Regras de comportamento humano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

Sociologia Contracultura Contestar certos valores culturais vigentes.
A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
Cultura e Cultura Popular
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
Ética Profissional A ética e a moral.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Serão os valores morais universais?
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,
ÉTICA Ηθική.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Agrupamentos sociais.
PODERES DA ADMINISTRAÇÃO
O Homem é um ser consciente
Ética contemporânea.
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Ética Ética é a ciência do comportamento moral (costumes, regras, convenções estabelecidas por cada sociedade), dos homens em sociedade. É uma reflexão.
Introdução ao conceito de ÉTICA
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Cultura “Aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos.
Políticas Públicas em Educação
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
Fato social.
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
DIREITO E MORAL Normas morais: seguidas livremente, de acordo com valores subjetivos = não são imperativas e nem coercitivas, sendo que seu cumprimento.
MAX WEBER SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
Código de Ética dos TILS
Inteligência emocional
1. Conceitos de Direito Conceito: é o conjunto de normas jurídicas que regem o comportamento humano, estabelecendo uma sanção no caso de sua violação,
ÉTICA.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Moral e Direito.
Ética e Contabilidade.
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
CULTURA O QUE É?.
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
O Direito como NORMA.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Moral, Ética e Cidadania Por Vivaldo Jr – 2015.
Unidade II: CONTROLE SOCIAL
O CURRÍCULO COMO CONFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
As Instituições Sociais
A educação como processo social
Ética.
Émile Durkheim.
INTEGRAÇÃO DA LEI TRIBUTÁRIA Todos devem seguir a lei, mas nem sempre isso é possível, pois algumas vezes ela é omissa. Quando isso ocorrer faz-se necessário.
Émile Durkheim
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Padrões de controle.
PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL
1 Fontes do Direito do Trabalho Ordenamento Jurídico : “Conjunto de Normas emanadas de autoridades competentes vigorantes num dado Estado’ (Maria Helena.
Introdução ao pensamento sociológico
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

Regras de comportamento humano Usos, Costumes e Leis Regras de comportamento humano

Em todas as sociedades existem três princípios que servem como diretrizes, para a manutenção da ordem da vida em grupo: Usos Costumes Leis

Usos São padrões não obrigatórios de comportamento social; constituem modos coletivos de conduta, considerado como normal e aceitável pela maioria da sociedade; Podem ser convencionais ou espontâneos; Reconhecidos e aceitos pela sociedade. Regem a maior parte da nossa vida, sem serem impostos por quem quer que seja. Indicam o que é adequado no dia a dia.

Usos A pessoa que infringe, pode ser chamada de excêntrica, esquisita, extravagante, pois comporta-se de forma diferente da maioria. Não há uma ameaça séria ao grupo pela desobediência destas regras.  As sanções geralmente são despercebidas, como o riso, o ridículo, o deboche. Ex.: convenções, formas de etiqueta, rituais, rotinas de trabalho e lazer, maneiras de cortejar, de se vestir, etc. Obs.: Os usos não são superficiais e tampouco transitórios, mas mudam com o tempo.

Costumes Suas normas de conduta regulam o comportamento social, restringindo, moldando e reprimindo certas tendências. Normas moralmente sancionadas com vigor – aceitas pela maioria e confirmados pela conduta da sociedade. Comportamento→imperativo (pela sociedade)→tido como desejável→que restringe e limita a conduta. Tem caráter ativo. Consciente ou inconscientemente sancionados pela tradição e sustentados pelas pressões da opinião de grupos: mexerico, castigos, não-aceitação.  

Costumes O desrespeito aos costumes ou a não-conformidade provoca desaprovação moral. Aquele que os desrespeita sofre uma reação violenta por parte do grupo. Quem obedece aos costumes recebe o respeito, a aprovação e a estima pública. Quem os viola, é considerado traidor, desertor; são repudiados pela sociedade, as sanções a eles aplicadas servem mais como exemplo para outros do que propriamente corrigenda para eles.

Leis São regras ou normas de comportamento humano, formuladas deliberadamente e impostas coercitivamente por uma autoridade especial à observância de todos. São decretadas com a finalidade de: suprir os costumes que começam a desintegrar-se, Controlar as condutas dos indivíduos.

Leis As leis servem a diferentes propósitos: Impõem os costumes aceitos pelo grupo cultural; (Costumes como fonte de lei) Ex. Incesto (União sexual ilícita entre parentes consangüíneos, afins ou adotivos). Regulam novas situações, fora dos costumes; Ex. Leis ambientais, Substituem costumes antigos e ineficazes; Ex. Estatuto do idoso. A lei busca reunir os padrões reais com os ideais e os valores imperantes.