Encontro Interativo Diretor de Protocolo Eficaz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Liderança de Clube
Advertisements

Catedral das Assembléias de Deus Ministério de Madureira
Biblioteca Digital da Memória Técnico-Científica do INPE
Prof. Celso Gramática.
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
PROGRAMA.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Formação de agentes da Pastoral da Comunicação JORNAL.
Registro de Carta Topográfica
Abertura: o pequeno traço vertical interrompendo uma das extremidades indica o limite da abertura abertura: indica o local onde deverá ser feita uma abertura.
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital DISTRITO 4620 Bem-vindos Seminário de Treinamento da Equipe Distrital Distrito 4620.
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos Liderando os rotarianos Troca de ideias.
Assembléia Distrital Gov Eleito Wellington Gov Felipe ASSEMBLEIA DISTRITAL SECCIONAL TESOURARIA.
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
" TÊNIS" Jogos parecidos ao tênis já eram praticados por gregos e romenos. Na Idade Média, a modalidade aparecia nas cidades italianas, onde era conhecida.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão O controle externo na visão da Universidade Federal do Amapá Macapá, AP- 19 e 20/08/ 2004 Por: João Brazão.
Lei de Responsabilidade Fiscal Lei /00
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública A Experiência do TCU junto aos CAEs no Estado de Minas GeraisEXPOSITOR: José
1.
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
GUARAPUAVA, 23 de outubro de Pe. Claudemir da Silveira Didek
29/3/2014Prof. José Arnaldo B. Montevechi1 Pesquisa Operacional Universidade Federal de Itajubá Informações sobre o trabalho final.
Organização e Redução de Custos
Probabilidade e Esperança Condicional
Imagem Pública do Rotary Façamos uma ação Eficaz! Palestrante: Gamaliel Noronha Governador Distrito 4490 Sem comunicação os pensamentos não florescem.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
PRONOMES Palavra que substitui o substantivo ou acompanha o substantivo, determinando a significação dele.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
LIDERANÇA.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
RESOLUÇÃO CONAMA nº 9, de 31/08/93.
GT – Uso Agrícola de Lodo de Esgoto Câmara Técnica de Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
APRESENTAÇÃO DE PRODUTO Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Departamento de Engenharia Elétrica TE219-Comunicação e Expressão para Engenheiros Universidade.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (de baixa tensão ≤ V)
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Marco Antonio Montebello Júnior
REDAÇÃO OFICIAL A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes 2011
I ENCONTRO SOBRE TREINAMENTO EM CRM
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
SLIDE 10 A Reta.
UM CLUBE DINÂMICO MÃOS QUE PEDEM MÃOS QUE DÃO AS ASSEMBLEIAS DO CLUBE.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Assembleia Distrital de Treinamento
Transcrição da apresentação:

Encontro Interativo Diretor de Protocolo Eficaz Facilitador: Gamaliel Noronha Governador 2004-2005 Instrutor Distrital para o Ceará Distrito 4490 “O Rotary é imenso, mas por alguns momentos, na reunião mais modesta ou na mais importante, está na mão de um diretor de protocolo.”   JOSÉ AUGUSTO BEZERRA Governador 1993-1994 do Distrito 4490

“De nada adianta fazer certo... a coisa errada!” Por que EFICAZ? EFICÁCIA é fazer bem, entretanto, fazer bem o que precisa ser feito para alcançar um melhor resultado no objetivo pretendido. “De nada adianta fazer certo... a coisa errada!” Peter Drucker Economista austríaco (1909-2005)

Diretor de Protocolo (E não Protocolo = Ato protocolar) Cartão de visitas do clube Sempre o primeiro a chegar e o último a sair! A necessidade do Vice-Diretor de Protocolo

Protocolo improvisado: Alceu Antimo Vezozzo Diretor 2001-2003 do Rotary International

Marketing Pessoal Produto: Conteúdo, utilidade e embalagem Pessoa: Conhecimento, Habilidades e Atitudes

O Marketing Pessoal do Diretor de Protocolo Conhecimento - “Viver” o Rotary - Domínio do vernáculo Habilidades - Boa dicção (“Dê vida às palavras) - Modulação da voz - Otimização do olhar - Competência (Iniciativa, desembaraço) - Comunicação Eficaz Atitudes - Ser cortês (Olhe o sorriso “não amarelo”!) - Vestuário adequado - Higiene corporal - Postura na tribuna - Tranquilidade - Simpatia... com seriedade (nada de gracejos!)

Evite chamar o “Aloson” Uso do microfone Evite chamar o “Aloson” Posição de maior ganho

Reunião: Providências preliminares - Pauta com cópias ao presidente e outros (definir) Lembrar e confirmar a presença de convidados Currículo (resumido) de palestrante Reuniões festivas: Definir comissão de recepção (casais) com a ajuda das Comissões de Programas, Relações Públicas e Companheirismo Definir auxiliar de cerimonial - Orientar auxiliar de cerimonial: Informações por escrito (Ex: Chegada, com atraso, de autoridade)

(O clube tem o seu presidente!) Em reuniões ordinárias: - Apresentar palestrantes (ler currículo, sim!) - Adiantar assuntos - Comemorar datas (O clube tem o seu presidente!)

