Iluminismo – Séc. XVIII Esta obra está carregada de simbolismo: A figura do centro representa a verdade – rodeada por luz intensa (o símbolo central do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem computacional no ensino de Física Ives Solano Araujo Eliane Angela Veit I Encontro Estadual de Ensino de Física Novembro 2005 Instituto de Física.
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
LEITURA DE IMAGENS.
Poder constituinte, estado de exceção e direito de resistência: olhando os recentes movimentos de insurreição Aluno: Allan Mohamad Hillani Vínculo: PIBIC/Fundação.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
Teorias do Comércio Internacional
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Gestão de Crises.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
KARL MARX ( ) 1861.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
Qual é a função de um texto literário?
Revolução Francesa.
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
Trabalho Infantil no Brasil
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
Introdução à Economia 2ª AULA.
Juliano Scherer Teles Jane Fleck Pontes Fabrício Silva Azeredo
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
BERKELEY E O IMATERIALISMO
O Ambientalismo na Educação: algumas visões
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
Independência dos EUA.
Período Napoleônico
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
1 – O Capitalismo. Prof. Orlando Castro.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
1.
SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
Tecnologia: Soluções Criativas e Acessíveis Por uma internet profissional – e viável Paulo Henrique Ferreira Gerente de Produto LANCENET! e TV LANCE!
Cubismo.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
RELAÇÕES HUMANAS Ética.
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
São José morreu de amor. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
Pensadores da Sociologia
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Atenção:alguns exercícios já foram resolvidos em sala de aula!
1. Características físicas e naturais
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
Passagem do Mito ao Lógos no surgimento da filosofia
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Transcrição da apresentação:

Iluminismo – Séc. XVIII Esta obra está carregada de simbolismo: A figura do centro representa a verdade – rodeada por luz intensa (o símbolo central do iluminismo). Duas outras figuras à direita, a razão e a filosofia, estão a retirar o manto sobre a verdade.

CONCEITO: Pensadores analisando e questionando o Antigo Regime, mostravam seus erros, injustiças, absurdos, intervenção na economia, privilégios feudais, hegemonia da Igreja e propunham uma sociedade baseada na igualdade jurídica, na liberdade de pensamento e expressão, na tolerância religiosa e filosófica, na economia de mercado, na propriedade privada, é a ideologia do Capitalismo. Os iluministas queriam explicações racionais para tudo, a Razão, a Ciência, a técnica foram sua maior característica.

ILUMINISMO E CIÊNCIA : Nos séculos XVII e XVIII uma febre de novas descobertas e inventos tomou conta do continente europeu. O avanço científico dessa época colocou à disposição do homem informações tão diferentes quanto a descrição da órbita dos planetas e do relevo da Lua, a descoberta da existência da pressão atmosférica e da circulação sangüínea e o conhecimento do comportamento dos espermatozóides.

A Astronomia foi um dos campos que deu margem às maiores revelações A Astronomia foi um dos campos que deu margem às maiores revelações. O inglês Isaac Newton (1642/1727) elaborou um novo modelo para explicar o universo. Auxiliado pelo desenvolvimento da Matemática, que teve em Blaise Pascal (1623/1662) um de seus maiores representantes, ele ultrapassou a simples descrição do céu, chegando a justificar a posição e a órbita de muitos corpos siderais.

Robert Hooke (1635-1703) construiu o primeiro microscópio, que ampliava até 40 vezes pequenos objetos.

A Biologia progrediu também no estudo do homem, com a identificação dos vasos capilares e do trajeto da circulação sanguínea. Descobriu-se também o princípio das vacinas — a introdução do agente causador da moléstia no organismo para que este produza suas próprias defesas.

Características: • valorização da razão, considerada o mais importante instrumento para se alcançar qualquer tipo de conhecimento; • valorização do questionamento, da investigação e da experiência como forma de conhecimento tanto da natureza quanto da sociedade, política ou economia; • crença nas leis naturais, normas da natureza que regem todas as transformações que ocorrem no comportamento humano, nas sociedades e na natureza;

crença nos direitos naturais, que todos os indivíduos possuem em relação à vida, à liberdade, à posse de bens materiais; • crítica ao absolutismo, ao mercantilismo e aos privilégios da nobreza e do clero; • defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei; • crítica à Igreja Católica, embora não se excluísse a crença em Deus. "

O precursor desse movimento foi o matemático francês René Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo. “Discurso do método” - para se chegar à verdade, que se duvide de tudo, mesmo das coisas aparentemente verdadeiras. A partir da dúvida racional pode-se alcançar a compreensão do mundo, e mesmo de Deus.

