Obrigação natural Aula nº 07.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Advertisements

Espelhos planos e esféricos
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
1 3.5: Equilíbrio Termodinâmico Equilíbrio Termodinâmico parâmetros termodinâmicos (P,T) constantes A existência de equilíbrio termodinâmico (ET) ou E.T.
1 3.5: Equilíbrio Termodinâmico 1 A existência de equilíbrio termodinâmico (ET) ou equilíbrio termodinâmico local (ETL) no interior estelar grandes simplificações:
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Gestores Eleitos e Reeleitos 2012 Obtendo o Certificado de Regularidade do FGTS - CRF Brasília, 29/01/2013.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
PROCESSO CIVIL E ECONOMIA Direito, Economia e Desenvolvimento Escola da Magistratura do TRF4ªR Curitiba-PR 7 de junho de 2013 PROCESSO CIVIL E ECONOMIA.
Qual é a função de um texto literário?
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
MAP. BRAZIL CANADA To all judges and lawyers and other participants at this conference A todos os juizes e advogados e outros participantes nesta conferência.
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
Tribunal de Contas dos Municípios
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
O CONTROLE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO COMO FISCAL DA LEI MAURO CICHOWSKI DOS SANTOS Procurador da República.
Lei de Responsabilidade Fiscal Lei /00
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Controle de Gastos Públicos
Responsabilidade civil e penal.
Argüição de descumprimento de preceito fundamental. Lei 9.882/99.
Procedimento ordinário. Petição inicial. Aula IV.
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
Aula V Obrigação de fazer e não fazer
Processo de Execução – Aula IV Prof. Dr. Marco Félix Jobim.
Direito das Obrigações
Cláusula penal Stipulatio poenae
Aula II A tutela cautelar.. Onde encontrar? CPC – arts. 796 a 889.
Extinção das obrigações
Obrigação de dar coisa incerta
Obrigações simples e compostas
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo III Comandos de Controle.
1.3 – Interpretadores – Compiladores versus Interpretadores
Obrigações em geral Obrigações em geral Aula nº 3.
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
O que são os Dons Espirituais
Esperança Idéia: a esperança (ou valor esperado) de uma v.a. é o valor médio que se espera obter ao se repetir um experimento aleatório um grande número.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
5W1H.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
São José morreu de amor. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
Legislação Eleitoral e Eleições Sistema Majoritário: Presidente, Governador, Prefeito e Senador Um turno: maioria simples dos votos. Só é aplicado.
LEI DE PROTEÇÃO DE CULTIVARES Lei N° Abril de 1997.
4 – Estudo do ITCMD.
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
D I R E I T O P E NAL Prof. CLÁUDIO FIRMINO
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
INPE / CAP-334 Celso L. Mendes Aula 4-D(1) Reestruturação de Programas em Sistemas Vetoriais (II) Tópicos: Suporte à Paralelização Vetorização.
Obrigações Naturais Introdução. Obrigações Naturais no Direito Brasileiro  Obrigações perfeitas= obrigações civis (exigíveis);  Obrigações imperfeitas=obrigações.
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. OBRIGAÇÕES Relativas ao tempo Obrigações momentâneas Obrigações momentâneas Instantâneas Instantâneas Transitórias.
DAS VÁRIAS ESPÉCIES DE CONTRATO DA DOAÇÃO Soane Lopes dos Santos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E RESPONSABILIDADE DOS ADMINISTRADORES
AULA: SUB-ROGAÇÃO e IMPUTAÇÃO – Prof. Paulo Henrique de Oliveira
Classificação Básica das Obrigações
Obrigações Divisíveis e Indivisíveis
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES
DA EVICÇÃO CONCEITO: Evicção é a perda ou desapossamento total ou parcial da coisa por força de sentença judicial, que atribui a outrem direito anterior.
Transcrição da apresentação:

Obrigação natural Aula nº 07

Tertium genus A obrigação natural é um tertium genus, entidade intermediária entre o mero dever de consciência e a obrigação juridicamente exigível, a meio caminho entre a moral e o direito

É mais que um dever moral e menos do que uma obrigação civil

Ao contrário da obrigação civil, a obrigação natural não produz todos os efeitos de Direito.

Alguns autores chamam a obrigação natural de obrigação degenerada ou imperfeita

Exemplos Obrigação de dar gorjeta Obrigação de pagar dívida prescrita Obrigação de pagar dívida de jogo

Inexigibilidade A obrigação natural não pode ser exigida pelo credor. Existe, mas não pode ser judicialmente cobrada De obrigação natural descumprida não decorre responsabilidade

Obrigação civil e obrigação natural Numa obrigação civil – p. ex. uma dívida em dinheiro – o descumprimento por parte do devedor faz nascer para o credor a pretensão e, para o devedor, a responsabilidade patrimonial

Na obrigação natural não surge a pretensão. A dívida existe, mas não pode ser judicialmente cobrada É desprovida de ação

A soluti retentio (retenção do pagamento)

CCB Art. 882. Não se pode repetir o que se pagou para solver dívida prescrita, ou cumprir obrigação judicialmente inexigível.

Assim ... O pagamento de obrigação natural é válido e eficaz e permite ao credor reter aquilo que recebeu, sem a possibilidade ao pagador arrependido de pleitear a repetitio indebiti

Execução parcial de obrigação natural

A amortização parcial da obrigação natural não autoriza o credor a reclamar o pagamento do restante. A obrigação natural não se converte em obrigação civil por essa solvência incompleta

Dívida de jogo

CCB Art. 814. As dívidas de jogo ou de aposta não obrigam a pagamento; mas não se pode recobrar a quantia, que voluntariamente se pagou, salvo se foi ganha por dolo, ou se o perdente é menor ou interdito.

E quem empresta para que outrem jogue?

CCB Art. 815. Não se pode exigir reembolso do que se emprestou para jogo ou aposta, no ato de apostar ou jogar

São legais, no entanto Os jogos regulamentados pela lei, como o turfe e as loterias, e aqueles oferecidos ou prometidos ao vencedor de competição esportiva, intelectual ou artística, submetidos os interessados às prescrições legais e regulamentares.

O óbvio Não são obrigações naturais as obrigações nulas, porque estas são inválidas e de nenhuma eficácia jurídica

E o(a) donatário(a) ingrato(a)? A Lei Civil estabelece a possibilidade de revogação por ingratidão do donatário (Art. 557 CCB) Quem recebe a doação deve gratidão ao doador pelo resto da vida. Se o(a) donatário(a) agredir ou ofender o doador poderá perder a doação

CCB Art. 557. Podem ser revogadas por ingratidão as doações: I - se o donatário atentou contra a vida do doador ou cometeu crime de homicídio doloso contra ele; II - se cometeu contra ele ofensa física; III - se o injuriou gravemente ou o caluniou; IV - se, podendo ministrá-los, recusou ao doador os alimentos de que este necessitava.

Mas e se ...? O doador fez a doação ao (à) donatário(a) porque existia uma obrigação natural?

Se, por exemplo, Juca doou um carro a Maria porque lhe devia dinheiro e a dívida havia prescrevido?

É revogável tal doação se ela lhe for ingrata?

Ah, vida cruel ... Tal doação não se extinguirá porque não foi feita por liberalidade e sim em cumprimento de obrigação natural

FIM