Poder Judiciário de Santa Catarina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
Advertisements

Aspectos psicossociais da atividade física e saúde
Qualidade de vida relacionada à saúde
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE VIGILÂNCIA
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Fernando Carvalho Faião
Extreme Programmig Programação em Duplas Dificuldades e Benefícios.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
LIDERANÇA Exercícios.
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Metodologias de Construção de Sites
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Técnicas de Amostragem
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
- 1 - Instituto Serzedello Corrêa Resultados Globais.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Matemática e Educação Ambiental.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Mario H. Marins Natália Fialho
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
LIDERANÇA.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
COMISSÕES FASE DE INSTRUÇÃO Tania Rodrigues Mendes – Diretora do Departamento de Comissões Coordenadora do Comitê Executivo do Portal da ALESP CURSO DE.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
26/05/11 1.
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Poder Judiciário de Santa Catarina Caso de Sucesso I Poder Judiciário de Santa Catarina

A Instituição Presidência DGA DRH DADP Seção Psicossocial Organizacional

Seção Psicossocial Organizacional Criada em 2002 contava com 4 integrantes, sendo 3 Assistentes Sociais e 1 Psicóloga Atualmente: Chefe de Divisão - Assistente Social 5 Psicólogas e 1 Assistente Social Conta com a parceria da equipe de eventos da divisão - 2 TJA

Seção Psicossocial Organizacional Objetivo: Promover o bem-estar dos servidores buscando conciliar as suas necessidades com as da Organização, recebendo-os bem quando ingressam no Poder Judiciário, acompanhando-os em suas trajetórias de trabalho e preparando-os para a aposentadoria, de forma a contribuir para que sejam atingidos os objetivos da Organização.

Programas e Atividades Mapeamento Organizacional Atenção aos Novos Servidores Relotação Análise de Perfil Avaliação Psicológica Acompanhamento do Desempenho

Programas e Atividades Pesquisa de Clima Organizacional Homenagem Aposentados Preparação para Aposentadoria Desenvolvimento de Relações Interpessoais Bem-estar no trabalho

O que é o Bem-estar Bem-estar Psicológico Bem-estar Subjetivo Bem-estar no Trabalho Bem-estar Social

Bem-estar no Trabalho O conceito de bem-estar no trabalho é um construto multidimensional formado por três componentes: satisfação no trabalho, envolvimento com o trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Tais componentes são chamados de vínculos positivos com o trabalho – satisfação e envolvimento – e com a organização – comprometimento afetivo. (Siqueira e Padovan, 2008).

O Trabalho Visões contraditórias sacrifício e auto-realização (Ribeiro e Leda, 2005). Fonte de prazer e bem-estar ou de sofrimento dependendo da forma como está estruturado (Lower, 1984), Prazeroso em alguns aspectos e gerador de sofrimento por outros aspectos.

Consequências para saúde A Falta de Bem-estar Consequências para saúde Dor de cabeça Dores musculares Problemas digestivos Aumento de doenças cardíacas Desapontamento Estresse Depressão Fadiga Transtornos Psicológicos Dependência de álcool ou drogas.

Consequências para Organização A Falta de Bem-estar Consequências para Organização Ausentismo Rotatividade Baixo desempenho Greves Acidentes de trabalho Licenças Médicas

A ideia do Programa Acompanhamento de desempenho Dificuldades comuns a certas categorias Pesquisa relacionada aos Oficiais de Justiça Levantamento de afastamentos (LTS)- 58%

Objetivos O Programa Bem-estar visa contribuir com a formação de vínculos mais positivos com o trabalho e com a obtenção de maior satisfação no trabalho e na vida pessoal dos servidores. Ainda, pretende atuar de forma preventiva, minimizando danos e promovendo a saúde dos servidores.

Os Primeiros Programas 2007- pesquisa 2009 - realização das primeiras turmas Oficiais da Justiça e Assistentes Sociais OJ - Realizado em duas etapas de 2 dias AS - piloto - Realizado com servidoras da capital, com entrevistas iniciais para diagnóstico e em sete etapas de 3 horas.