Desde que foram formulados, os princípios cartesianos têm servido para o avanço da ciência. Na gravura, Descartes cercado por estudiosos e admiradores.

PENSADORES ILUMINISTAS: Charles de Montesquieu - em sua obra O Espírito das Leis , defendia a separação dos poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, sistema de freios e conta pesos. Distingue três formas de governo: - República, monarquia e despotismo. República - soberania nas mãos de muitos (de todos = democracia - de alguns = aristocracia) - princípio é a virtude; Monarquia - soberania nas mãos de um só segundo leis positivas - princípio é a honra. Despotismo - soberania nas mãos de um só segundo o arbítrio deste - princípio é o medo.

PENSADORES ILUMINISTAS: Voltaire - Ironizava a Igreja e o Absolutismo, defendia a liberdade de expressão: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las. A sociedade devia ser reformada mediante o progresso da razão e o incentivo à ciência e tecnologia. Introduziu reformas na França, como a liberdade de imprensa, um sistema imparcial de justiça criminal, tolerância religiosa e redução dos privilégios da nobreza e do clero.

PENSADORES ILUMINISTAS: Diderot e d’Alembert: escreveu uma Enciclopédia com 33 volumes: reuniu principais conhecimentos científicos, artístico e filosófico da época. Preocupava-se sempre com a natureza do homem, a sua condição, os seus problemas morais e o sentido do destino. Seu pensamento sobre a nobreza e o clero se exprime na seguinte frase: "O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre".

PENSADORES ILUMINISTAS: Jean-Jacques Rousseau: somente o Estado Democrático tem condições de oferecer aos cidadãos igualdade jurídica. O homem é produto do meio, nasce bom e a sociedade o corrompe. É associado frequentemente às ideias anti-capitalistas e considerado um antecessor do socialismo e comunismo. Atacou a propriedade privada. O objetivo do governo deveria ser assegurar a liberdade, igualdade e justiça para todos, independentemente da vontade da maioria.

PENSADORES ILUMINISTAS: François Quesnay - é adepto da Fisiocracia - destaca a agricultura como sendo a fonte de riquezas da nação. O melhor Estado era aquele que menos governava e este só se deveria interessar com a manutenção da ordem, da propriedade e da liberdade individual. As suas teorias seriam desenvolvidos pelos seus discípulos (Turgot, Gournay) e viriam a influenciar o pensamento de Adam Smith.

Quesnay, Gournay e Turgot: liberalismo econômico, poder da natureza, a economia deveria funcionar sem interferência governamental-Lassez faire, laissez passer, defendiam o Capitalismo Agrário, o comércio e a indústria apenas transformariam o que fora produzido pela agricultura. Turgot

PENSADORES ILUMINISTAS: Adam Smith: pai da economia como ciência, condenava o Mercantilismo, afirmava que o trabalho é a maior fonte de riqueza de qualquer Nação, liberalismo econômico. Procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

PENSADORES ILUMINISTAS: David Ricardo: livre concorrência. Os temas presentes em suas obras incluem a teoria do valor-trabalho, a teoria da distribuição (as relações entre o lucro e os salários), o comércio internacional, temas monetários.

DESPOTISMO ESCLARECIDO Muitos reis europeus temendo as mudanças pregadas pelo Iluminismo implantaram alguns desses ideais em seu governo: Prússia: Frederico II; Áustria: D. José I; Rússia: Catarina II; Portugal: Marquês de Pombal; Espanha: Ministro Aranda. Frederico II

Portugal: Marquês de Pombal - Ministro de D.Jose I - Aumentou o controle do Estado sobre a economia. - Incentivou o comércio e as manufaturas. - Procurou desenvolver uma educação leiga, sem a influência da Igreja. Áustria: José II   - Estimulou o desenvolvimento das manufaturas e da agricultura. - Desenvolveu a educação. Prússia: Frederico II Organizou militarmente a Prússia. Estimulou o desenvolvimento industrial Incentivou a educação. Rússia: Catarina, a Grande  - Incentivou a cultura. - Promoveu transformações sociais baseadas nas idéias iluministas.  

CONSEQÜÊNCIAS DO ILUMINISMO 1- Independência dos EUA; 2- Revolução Francesa; 3- Ascensão da ideologia liberal - crescimento do Capitalismo; 4- Apressou a queda do Antigo Regime.