Nova República.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 10-OS GOVERNOS DA NOVA REPÚBLICA: SARNEY/COLLOR E ITAMAR
Advertisements

Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas...
Realização Patrocínio Apoio LIBERAÇÃO DO CASO E SORTEIO DAS CHAVES São Paulo, 16 de Setembro de 2010.
Estágios de desenvolvimento capitalista
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Gestão de Crises.
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
O trabalho da SDH/PR para apoiar os prefeitos e prefeitas na promoção dos direitos humanos das crianças e adolescentes nos municípios Angélica Moura Goulart.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL Londrina, 5 de outubro de 2012 Márcia Cotta Procuradora-Chefe da Fazenda Nacional no Paraná
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
Revolução Francesa.
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
Trabalho Infantil no Brasil
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Economia 9ª AULA.
Introdução à Economia 2ª AULA.
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
Nova República.
Independência dos EUA.
As revoltas do período regencial
Ditadura Militar no Brasil
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX.
Ditadura Militar no Brasil
Segundo reinado A aristocracia rural se consolida no poder.
Crise de 1929 ou A grande Depressão.
Ditadura Militar no Brasil
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
América Latina no século XX
O MODELO DE CONTROLE NO BRASIL
Controladoria-Geral da União 1 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Conhecendo o Tribunal de Contas da União João Manoel da Silva Dionisio Secretário de Controle Externo Santa Catarina João Manoel da Silva.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
O TCU e o controle dos gastos públicos
Lei de Responsabilidade Fiscal
Quatro dimensões do papel da sociedade civil no combate à corrupção e na promoção da boa governança Bruno Wilhelm Speck, diretor de pesquisa da Transparência.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
DIÁLOGO PÚBLICO EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: O PNEF JOSÉ VALTER
1.
Secretaria de Comunicação
Casos de sucesso de São Carlos - SP em TI Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os municípios e do software público brasileiro Apresentação.
Razões para confiar no futuro – e para desconfiar Marcelo Rech.
Mario H. Marins Natália Fialho
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
Chile República do Chile.
Eduardo José Oliveira Dias
1 I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas em Recursos Hídricos Brasília, Setembro de 2004 Workshop 2 Regulação de Serviços Públicos Jerson Kelman.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA COMO PARTICIPAR Aula 2 TANIA R. MENDES ATL – DPL/DC.
COMISSÕES FASE DE INSTRUÇÃO Tania Rodrigues Mendes – Diretora do Departamento de Comissões Coordenadora do Comitê Executivo do Portal da ALESP CURSO DE.
CURSO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA ELEITORAL ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Dra. JOANA DOS SANTOS MEIRELLES Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas.
Aluno: Wagner Silva Ferreira
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
A ANÁLISE CRIMINAL E A INTELIGÊNCIA POLICIAL
A Redemocratização do Brasil
Eleições em 1989 Em 1989 o Brasil elegeu por voto direto o primeiro governo civil, desde Foi também o primeiro escolhido dentro das regras da Constituição.
Transcrição da apresentação:

Nova República

José Ribamar de Araújo Costa Mandato: 15/03/1985 a 15/03/90 Nascimento: Maranhão José Sarney

Seu mandato se caracterizou pela consolidação da democracia brasileira, mas também por uma grave crise econômica, que evoluiu para um quadro de hiperinflação histórica e moratória.

Acusações de corrupção endêmica em todas as esferas do governo - sendo o próprio Presidente José Sarney denunciado. Foram citadas suspeitas de superfaturamento e irregularidades em concorrências públicas, como a da licitação da Ferrovia Norte-Sul.

Economia: adotou uma política considerada bastante heterodoxa. Medidas: - Plano Cruzado, em 1986: congelamento geral de preços por 12 meses, e a adoção do "gatilho salarial" (reajuste automático de salários sempre que a inflação atingia ou ultrapassava os 20%). Inicialmente teve efeito na contenção dos preços e no aumento do poder aquisitivo da população - "fiscais do Sarney". No decorrer do ano o Cruzado foi perdendo sua eficiência.

