CONAMA Câmara Técnica de Educação Ambiental 11 de setembro de 2003 Ações Educativas e de Capacitação da ANA Herbert O. R. Schubart Superintendência de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
PROJETO DE PESQUISA.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Política Nacional de Meio Ambiente
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA: PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL- PNEF E FORMA DE ADESÃO DAS PREFEITURAS.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
O TCU e o controle dos gastos públicos
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
“Missão Institucional”
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
CAE.
Controle de Gastos Públicos
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-TO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Segurança de Dados no MAER.
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS DIRETORIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Gestão de Recursos Hídricos: aspectos legais, institucionais e técnicos Márcia Maria Rios Ribeiro UFCG Grupo de Pesquisa em Gestão Integrada das.
DIAGNÓSTICO A.Base Física Heterogênea e Cristalina B.Irregularidade Pluviométrica C.Secas Eventuais (temporal e espacial)
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Governança Costeira A integração da Gestão de Recursos Hídricos com o Gerenciamento Costeiro Jerson Kelman Diretor-Presidente Agência Nacional de Águas.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Brasília, 07 de abril de 2009 Zoneamento Ecológico.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
AÇÕES DE CONTROLE DO DESMATAMENTO NO ESTADO DE MATO GROSSO AÇÕES DE CONTROLE DO DESMATAMENTO NO ESTADO DE MATO GROSSO ESTADO DE MATO GROSSO Secretaria.
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental – MMA.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
SINOP. ÁREA AMBIENTAL Grupo Objetivo 4 PARTICIPANTES ORDEMNOMEMUNICÍPIOFUNÇÃO 01Joacir R. RossNova UbiratãPresidente da Câmara dos vereadores 02Valquiria.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

CONAMA Câmara Técnica de Educação Ambiental 11 de setembro de 2003 Ações Educativas e de Capacitação da ANA Herbert O. R. Schubart Superintendência de Tecnologia e Capacitação

O que é a ANA? A Agência Nacional de Águas é uma autarquia sob regime especial, com autonomia administrativa e financeira, vinculada ao MMA. É responsável pela execução da PNRH, e tem como atribuição implementar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, previsto na CF de 1988.

Missão da ANA Regular a utilização dos rios, de forma a evitar a poluição e o desperdício, para garantir água de boa qualidade e em quantidade suficiente, à atual e às futuras gerações, e assegurar os usos múltiplos dos recursos hídricos.

Atribuições da STC promover e fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, voltada para o conhecimento, o uso sustentado, a conservação e a gestão de recursos hídricos; apoiar a criação, a implantação e a consolidação de centros de excelência em tecnologia ou de gestão de recursos hídricos; promover a cooperação e divulgação técnico-científica e a transferência de tecnologia na área de recursos hídricos, visando a sua modernização; elaborar e implementar projetos, programas e atividades voltadas para a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos; apoiar a representação da ANA no Comitê Gestor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CT-Hidro promover e executar projetos e programas educativos orientados para estímulo à participação da sociedade na proteção dos recursos hídricos.

Fundamentos da ação da STC em capacitação e educação ambiental A gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do poder público, dos usuários e da comunidade. (Fundamentos da PNRH - art. 1º, VI da Lei nº 9.433)

Capacitação: objetivos Promover a capacitação de pessoal do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos nos diversos níveis, para atuar na gestão e no uso sustentável da água (MP, Poder Judiciário, Órgãos Federais e Estaduais, Comitês de Bacia); Apoiar a formação de pesquisadores e técnicos para atuarem em ciência, tecnologia e inovação na área de recursos hídricos (bolsas CT-Hidro); Promover a capacitação do quadro técnico da Agência Nacional de Águas.

