Colonização nas Américas Profa. Paula Regina. Colonização da América Espanhola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia do Brasil.
Advertisements

APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS
VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS VEICULADAS POR ALIMENTOS
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
Estágios de desenvolvimento capitalista
Teorias do Comércio Internacional
CORREGEDORIA-GERAL TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Encontro de Prefeitas e Vice-PrefeitasMunicípios e Políticas Públicas para as Mulheres Brasília, 28 de janeiro de 2013 Eleonora Menicucci Ministra de Estado.
Linha de Financiamento do BNDES para Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos - BNDES PMAT e BNDES PMAT Automático.
4.4 Igreja: Comunidade de comunidades. Comunidades são escolas de diálogo interno e externo. (DGAE 64) O diálogo é o caminho permanente para a boa convivência.
Formação territorial brasileira
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
A Experiência Brasileira com Conselhos Populares e com o Controle Externo da Administração Pública como Formas de Combate à Corrupção Prof. Dr. Ricardo.
Introdução à Economia 2ª AULA.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
VI – Responsabilidade administrativa - Autoridade administrativa : cumprir a lei de ofício -Antes da Lei 9605/98 (Art 25 e 70) e Dec 3179/99 / Art 14 da.
Independência da América
INDEPENDENCIA DAS COLÔNIAS NA AMÉRICA
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Maria Salete Fraga Silva Palma Secretária.
O MODELO DE CONTROLE NO BRASIL
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
D i á l o g o Público 2005 O CONTROLE EXTERNO NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA O CONTROLE EXTERNO NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA.
Temas sobre Licitações e Contratos
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
CONTROLE EXTERNO Convencionou-se denominar de Controle Externo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração.
Lei de Responsabilidade Fiscal
Estrutura do Controle: organização do sistema de controle no Brasil e o papel de órgãos incumbidos da fiscalização de recursos públicosEstrutura do Controle:
Diálogo Público: Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Acre TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO INSTITUTO SERZEDELLO CORRÊA Palestra: Dia.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
Perspectivas futuras para as licitações Marçal Justen Filho.
Semelhanças e diferenças entre o Peru e o Brasil relacionadas à iniciativa da erradicação da poliomielite Eduardo Ponce Maranhão ENSP/Fiocruz Dilene Raimundo.
Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas A QUESTÃO AMBIENTAL E AS GRANDES OBRAS Justiniano de Queiroz Netto Presidente do Conselho Temático.
O PAPEL DOS CONSELHOS NA ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Razões para confiar no futuro – e para desconfiar Marcelo Rech.
Colonização da América Inglesa Profa. Paula Regina
Descobrimentos – Antecedentes importantes
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Chile República do Chile.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
Governança Costeira A integração da Gestão de Recursos Hídricos com o Gerenciamento Costeiro Jerson Kelman Diretor-Presidente Agência Nacional de Águas.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Seminários Regionais sobre o Anteprojeto de Lei da Política Nacional de Saneamento Ambiental.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
Ricardo Carneiro Áreas de Preservação Permanente
Conselho Nacional do Meio Ambiente Lei nº 6938/81 - Artigos 6º e 8º
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SIMONE SCHOLZE Superintendente Executiva Salvador/BA
Legislação Ambiental Carlos Marcelo Pedroso
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Por que os EUA são, atualmente, uma (a) superpotência mundial?
2. AMÉRICA LATINA: GEOGRAFIA FÍSICA
SINOP. ÁREA AMBIENTAL Grupo Objetivo 4 PARTICIPANTES ORDEMNOMEMUNICÍPIOFUNÇÃO 01Joacir R. RossNova UbiratãPresidente da Câmara dos vereadores 02Valquiria.
NOSSA CASA 09/01/2016 COMEÇOU.
Colonização e Independência Espanha e Inglaterra
Casa. casdfasd.
1 Crônicas A casa de DeusOraçãoLouvoradoração.
ESTUDO COMPARADO: PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA
O processo de independência da América espanhola refletiu a conjuntura histórica pela qual passava o mundo Ocidental, na primeira metade do século XIX.
Transcrição da apresentação:

Colonização nas Américas Profa. Paula Regina

Colonização da América Espanhola

Fases da colonização 1. São Domingos 2. América Central 3. México 4. Peru 5. Bacia do Rio do Prata

Conquista Formação por núcleos Adelantados – aqueles que iam antes Casa de Contratação – fiscalização

Estruturas políticas- administrativas Audiências – instituição administrativa e judiciária Conselho das Índias – centralização da parte administrativa Vice-reinado – controle administrativo, evangelização e as audiências Capitanias gerais – manutenção do território Cabildos – poder local (câmaras municipais)

Cabildos Criollos Nascidos na América Espanhola Peninsulares (Chapetones) Nascidos na Espanha Dominavam o controle

Estrutura econômica Repartimiento (mita) – obrigatório e temporário na produção Encomienda – obrigatório em troca da catequização Hacienda – plantation