1 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Advertisements

Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Engenharia de Software
ATSI ExtendingAndFormalizingTheFrameworkForInormati onStyleArchitecture Alunos: Manuel Mendes- nº49703 Francisco Silva – nº51298 Cristina Fraga- nº51383.
Universidade de Aveiro
Imagens dos Departamentos de Informática
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Computer Aided Software Engineering
Caráter Geográfico do Clima
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
Configuração de manutenção
Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 6ª aula Caracterização das Fases de um Projecto: - Contractualização.
Setembro Inovação tecnológica1 9- A inovação tecnológica Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012,
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
A CONDIÇÃO HUMANA.
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Portal Corporativo: Conceitos e Características
Capital natural Uma das primeiras definições de capital natural, utilizada por diversos autores, foi apresentada por Daly (1991: 18) como sendo o "estoque.
Aula T01 – Modelação de Sistemas

Modelação Aula T01 – Modelação de Sistemas Referência: –Conceptual Modeling of Information Systems (Capítulo 1) José Borbinha.
Setembro O valor da tecnologia e da engenharia1 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Metodologias para construção de SMA
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Teoria dos Sistemas Prof. Carlos Magno.
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
Tecnologia e organizações
Indicações para a Apresentação Oral Final Comunicação Oral e Escrita IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
Antropologia Conceitos básicos
Top Systems Alexandre Kourbatov. 2 T-FLEX é o sistema CAD/CAPP/CAM/CAE/PDM integrado paramétrico que permite fazer preparação construtiva e tecnológica.
A Importância das tecnologias no mundo
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Aquisição de Conhecimento
Resultados do Estudo Pisa 2006 Descontentamento com os resultados. Descontentamento com o método/objecto do estudo Que matemática deve ser ensinada a todos,
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Setembro Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
Setembro Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
Perguntas de Modelação
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
3- Conhecimento, trabalho e valor Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
David A. Korver, MSc, MBA  Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC.
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
ESTUDO DO MEIO.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
O INÍCIO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO por: André Aparecido da Silva Disponível em:
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Trabalho realizado: Cláudio Cortesão Professora: Miguela Fernandes Disciplina: I.M.C.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Aula Teórica nº 6 Sumário: 3.3 Importância da produtividade média do trabalho 3.4. Determinantes da produtividade média do trabalho 3.5 Políticas de promoção.
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
O Valor da Tecnologia e a Inovação
O Valor da Tecnologia e a Inovação
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
Transcrição da apresentação:

1 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes 1- CONHECIMENTO E TECNOLOGIA

2 O conhecimento e a tecnologia O que é o CONHECIMENTO ? O que é a TECNOLOGIA ? História, definições, discussão Nas nossas empresas, onde estão e como se medem o conhecimento e a tecnologia?

Sumário 1. A Natureza e o conhecimento 2.Os atributos do conhecimento 3.A tecnologia como forma de conhecimento 4.Os atributos da tecnologia 5.Fronteira entre o conhecimento e a tecnologia

4 1- A Natureza e o conhecimento Numa sociedade primitiva, (vista pelo lado da Natureza) Numa sociedade primitiva, (vista pelo lado humano)

5 1- A Natureza e o conhecimento Num processo produtivo muito simples, o que é que intervém? Considere-se um homem e a natureza: Um homem colhe um fruto duma árvore para o comer. Este processo produtivo tem como produto final um fruto na mão do homem, pronto para ser comido. Que factores intervieram neste processo?

6 Factores intervenientes: Natureza Conhecimento Nas sociedades avançadas onde está o conhecimento? Que tipos de conhecimento? Que formas de conhecimento? 1- A Natureza e o conhecimento

Afinal, o que é o conhecimento humano?

8 ser um processo dinâmico entre o sujeito e os objectos, localizado nos tecidos biológicos, o qual se desenvolve a partir de predisposições inatas; 2- Atributos do conhecimento (1) 1- O conhecimento e a tecnologia

9 ter uma componente intuitiva e tácita, cuja evolução é muito difícil de prever e averiguar; 2- Atributos do conhecimento (2)

10 ter uma componente racional que, interagindo com a componente intuitiva e com o meio exterior, permite a reorganização dos dados e da informação em memória criando mais e novos significados; 1- O conhecimento e a tecnologia 2- Atributos do conhecimento (3)

11 envolver as dinâmicas da componente racional e da componente intuitiva e suportar-se nas linguagens, na acção volitiva e no trabalho; 2- Atributos do conhecimento (4)

12 ter como produto final a acção e o trabalho e, consequentemente, dar origem a formas estáticas de conhecimento incorporado em suportes materiais. Assim, os produtos do trabalho são formas materiais e estáticas do conhecimento. 1- O conhecimento e a tecnologia 2- Atributos do conhecimento (5)

13 3- A tecnologia como forma de conhecimento

14 Num processo produtivo com intervenção duma arma, como uma caçada, que factores intervêm? 1. A natureza 2. O conhecimento 3. A tecnologia 3- A tecnologia como forma de conhecimento

15 Afinal, o que é a TECNOLOGIA e em que formas se apresenta? Vejamos primeiro as formas… e depois tentaremos uma definição. 3- A tecnologia como forma de conhecimento

16 Ferramentas Processos de produção Máquinas Patentes Licenças de produção Desenhos industriais Processo e produtos de I&D Dossiers de assuntos Sistemas organizativos Algoritmos e Software Bases de Dados Papeis, CDs ou outro qualquer formato com informação Sistemas de informação próprios Intranet, Internet Edifícios (?) Formas tecnológicas: 3- A tecnologia como forma de conhecimento

17 4- Atributos da tecnologia (1) a sua funcionalidade, a qual é muitas vezes identificável pela sua forma material;

18 o seu conteúdo de conhecimento, o qual está incorporado no seu material e portanto é estático e sem evolução (por si só); 4- Atributos da tecnologia (2)

19 apresenta formas de artefactos, ferramentas e seus respectivos sistemas sócio-técnicos, incluindo métodos e algoritmos associados à sua construção; 4- Atributos da tecnologia (3)

20 tem um papel nos processos de transformação e portanto no desenvolvimento, incluindo o papel de depositário do conhecimento socialmente útil e das realizações sociais. 1- O conhecimento e a tecnologia 4- Atributos da tecnologia (4)

21 5- Fronteira entre o conhecimento e a tecnologia O conhecimento é constituído por dados e informação residentes no cérebro humano. enquanto a A tecnologia é conhecimento incorporado em formas materiais. 1- O conhecimento e a tecnologia

Nas nossas empresas, onde estão o Conhecimento e a Tecnologia e como se quantificam?