Moratória e novos planos econômicos A economia não resistiu ao controle estatal sobre a inflação, ao mesmo tempo em que o governo não era capaz de conter gastos. Foi lançado o Plano Cruzado II, sem que a situação melhorasse. Esse processo culminou com a decretação da moratória, em 20 de Janeiro de 1987 - decisão considerada altamente controversa e pela qual o Brasil sofre, até a atualidade, graves retaliações nos mercados financeiros internacionais. Sucederam-se os Planos Bresser e Verão, sem sucesso no combate à escalada inflacionária. No fim do governo Sarney, o Brasil mergulha numa crise: entre fevereiro de 1989 e março de 1990, a inflação chega a 2.751%.

Eleições e Constituinte Em 1985 realizaram-se eleições diretas para prefeito das capitais, as primeiras em vinte anos. Em 1986 ocorreram as eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, a qual promulgou uma nova constituição em 5 de outubro de 1988.

Constituição de 1988: Garantia de direitos humanos contra a arbitrariedade do Estado; Pena de morte e tortura proibidos; Habeas-Corpus, Habeas-Data, Mandado de segurança, Mandado de Injunção; Igualdade de direitos entre homens e mulheres, racismo é crime, fim da censura, licença maternidade e paternidade. Proteção ao índio e meio ambiente, reforma agrária, Medida provisória, etc. CPI.

Foram realizadas eleições diretas para Presidente da República em 1989, as primeiras em 29 anos. José Sarney foi sucedido na Presidência por Fernando Collor de Mello.

Fernando Affonso Collor de Melo Mandato: 15/03/1990 a 29/12/1992 Nascimento: Rio de Janeiro

4 min

Governo: Plano Collor, abertura do mercado nacional às importações e Desestatização. Renunciou - processo de impeachment fundamentado em acusações de corrupção. Teve seus direitos cassados por 8 anos, e só seria eleito para cargo público novamente em 2006, tomando posse como senador por Alagoas em 2007.

Promessas da campanha: moralização da política e o fim da inflação. Para as elites, ofereceu a modernização econômica do país consoante a receita do neoliberalismo. Prometeu a redução do papel do Estado, a abertura da economia e o apoio às empresas brasileiras para se tornarem mais eficientes e competitivas perante a concorrência externa.

Plano Collor - programa de estabilização baseado em um gigantesco e inédito confisco monetário, congelamento temporário de preços e salários. Enxugamento da máquina estatal, extinção de autarquias, fundações e empresas públicas – neoliberalismo. Abriu a economia nacional à competição externa – globalização. As elites políticas e empresariais apoiaram a desregulamentação da economia e a redução da intervenção estatal no setor.

Corrupção As suspeitas transformaram-se em denúncias. Pedro Collor, irmão do Presidente, deu entrevista à revista "Veja". Nela, falou sobre o “esquema PC”. O Congresso nacional instalou uma CPI para apurar as denúncias de irregularidades. "ISTOÉ" publicou entrevista de Eriberto França, motorista da secretária de Collor, Ana Acioli. Essas informações atingiram diretamente o Presidente.

Impeachment manifestações populares em todo o país Impeachment manifestações populares em todo o país. Os estudantes organizaram passeatas pedindo o Impeachment do Presidente. O Congresso Nacional, pressionado pela população, votou o impeachment (impedimento) presidencial. O Parlamento decidiu afastar Collor do cargo de Presidente e seus direitos políticos são cassados por oito anos.

Privatizações no Governo Collor PND – Programa Nacional de Desestatização - das 68 empresas incluídas no programa, apenas 18 foram efetivamente privatizadas. Fosfértil. Viação Aérea São Paulo – VASP. Acesita. Siderurgia Brasileira S.A. – SIDERBRAS. CSN. USIMINAS. Açominas.

Itamar Augusto Cautiero Franco Mandato:29/12/1992 até 01/01/1995. Nascimento: Salvador (BA)

Em 1992 assume interinamente a presidência quando Collor renunciou à presidência. O Brasil estava em crise, tendo a inflação chegado a 1100% em 1992, e alcançado quase 6000% no ano seguinte. Lançou o Plano Real (FHC), estabilizou a economia e acabou com a crise hiperinflacionária, beneficiando seu ministro que passou a ser o candidato oficial à sucessão de Itamar.