TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
FUNÇÕES LEGALIDADE LEGITIMIDADE ECONOMICIDADE ART.70 C.F. CONTROLEINTERNOCONTROLEINTERNO CUSTOEFICÁCIA
PROBLEMA: QUAL O MODELO CONCEITUAL DE CONTROLE QUE POSSIBILITA AOS GESTORES PÚBLICOS AVALIAREM OS PRODUTOS DAS ATIVIDADES E PROJETOS, VISANDO A ECONOMICIDADE DA AÇÃO GOVERNAMENTAL? OBJETIVO: Apresentar os princípios do modelo GECON - SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA, que significa administração por resultados,atualmente em estudo para oportuna aplicação no âmbito do TST.
CUSTO/DOTAÇÃO RESULTADOS FÍSICOS/QUALITATIVOS DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS MONETÁRIO NÃO MONETÁRIO X PADRÕES NÃO COMPARÁVEIS COMUM INTUIÇÃO DO GECON ENTIDADE PÚBLICA CONSOME RECUROS CRIA VALOR CUSTOS RECEITA PADRÃO MONETÁRIO
CRIAÇÃO DE VALOR ABORDAGEM SISTÊMICA CONJUNTO DE ELEMENTOS INTERDEPENDENTES MISSÃO INTERAGEM CONTINUIDADE CAPTAÇÃO < SERVIÇOS QUE DEVOLVE ÁREAS DE RESPONSABILIDADE CENTROS DERESULTADO
IDENTIFICAÇÃO E MENSURAÇÃO DO VALOR CRIADO CONCEITO ECONÔMICO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE USO DE UM RECUROS MELHOR USO ALTERNATIVO VS EXAME DE PROCESSOS CUSTO : $40.000,00 CUSTO DE OPORTUNIDADE: $ ,00 RECEITA ,00 CUSTO (40.000,00) RESULTADO ,00
CRITÉRIOS DE MENSURAÇÃO DO GECON TRÊS PRINCÍPIOS BÁSICOS - VALOR CRIADO EM CADA TRANSAÇÃO - A MEDIDA DO VALOR É DADA PELO MERCADO - O DESEMPENHO DAS ÁREAS BASEIA-SE NA SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE VALOR
PROCESSO DE AVALIAÇÃO/GESTÃO DE RESULTADO CENTRO DE RESULTADO RECURSOS PRODUTO CUSTO DE OPORTUNIDADE CUSTO DE OPORTUNIDADE VS VALOR CRIADO RECURSOS CENTRO DE RESULTADO PREÇO DE TRANSFERÊNCIA CUSTO DE OPORTUNIDADE CUSTO PADRÃO CUSTO REAL É CALCULADO POR CUSTEIO DIRETO ORÇAMENTO GERENCIAL