ser tratados pelos métodos de Thurstone ou Saaty).

Avaliação econômica em projetos: o que é, o que requer e como fazer? Obrigada!! daniela.marques@embrapa.br