ALC!!LISMO Elaborado por: Alexandra Fernandes, nº1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas Públicas e Álcool
Advertisements

Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
Álcool Ano Lectivo 2006\2007 Escola Básica E B 2,3 de São Gonçalo
Os Jovens no Mundo Os Jovens e o Álcool Carina Vidal nº 12
Doenças do sistema digestivo.
Alcoolismo na adolescência
Bulimia e anorexia nervosa
DROGAS E TRABALHO Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho
O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as.
Higiene e problemas sociais
Distúrbios Alimentares
DIREÇÃO DEFENSIVA Lauro Volaco – Diretor do IBC
Diabetes.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Doenças alimentares Área de Projecto 6ºD 2007/2008.
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta.
Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia
Colesterol (LDL x HDL).
Diabetes.
Alcoolismo.
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Alcoolismo.
ALCOOLISMO Profª IVAnéa.
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
Uma Perigosa Doença Preocupante!
Bulimia Sobre.
Hepatite B Saúde Infantil.
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
Fígado e Álcool: Quanto podemos beber sem risco. Dra
ALCOOLISMO Profª IVAnéa.
VIH/SIDA.
Escola E, B 2 e 3 de Cabeceiras de Basto
Alimentação Saudável e Combate ao Tabagismo
HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS
NOME- Bruno do Amaral Rodrigues TURMA- 71 SÉRIE- 7 ª PROFESSOR(A)- Mariluce Campos.
A Ressaca Trabalho realizado por: Duarte Cátia João almeida Soneca.
Diga sim à vida Estiloja.com.
Formação Professores. A saúde do sistema cardiovascular.
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Doenças Cardiovasculares
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Drogas Alucinógenas (LSD)
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
Eduarda, Gabriela e Gustavo Turma: 81
Álcool O inimigo público nº 1. Álcool para desinibir.
Escola básica 2,3 Padre Victor Melicias
Fundamentos em Farmacologia
1- Banho frio e café forte cortam o efeito do álcool
Depressão.
ESQUIZOFRENIA.
Aptidão Física Educação Física II.
Infeções sexualmente transmissíveis
Ciências Naturais – 9.o ano
Nutrição - Doenças Hepáticas
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
FISIOLOGIA HUMANA.
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Trabalho Realizado por: João Pedro Roios Nº14 Sala 5.
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
Transcrição da apresentação:

ALC!!LISMO Elaborado por: Alexandra Fernandes, nº1 Ana Rita Cabral, nº6 ALC!!LISMO

ÍNDICE 1. Introdução 2. O que é o alcoolismo 3. O que são bebidas alcoólicas 4. O álcool é uma droga? 5. O que é estar alcoolizado 6. Efeitos do álcool na saúde 7. Prevenir o consumo de álcool entre os jovens 8. Mitos sobre o álcool 9. Tratamento para o alcoolismo 10. Conclusão

INTRODUÇÃO Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e tem como objetivo, uma breve abordagem sobre os vários aspetos do alcoolismo.

O QUE É O ALCOOLISMO O alcoolismo é uma doença caracterizada pela dependência física e/ou psicológica de bebidas alcoólicas associada a complicações causadas pelo vício e pelos efeitos tóxicos do álcool. Existem fatores que podem levar ao aumento do número de casos de alcoolismo, nomeadamente a crise económica, o desemprego e os problemas emocionais.

O alcoolismo é considerado, na atualidade, um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. São crescentes os números sobre doenças graves provocadas pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, bem como a incidência de mortes decorrentes destas doenças. O álcool é também causa básica de acidentes de trânsito, crimes e suicídios.

são aquelas que contêm, na sua composição, álcool etílico. Bebidas alcoólicas… são aquelas que contêm, na sua composição, álcool etílico. Podem derivar da: fermentação, como acontece no vinho e na cerveja destilação, como acontece no whisky, licores e vodka

O ÁLCOOL É UMA DROGA? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o álcool também é considerado uma droga pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, e até mesmo a dependência. A dependência do álcool leva ao seu consumo exagerado, prejudicando as relações familiares e sociais do indivíduo, a sua saúde e o desempenho escolar ou a eficiência no trabalho.

O QUE É ESTAR ALCOOLIZADO? O indivíduo é considerado alcoolizado se apresentar a partir de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. A tolerância ao álcool no sangue varia de acordo com o peso, altura e condições físicas de cada um. Mas, em média, um indivíduo não pode ultrapassar a ingestão de duas latas de cerveja ou duas doses de bebidas destiladas, caso contrário, será considerado alcoolizado.  

EFEITOS DO ÁLCOOL NA SAÚDE… O consumo excessivo de álcool diminui a esperança de vida e atua no tubo digestivo, fígado e sistema nervoso central. São inúmeras e graves as doenças provocadas pelo álcool. Normalmente é o fígado o primeiro órgão a apresentar sintomas de mau funcionamento, mas os outros órgãos podem ser igualmente afetados, com maior ou menor gravidade.   EFEITOS DO ÁLCOOL NA SAÚDE…

Hepatite… Consiste na destruição das células do fígado, podendo levar à morte. Pode ou não provocar dores, falta de apetite e falta de forças.   Fígado normal Fígado c/ cirrose

Cirrose… Resulta de uma alteração irreversível da estrutura do fígado, provocando a compressão das células e dos vasos sanguíneos e conduzindo à morte.   Fígado c/ gordura Fibrose hepática Cirrose

Cancro do fígado… Origina emagrecimento, falta de apetite, perda das defesas normais do organismo e conduz à morte em pouco tempo.  