Capacitação: ações Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios Curso de Gestão de Recursos Hídricos - Aspectos Jurídicos Cursos de Fiscalização dos Usos dos Recursos Hídricos Campanha de Cadastramento de Usuários para Regularização de Usos na Bacia do Rio Paraíba do Sul Cursos de Controle de Enchentes e Drenagem Urbana Caracterização e Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas - EMATER Formação de Recursos Humanos Curso de Especialização em Gerenciamento dos Recursos Hídricos - Aspectos Técnicos, Jurídicos e Institucionais Curso de Extensão em Hidrometria Curso de Introdução à Gestão de Recursos Hídricos - Comitês de Bacias Hidrográficas

Educação Ambiental Para Recursos Hídricos A educação ambiental é a base para o exercício da cidadania com responsabilidade sócio- ambiental. Objetivo: Estimular a educação e a conscientização da sociedade sobre a necessidade de preservação e uso racional dos recursos hídricos e sobre a importância da participação popular na implementação da PNRH.

Educação Ambiental para Recursos Hídricos Principais Ações

Educação Ambiental para Recursos Hídricos Exposição em parceria com a Câmara dos Deputados, MMA e Caesb que reuniu, durante a semana da água, 23 experiências educativas e tecnológicas de uso eficiente da água. Temas: reúso de águas residuárias, monitoramento, saneamento, sustentabilidade hídrica do semi-árido, gestão de bacias hidrográficas e educação ambiental para recursos hídricos.

Programa de informação e capacitação de comunidades onde ocorrerão grandes obras, visando uma participação mais efetiva nos processos de planejamento e implantação destes empreendimentos. IEP - TO Objetivos: Informar a população dos impactos e benefícios no desenvolvimento de projetos - hidrelétricas Aumentar a participação das comunidades envolvidas no processo de decisão, planejamento e implantação de grandes obras. Tocantins, Energia, Educação e Participação - TEEP

Tocantins, Energia, Educação e Participação TEEP Temas do Programa Política Energética Meio Ambiente Legislação Ambiental Cidadania Negociação Oportunidades Recursos Hídricos.

Tocantins, Energia, Educação e Participação TEEP Gestão Compartilhada de Recursos Hídricos É o gerenciamento feito a três mãos: pelo poder público; pelos usuários; pela sociedade civil organizada.

Programa Escola Brasil Uso de instrumentos de mídia de largo alcance, com ênfase no rádio, para estimular a participação da sociedade na implementação da PNRH Por quê o Rádio: "O rádio é a escola dos que não têm escola. É o jornal de quem não sabe ler; é o mestre de quem não pode ir à escola; é o divertimento gratuito do pobre; é o animador de novas esperanças, o consolador dos enfermos e o guia dos sãos - desde que o realizem com espírito altruísta e elevado." Roquette Pinto

Programa Escola Brasil O Programa: No ar desde 1997, (RNA, RNB) em linguagem simples, este programa aborda temas ligados à educação fundamental, conscientizando pais, professores e alunos sobre a importância do ensino e mobilizando a comunidade para participar de todas as atividades da escola e para exercer o controle social da educação. O público ouvinte reside em áreas rurais ou pequenos municípios do norte, nordeste, centro-oeste e sudeste. A escolaridade média é de 4 a 8 anos de estudo. E a área de abrangência engloba cerca de municípios.

Programa Escola Brasil Parceria com a ANA: permitiu o desenvolvimento da promoção "Terra das Águas" onde os ouvintes foram estimulados a escrever sobre a importância de cuidar dos rios e lagos. Os professores foram estimulados a debater o assunto na sala de aula junto com os estudantes. As melhores cartas receberam os seguintes prêmios: computadores, filtros de barro, camisetas e rádios de pilha (Computadores: escolas Ceilandia/DF, Paranatinga/MT, Eldorado dos Carajás/PA, Açailândia/MA). Durante os três meses em que esteve no ar, a promoção recebeu um total de 20 mil cartas oriundas de 266 municípios das regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste. Foram veiculadas 4 horas e 35 minutos de matérias relacionadas com o tema água e sobre a atuação da Agência Nacional de Águas, além de entrevistas com o Diretor Presidente e com técnicos da ANA.

Programa Escola Brasil

Obrigado! Herbert O. R. Schubart (61)