Local da Reunião: Ações Precursoras - Mesa diretora dos Trabalhos (MDT): Número ímpar de lugares, de preferência - Instrumentos de comunicação (caixas, microfones, notebook e data-show com operador) - Tribuna (à esquerda da MDT) - Disposição das mesas da plateia - Cardápio - Panóplia em lugar de destaque - Colocação das bandeiras - Sino e Martelo - Informar tempo para o palestrante e acertar como avisá-lo cinco minutos antes - Ar condicionado - Iluminação Outros utensílios (toalhas, arranjo de flores etc) Água para MDT Sorteio de lugares (incentivo ao companheirismo)

Ordem das Bandeiras - I 4 2 1 3 5

Ordem das Bandeiras - II 3 1 2 4

Mesa Diretora dos Trabalhos (MDT) - I “É como coração de mãe!” 4 2 1 3 5

Mesa Diretora dos Trabalhos (MDT) - II 7 5 3 1 2 4 6 8

Mesa Diretora dos Trabalhos (MDT) - III - Composição e anúncio ou - Anúncio e composição - Definida a mesa (numeração), orientar os seus componentes (auxiliar?)  Distribuição dos lugares: Nº 1- Presidente Nº 2 – Convidado especial ou autoridade Nº 3 – Secretário (é de praxe, em reunião ordinária, não obrigatório) ... – (zigue-zague)   Observações: - Não colocar duas senhoras, lado a lado E por fim... - Não colocar uma senhora visitante à ponta da mesa

Ordem de precedência 01 - Presidente do clube 02 - Diretor do RI 03 - Ex-Diretor do RI (observar antiguidade) 04 - Governador do Distrito 05 - Governador de outro Distrito 06 - Ex-Governador (observar antiguidade) 07 - Governador eleito 08 - Governador indicado 09 - Diretor ou Editor da Brasil Rotário 10 - Presidente de outro Clube 11 - Ex-Presidente 12 - Presidente eleito 13 - Vice-Presidente 14 - Secretário. Obs.: A presença de autoridade(s) implica no respeito à legislação vigente.

Reunião: Observações importantes - Abertura: “Bom dia (bom tarde, boa noite), companheiras, companheiros, cônjuges, convidadas e convidados” - Pavilhão Nacional: saudação com palmas (não desfraldar) - Celular no modo silencioso - Ficar “ligado” no presidente - “Auto”- Apresentação dos companheiros, familiares e convidados: Secretário elaborar fichas com os dados necessários (nome, classificação, cargo no clube, nome do cônjuge) - Ninguém fala após a autoridade maior

Tratamentos (I) - Rotariano: COMPANHEIRO (e não: senhor, doutor, professor etc)   - Cônjuge (substantivo masculino): MINHA ESPOSA ou MEU ESPOSO

Tratamentos (II) - Autoridades: Sua (em referência) ou Vossa (trato direto)... ... Alteza - Príncipes e Duques ... Eminência – Cardeais ... Excelência - Presidente da República, ministros, governadores, prefeitos, parlamentares, juizes, autoridades diplomáticas e pessoas de alta categoria, em geral ... Excelência Reverendíssima - Bispos e arcebispos ... Magnificência - Reitores de universidades ... Reverendíssima - Sacerdotes em geral ... Senhoria - Funcionários graduados, pessoas de cerimônia e oficiais até coronel Senhor ou Senhora - As demais pessoas

- Distrito 4 mil 490 (e não “44-90” ou “4-4-9-0”) Governador Ano Rotário 2004-2005 (e não “Ex-Governador”) “Mesa da Presidência” ou “Mesa Diretora dos Trabalhos” (e não “Mesa Principal”, “Mesa Presidencial” ou “Mesa do Presidente”)

Ações Finais - Acompanhar os visitantes até a saída - Desligamento dos aparelhos - Recolhimento de objetos esquecidos - Guarda de materiais

Material de apoio - Slides do Encontro Interativo Diretor de Protocolo Eficaz Modelo de pauta para reunião ordinária Modelo de pauta para reunião festiva - Modelo de pauta para reunião de visita do Governador  Acesse: www.blog.gamalielnoronha.com.br

Fontes - Protocolo em Rotary: Guia Prático Rotary Club de Guabirotuba (http://www.rccguabirotuba.com.br/Protocolo.pdf) - Normatização para as Reuniões do Rotary no Brasil Alceu Antimo Vezozzo, Diretor 2001-2003 do Rotary International http://www2.brasil-rotario.com.br/ftp/normatizacao.pdf - A Arte de Ser Diretor de Protocolo José Augusto Bezerra, Governador 1993-1994 do Distrito 4490 Revista Brasil Rotário, outubro de 2000 - Protocolo em Rotary Antonio Reginaldo Geiss, RC de Indaiatuba http://rotary4590.com.br/fale-conosco/protocolo-em-rotary

Obrigado! GamalielNoronha Instrutor Distrital 2012-2013 “Os verdadeiros amigos, mesmo longe, não se separam nunca.” Até a próxima e não esqueçam: Depois de conhecer a si mesmo para envolver a humanidade, vamos buscar a “Paz através do servir” GamalielNoronha Instrutor Distrital 2012-2013