Redução do Enxofre no Diesel Secretaria de Estado do Meio Ambiente Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB Eng. Olimpio de Melo Álvares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS AULA 4.
Advertisements

IFUSP – 2° SEMESTRE/2008 FÍSICA DA POLUIÇÃO DO AR
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Profa Rejane Freitas Benevides
Poluição do ar INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Qualidade de vida relacionada à saúde
Investigação de Surtos
Construção de Indicadores
CÓLERA HA DDT Atualização em
Programa de Infecções Hospitalares - O papel do Estado - Maria Clara Padoveze Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica Secretaria.
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
MONITORIZAÇÃO DA DOENÇA DIARRÉICA AGUDA
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DENGUE TRANSMISSÃO DO DENGUE.
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
Tabaco e Local de Trabalho
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
Extreme Programmig Programação em Duplas Dificuldades e Benefícios.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
Políticas para Diversidade Cultural no Brasil
Estudo da Relação entre Indicadores de Dinâmica e Metalicidade em Galáxias Tipo Early Paulo Pellegrini (OV/UFRJ, ON/MCT) Beatriz Ramos (IF/UFRJ) Ricardo.
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Gestão de Gases de Efeito Estufa MUDANDO O FUTURO - FEA/USP, 24/08/2006 Vicente H. Schmall.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
FA-023 – Adequação Trator-implemento
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Fast Show.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Supply Chain Management
Processamento Digital de Imagens
Sensor de Proximidade Capacitivo
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Controle de Gastos Públicos
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
ÁGUA-AMBIENTE-SOCIEDADE ALEX GAMA DE SANTANA Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.
Secretaria de Comunicação
PROJETO DE CADASTRAMENTO DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
Organização e Redução de Custos
Tendência do Food Service: Oferecer alimentação Saudável
Mecânica dos Materiais TA-431 FEA/Unicamp
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS DIRETORIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
Eduardo José Oliveira Dias
Poluição Atmosférica Capítulo 13.
AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DO FÓSFORO DOS DETERGENTES EM PÓ Conclusões.
AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DO FÓSFORO DOS DETERGENTES EM PÓ
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
DESAFIO TECNOLOGIAS QUE TRANSFORMAM. Madson ferreira Fase 2: apresentação do projeto 15/04/13 GRAVIDAP P.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Nordeste Sub-regiões 1- Meio-norte 2- Sertão 3- Agreste
Por que chove pouco no sertão
Função Exponencial.
PHD5873/04-1 PHD 5873 Complementos de Hidrologia Aula 3 – Séries Sintéticas de Vazões EPUSP, 07 de outubro de 2003 Prof. Dr. José Rodolfo Scarati Martins.
Análise do Desempenho dos Modelos
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
Hidrologia Básica Capacitação Tecnológica e Transferência de Tecnologia em Drenagem Urbana FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE HIDRÁULICA Engº José Rodolfo.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Grupo de Trabalho de Regulamentação do Diesel Metropolitano
Importância da Inspeção Veicular: O Caso da Cidade de São Paulo Fábio Cardinale Branco Gabriel Murgel Branco São Paulo, 21 e 22 de Julho de º Encontro.
Transcrição da apresentação:

Redução do Enxofre no Diesel Secretaria de Estado do Meio Ambiente Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB Eng. Olimpio de Melo Álvares Jr.

POR QUE RECEBER UM DIESEL COM TEOR DE ENXOFRE REDUZIDO?

Os níveis de concentração de partículas em certas áreas urbanas ultrapassam os PQAs e causam danos à saúde e ao M.A. na região e em pontos localizados; A frota motorizada a diesel constitui relevante fonte de poluição atmosférica nas principais áreas urbanas, especialmente de material particulado; Para atendimento aos padrões regulamentados (cada vez mais restritivos) de emissão de partículas para os veículos em circulação - não apenas nos ensaios de pesquisa e certificação de protótipo;

O alto teor de enxofre inviabiliza o atendimento desses padrões reduzidos de emissão e danifica o motor e seus componentes, degradando as emissões; Os veículos a diesel contribuem com cerca de 30% das partículas inaláveis na RMSP; A Organização Mundial da Saúde recomenda que se reduza sempre, ao máximo possível, qualquer emissão de partículas;

Na RMSP, observou-se em recente estudo do Centro de Vigilância Epidemiológica, um aumento de cerca de 10% nas internações entre crianças e de 8% das mortes entre idosos, devido aos altos níveis de concentração de partículas inaláveis (PM10); Globalização da cidadania: tendências de harmonização internacional de especificação de combustíveis e harmonização com os programas existentes de controle de emissões veiculares.

Concentrações locais de material particulado medidas em série histórica com critérios consolidados de representatividade; Calendário do PROCONVE diesel; Frota motorizada registrada e modal de distribuição da frota por categoria de veículos; Parâmetros preliminares de interesse para as discussões sobre a escolha das áreas prioritárias para recebimento de diesel com teor de enxofre reduzido

Concentração de quilometragem rodada das sub-frotas - quilometragem real média total da frota observada, por unidade de área, por categoria de veículo, na região de interesse; Condições de dispersão: relevo / clima / regime de ventos / precipitações / inversões térmicas; Proximidade dos distribuidores (relação custo/benefício); Inventário de fontes estacionárias, incluindo queimadas.

QUALIDADE DO AR

Modelo Receptor MP 10 (Partículas Inaláveis)

Fumaça - Médias aritméticas anuais 1999 Rede Interior (µg/m³)

Fumaça- Interior Cidades com valores máximos

Fumaça - Evolução das concentrações na RMSP (µg/m³)

Inventário das fontes de contaminação do ar 1999