Como Acontece Eventos com duração de três dias Hotel de Florianópolis/ licitação Grupos de trabalho com momentos de reflexão, instrução, discussão e dinâmicas de grupo. Participam, também, profissionais renomados que falam sobre temas que permeiam o bem-estar

Turmas Cada evento: Prioriza uma categoria, para que se aproveite as semelhanças vividas na prática profissional diária dos participantes, enriquecendo as discussões e reflexões. Conta com até 30 participantes

Categorias

Inscrições As datas de realização e instruções quanto às inscrições são divulgadas previamente na página eletrônica do Tribunal. Inscrições pelo Hot site http://www.tjsc.jus.br/bemestar/ Critério de seleção - sorteio - máximo 2 por comarca

Programação Dinâmica de Apresentação (Re)pensando o trabalho Estilo de Vida e Saúde Relações Interpessoais Administração do Tempo Prevenção de Doenças Relacionadas ao Trabalho Cuidando da saúde Financeira Qualidade de Vida no Trabalho Cuidando da Saúde Emocional Técnicas de Controle do Estresse Alimentação Saudável Fechamento dos Temas

Programação - Outros Temas Segurança Pessoal Biopsicologia Significado do Trabalho Tai Chi Chuan / Qi Gong Arteterapia Cuidados com a Saúde – Médica Comunicação e Feedback Relações de Poder e Subjetividade

Investimento

Avaliação Ficha de Avaliação/ agora pelo hot site Retorno dos Servidores Observação Avaliação anterior e após algum tempo de participação/ Questionário, Afastamentos e Desempenho

Ficha de Avaliação O programa satisfez suas expectativas? (plenamente, parcialmente, não satisfez – obs.) Avalie as atividades: Palestras – Conteúdo e forma (ótimo, bom, regular e ruim – obs.) Quanto aos recursos audiovisuais utilizados nas palestras (ótimo, bom, regular e ruim – obs.) A organização do encontro e lanche (ótimo, bom, regular e ruim – obs.) O atendimento da equipe (ótimo, bom, regular e ruim – obs.)

Ficha de Avaliação Dê a sua opinião sobre o Hotel: Atendimento, Acomodações, Higiene e Limpeza (ótimo, bom, regular e ruim – obs.) O conteúdo das palestras contribuiu para o seu aprimoramento pessoal? Por quê? Quanto à relevância das palestras, em relação ao objetivo do programa, na sua opinião, alguma(s) poderia(m) ser dispensada(s)? Há algum tema que deveria ser incluído no programa? Comentários

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados - Comentários “Programa importante e que permitiu deixarmos o trabalho por 3 dias para pensarmos em nós como profissionais e pessoas, ajudando na busca de equilíbrio entre o pessoal e o profissional”. “Desejo que esta equipe continue com esse programa, para que mais funcionários tenham a mesma oportunidade”. “Foi muito proveitoso. Faz refletir sobre a própria vida, começar a mudar para melhorar a saúde e o trabalho”.

Conclusão Os participantes do Programa saem do evento mais animados e motivados para suas atividades tanto na esfera pessoal quanto no trabalho, pois sentem-se reconhecidos e valorizados pela instituição em que trabalham. Esses encontros tem como objetivo contribuir para a melhoria do bem-estar e da satisfação no trabalho, e percebe-se que esses objetivos são alcançados a cada evento.

Referências Siqueira, M. M. e Padovam, V. A. (2008). Bases teóricas de bem-estar subjectivo, bem-estar psicológico e bem-estar no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa. vol.24 (2). Brasília.http://www.scielo.br/pdf/ptp/v24n2/09.pdf (02.05.09) Limongi-França, A C. e Rodrigues, A L. Stress e Trabalho: Uma Abordagem Psicossomática. São Paulo: Atlas, 2011. Tamayo, A e cols. Cultura e Saúde nas Organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004. Durand, M. Doença Ocupacional: Psicanálise e relações de trabalho. São Paulo: Escuta, 2000. Zanelli, J. C., Borges-Andrade, J. e., Bastos, ª V. B. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004. Ribeiro, C. V. S., LÉDA, D. B. O Significado do trabalho em tempos de reestruturação produtiva. Revista Estudos em Psicologia, 4. UERJ, Rio de Janeiro, 2005. Lower, A . O Prazer: uma abordagem criativa. São Paulo: Summus, 1984.

Contatos DRH -48-32877500 SPO - 48-32877548 secpsi@tjsc.jus.br Obrigada! Contatos DRH -48-32877500 SPO - 48-32877548 secpsi@tjsc.jus.br