Objeto da prova. Imagine-se chegar a um processo judicial querendo provar simplesmente tudo durante a instrução do feito, mesmo fatos totalmente impertinentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espelhos planos e esféricos
Advertisements

PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
LEITURA DE IMAGENS.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Vetores (2) Continuação.
Criptografia Quântica : Um Estudo
Protocolos Criptográficos. Múltiplas chaves em RSA Para RSA, escolhe-se dois números, e e d, tal que e. d = 1 mod (p-1).(q-1) Entretanto, também pode-se.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
Seminário sobre Execução Fiscal
PROCESSO CIVIL E ECONOMIA Direito, Economia e Desenvolvimento Escola da Magistratura do TRF4ªR Curitiba-PR 7 de junho de 2013 PROCESSO CIVIL E ECONOMIA.
Abertura: o pequeno traço vertical interrompendo uma das extremidades indica o limite da abertura abertura: indica o local onde deverá ser feita uma abertura.
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
ENEM REDAÇÃO.
Profa. Graziela Santos de Araújo Algoritmos e Programação II, 2010
Geração de Código Algoritmo de Escalonamento de instruções – List Scheduling.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Metodologias de Construção de Sites
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
Ferramentas de manejo de informação – As alegações
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Objeções Fundamentos.
Economia e Mercado 6ª AULA.
BERKELEY E O IMATERIALISMO
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Processo.
eleitorais e partidárias
Controle de Gastos Públicos
Julgamento do processo.. Processo é um caminhar para um fim. Assim, processo é uma sucessão ordenada de atos com o intuito de entrega do direito material.
Recursos em espécie. Apelação.
Aula III Fontes no Processo Civil Brasileiro. O direito processual e suas fontes.
Responsabilidade civil e penal.
Argüição de descumprimento de preceito fundamental. Lei 9.882/99.
Procedimento ordinário. Petição inicial. Aula IV.
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
Aula III. Parte Geral.. Quanto ao nome. Medidas cautelares nominada (ou típicas). Medidas cautelares inominadas (ou atípicas).
Demais defesas..
Aula I. Cultura, escolas e fases metodológicas do processo.
Processo Civil I. Das provas.
Processo do Trabalho: aula IV
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Aula II A tutela cautelar.. Onde encontrar? CPC – arts. 796 a 889.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo XI Encadeamento de Estruturas por Ponteiros.
Jumpers 1. O que são Jumpers
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
GESTÃO DE GABINETE - SAJ/GG ASPECTOS DESTACADOS DA GESTÃO DE GABINETE
Estatística Dados valores (amostras) de variáveis aleatórias X 1, X 2,..., X n, cuja distribuição conjunta é desconhecida, inferir propriedades desta distribuição.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Modelos de Iluminação e Tonalização
5W1H.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
QUESTÃO 01 Quando a lei deixa certa margem para atividade pessoal
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Sistemas Lineares Parte 2
Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza
4 – Estudo do ITCMD.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

Objeto da prova. Imagine-se chegar a um processo judicial querendo provar simplesmente tudo durante a instrução do feito, mesmo fatos totalmente impertinentes ao litígio.

Isso seria totalmente contraproducente, razão pela qual haverá, para uma boa instrução, ser fixado logo que possível quais fatos é que devem restar comprovados.

Para Daniel Ustárroz: Um dos temas mais importantes do direito processual, sob prisma da efetividade constitucionalmente assegurada, é a definição do objeto da prova. Observa-se que quando estão fixados os pontos controvertidos da causa, todos os sujeitos do processo saem beneficiados. As partes, na medida em que sabem sobre quais questões devem atentar na instrução. E o juiz também, uma vez que, como destinatário da prova e diretor do processo, saberá em qual direção conduzir o processo. Do contrário, quando as partes e o magistrado não conhecem os pontos controvertidos, a instrução costuma ser infrutífera e pesada, ocasionando uma demora inustificável na prestação jurisdicional, com a produção de provas que em nada irão auxiliar no desate da lide.

Então, a primeira das lições é saber que determinados fatos não dependem de produção de prova, a teor do que preceitua o artigo 334 do Código de Processo Civil Brasileiro.

São eles: os notórios; os alegados por uma parte e confessados pela outra; admitidos no processo como incontroversos e em cujo favor milita a presunção legal da existência ou de veracidade.

Momento importante no processo e que deve ser relembrado é o da audiência inaugural exposta no artigo 331 no Código de Processo Civil brasileiro, explicitando seu funcionamento. É nela que o juiz fixará os pontos controvertidos no processo com o intuito de organizá-lo rumo a sua finalização. O §2º é bem claro ao mencionar que o juiz fixará os pontos controvertidos, decidindo as questões processuais pendentes e determinando as provas a serem produzidas, pois somente interessa aquela prova que é relevante ao desfecho do processo.

Nunca se esquecendo que as provas a serem produzidas deverão estar elencadas, para o autor, desde a petição inicial, e para o réu desde a contestação.

Mais um fato importante a ser relatado é o velho adágio processual do iuri novit curia, onde é dever do juiz conhecer a matéria jurídica. Qual o limite dele?

Esse pensamento encontra certos obstáculos que devem ser lidos através do artigo 337 do Código de Processo Civil, uma vez que, realmente, a matéria jurídica federal deve ser de conhecimento do magistrado, mas, em compensação, as leis estaduais e municipais, assim como os tratados e convenções internacionais, deverão, caso o juiz determine, ser demonstrada sua vigência pela parte que os alega.

Cláusula geral de direito probatório e as provas atípicas.

Primeiro o que vem a ser uma cláusula geral? É aquela com um conteúdo abstrato onde o legislador deixa uma regra com situação flutuante a fim de que o texto não se torne obsoleto, podendo ser lido e interpretado daqui há diversos anos sempre com atualidade.

No sistema probatório, existe uma cláusula que deixa o Código neste tópico sempre jovem e oxigenado que é aquela do artigo 332 ao afirmar que todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, são hábeis para provar a verdade dos fatos, em que funda a ação da defesa.

Diante disso, das provas a serem produzidas, todos são legais, desde que moralmente legítimas. No Código tem-se as especificadas que se verá a seguir. Contudo, aquelas que não estão elencadas no referido Codex e que são mesmo assim produzidas e válidas, dá-se o nome de atípicas ou inominadas, a teor do que ocorre com as medidas cautelares.

Para Daniel Ustárroz, são exemplos de prova atípica: Na jurisprudência, encontram-se inúmeros exemplos de provas atípicas, tais como: documentos eletrônicos, provas emprestadas, comportamento processual da parte, informações prestadas pelos oficiais de justiça no cumprimento de diligência, etc.

E define o processualista o limite da produção dessas provas: Na ausência de procedimento específico para a produção da prova atípica, o operador deve atentar para as previsões constitucionais do devido processo em Direito e do contraditório. Ou seja, na medida do possível, as demais partes do processo devem se pronunciar e auxiliar a formação da prova atípica, cabendo ao juiz retirar dela seu convencimento, explicando sempre as razões que o levam a tomar determinada posição.