LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Advertisements

SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
PROJETO DE PESQUISA.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
VIGILÂNCIA DA SÍNDROME HEMOLÍTICA URÊMICA
Investigação de Surtos
MONITORIZAÇÃO DE DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
GT CORRUPÇÃO Grupo de Trabalho de Combate à Corrupção de Verbas Federais por Municípios C Criado em – 2ª CCR Integrantes: Procuradores Regionais.
Se Toque, Hanseníase tem Cura!
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
CAMPANHAS DE VACINAÇÃO 2005 Avaliação e Discussão DIVISÃO DE IMUNIZAÇÃO/ CVE/ CCD/ SES-SP MAIO/2006 MAIO/2006.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
PROGRAMA.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
PDE PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
DE Osasco – Programa Escola da Família Educação-Compromisso de São Paulo – Saúde e Beleza E.E. José Ribeiro de Souza...Solidariedade com Qualidade......
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
eleitorais e partidárias
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
Matemática e Educação Ambiental.
Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO Fundação: escolas atendidas alunos participaram do programa 814 professores participaram do programa.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Programa Nacional de Telessaúde Francisco Campos Ana Estela Haddad
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA
Mãe Curitibana Vasectomia Ambulatorial Mãe Curitibana Vasectomia Ambulatorial.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Projeto v.i.d.a. 1 31/3/2014. Projeto v.i.d.a. 2 31/3/2014 Projeto v.i.d.a. Uma iniciativa: Com apoio:
1 31/3/ Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Com apoio:
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Ilan Chamovitz, D.Sc. - 1 Fundamentos da Lógica Nebulosa para Inovação em processos de avaliação educacional - relato de experiência Ilan.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Provas de Concursos Anteriores
PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Transcrição da apresentação:

LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS

LMQM-2002 Lenira Maria Queiroz Mauad Ana Marta B. do Amaral P. Auler Treinamento de Agentes Multiplicadores para Ações em Programas de Prevenção do Câncer do Colo do Útero

LMQM-2002 Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico Hospital Amaral Carvalho – Jaú – S.P.

LMQM-2002 Hospital Amaral Carvalho – Jaú – S.P.

LMQM-2002 Jaú

LMQM-2002 Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico 1994 – Projeto Piloto Hospital Amaral Carvalho Secretaria Estadual Comunidade Voluntárias Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico 1996 Hospital Amaral Carvalho Secretaria Estadual Comunidade Voluntárias Secretaria Municipal

LMQM-2002 Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico Estrutura – Nível Primário Posto Fixo Posto Itinerante – Unidades Básicas de Saúde Coleta por Profissionais da Enfermagem

LMQM-2002 Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico Estrutura – Nível Secundário Ambulatório Patologia Cervical Colposcopias Biópsias CAF

LMQM-2002 Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico Estrutura – Nível Terciário Cirurgias RXT QT

LMQM-2002 RESULTADOS DO NOSSO TRABALHO EM JAÚ Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico

LMQM-2002 Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico RESULTADOS

LMQM-2002 Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico RESULTADOS

LMQM-2002 Tipo de Lesãonono Lesões de Baixo Grau 581 Lesões de Alto Grau103 Tumor Invasor Inicial 15 Tumor Avançado02 RESULTADOS Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico

LMQM-2002 RESULTADOS Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico

LMQM-2002 FORMAÇÃO RECURSOS HUMANOS Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico 1998 – Curso Teórico Prático em coleta de colpocitologia para profissionais de enfermagem 3 Turmas = 68 profissionais 26 Municípios

LMQM-2002 CÂNCER DO COLO DO ÚTERODOENÇA FORA DE MODA FAÇA O EXAME PREVENTIVO Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico Campanha de Divulgação

LMQM-2002 Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS TREINAMENTO PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

LMQM-2002 Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico Programa Viva Mulher 2002 Polo de Treinamento para DIR X (regional Bauru)

LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Objetivo Formação de Agentes Multiplicadores Otimização de Programas Aumento Cobertura Populacional Redução dos casos de câncer em estádios avançados/ doença invasiva

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Metodologia Profissionais Educação Coordenadores e Diretores de escolas

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Metodologia Cartilhas

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Metodologia Adesão a Campanha Pontual

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Profissionais Saúde Equipe de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde do Município Apostila com técnicas de coleta, preenchimento de formulários. Sensibilização e conscientização

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Profissionais Saúde Camisetas na Campanha Pontual Viva mulher 2002

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Campanha Pontual 27 de Novembro Dia Nacional de Combate ao Câncer Comércio local Bancos

LMQM-2002

Escolas (alunos curso superior, profissionais ensino fundamental) Campanha Pontual 27 de Novembro Dia Nacional de Combate ao Câncer

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Voluntários Rede combate ao câncer Cartilhas Dinâmica (troca de idéias e iniciativas)

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Agentes Comunitários Regionais Dados epidemiológicos dos resultados de Programa de Prevenção Cartilhas Dinâmicas de Grupo Camisetas para Viva Mulher/2002 Bauru Araraquara Botucatu

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Resultados Impacto Viva Mulher Municípios Treinados

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Resultados Impacto Campanha Pontual DezembroJaneiro

LMQM-2002 Resultados Experiências Inovadoras 93,3% 6,7% 80% 20% 36,4% 63,6 Conhecimento da Logomarca entre homens e mulheres entrevistados no Município de Jaú Mulheres Homens Conhecimento da Logomarca e do seu significado

LMQM-2002 Resultados Experiências Inovadoras 30.7% 19,6% 28% 4,9% 2,2% 5,8% 8,8% Exames ginecológicos/consultas Televisão Campanha de Conscientização Revistas Palestras Professores Outros meios Fonte de Informações

LMQM-2002 Resultados Experiências Inovadoras Avaliação dos Treinamentos Informação Sensibilização 50% Ótimo Bom Regular Material Didático Reprodutividade 83% 16,4% 0,6% 75,4% 24% 81,3% 18,1% 82,4% 17,6%

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Discussão Combater Preconceitos Medo Prevenção Cobertura Inadequada Otimização Programas

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Agentes Multiplicadores Profissionais de Enfermagem Agentes Comunitários Educadores Voluntários

LMQM-2002 Experiências Inovadoras Treinamento – Conscientização - Sensibilização AGENTES MULTIPLICADORES POPULAÇÃO

LMQM-2002 Se não houver frutos, valeu a beleza das flores Se não houver flores, valeu a beleza das folhas Se não houver folhas, valeu a beleza dos galhos Se não houver galhos, valeu a intenção da semente Henfil