Gastrite… Trata-se de uma inflamação do estômago. Provoca dores, azia, náuseas e vómitos.  

Anemia… Resulta da incapacidade de absorção pelo organismo de vitamina B12. Os doentes sentem falta de apetite, fraqueza, dores de cabeça e apresentam uma palidez invulgar.

Trombose… Por deficiente contração do músculo cardíaco.

Pancreatite… Inflamação do pâncreas que provoca febre e dores abdominais, requerendo um tratamento urgente. Constitui um grave risco para a vida.

Atrofia cerebral… O consumo excessivo de álcool mata as células cerebrais provocando perda de memória e perturbações mentais. A continuação pode conduzir à loucura.

PREVENIR O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS

Os jovens portugueses começam a experimentar cada vez mais cedo o consumo de álcool, bebem em maiores quantidades e embriagam-se mais vezes, revela um estudo do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT). O estudo sobre o consumo de álcool em meio escolar, entre alunos com idades entre os 13 e os 18 anos, revela que 37,3 por cento (%) dos alunos com 13 anos já experimentou beber álcool, número que sobe para 90,8% nos jovens com 18anos. Oito por cento dos alunos com 13 anos revela que já apanhou uma «bebedeira», uma situação vivida por mais de metade (53,9%) dos jovens com 18 anos. (Dados de 2011)

MEDIDAS A TOMAR PARA EVITAR O CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS… Aumentar o custo das bebidas alcoólicas, principalmente na cerveja e bebidas mais consumidas. Limitar a publicidade e as atividades promocionais, relacionadas com o álcool, em que o público-alvo sejam os jovens. Estabelecer e implementar a garantia do tratamento de pessoas com problemas de abuso de álcool e outras drogas Apoiar o desenvolvimento e a pesquisa da medicação mais eficaz para o tratamento da adição. Criação de clínicas/gabinetes de avaliação e diagnóstico a pessoas com problemas relacionados com o consumo de álcool e ou outras drogas, por ex. nas urgências dos hospitais e centros de saúde. Proporcionar maiores apoios financeiros às instituições que obtêm melhores resultados nos tratamentos. Desenvolver apoios e incentivos ao trabalho comunitário.

MITOS SOBRE O ÁLCOOL - O ÁLCOOL AQUECE? NÃO O álcool tem um efeito vaso dilatador que é responsável pela sensação de calor à superfície da pele, e que se sente quando se ingerem bebidas alcoólicas.

MITOS SOBRE O ÁLCOOL - O ÁLCOOL DÁ FORÇA? NÃO O que acontece é que o álcool tem uma ação euforizante, a ingestão de bebidas alcoólicas, em vez de descanso provoca excitação, adormece a sensação de fadiga e dá a ilusão de uma nova energia.

MITOS SOBRE O ÁLCOOL - O ÁLCOOL AJUDA A DIGESTÃO? NÃO O que acontece é que o álcool provoca o esvaziamento mais rápido do estômago, facilitando a passagem dos alimentos para o intestino, ainda que este estejam completamente digeridos.

MITOS SOBRE O ÁLCOOL - O ÁLCOOL MATA A SEDE? NÃO Ter sede é sinal de estarmos a precisar de água. O álcool das bebidas provoca um aumento da perda de água pela urina. Quando se tem sede deve-se beber água.

TRATAMENTO PARA O ALCOOLISMO

Não existe cura para o alcoolismo, assim como qualquer outro caso de dependência química. O que existe é tratamento. Na grande maioria dos casos, o próprio paciente não consegue perceber o quanto está envolvido com a bebida, tendendo a negar o uso ou mesmo a sua dependência. Nestes casos, pode-se começar o tratamento ajudando o paciente a reconhecer o problema, a necessidade de tratar-se e de abster-se do álcool. A indicação de internamento, pelo menos como fase inicial de desintoxicação, costuma ser a regra.   

CONCLUSÃO Embora o consumo excessivo de álcool seja prejudicial à saúde de qualquer indivíduo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos apontam que o "consumo baixo ou moderado de álcool" resulta na diminuição no risco de incidência de doenças cardiovasculares e na diminuição nas perdas cognitivas decorrentes da idade.

http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---sociedade/alcool-jovens-bebedeira-dependencia-tvi24/1299437-5795.html http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/estilos+de+vida/alcoolismo.htm http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/estilos+de+vida/dependenciaalcool.htm http://www.manualmerck.net/?id=118&cn=995   http://www.portalseguranca.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2469:o-alcool-no-organismo&catid=194:alcool-e-conducao&Itemid=301 http://farmaceutico.com.sapo.pt/drogas.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcoolismo