INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - NEA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
PROJETO DE PESQUISA.
Política Nacional de Meio Ambiente
MÓDULO II- RECONHECIMENTO DOS PROCESSOS NOS RECURSOS NATURAIS Componente Curricular: Uso e conservação dos recursos naturais Profª Drª Vanessa David Domingos.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica PLANEJAMENTO ESCOLAR
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
Arquitetura de Sistemas de Informação
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Educação Ambiental como Políticas Públicas Coordenação-Geral de Educação Ambiental Departamento de Educação Integral Secretaria de Educação Continuada,
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Secretaria de Comunicação
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental – MMA.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
CONAMA Câmara Técnica de Educação Ambiental 11 de setembro de 2003 Ações Educativas e de Capacitação da ANA Herbert O. R. Schubart Superintendência de.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho O uso da fotografia na Percepção Ambiental Estudo de caso: Escola Dorivaldo Damm.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
REGIÃO SUDESTE Balanço.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - NEA

CRIAÇÃO JULHO DE 1992 MISSÃO A partir da utilização de elementos do Arboreto do JBRJ, o NEA elabora e desenvolve projetos e atividades voltados a estimular a mudança de comportamento e atitudes frente às questões ambientais, com vistas a conservação dos recursos e melhoria da qualidade de vida

P R O J E T O S I.CONHECENDO NOSSO JARDIM Elaborado e implantado em 1992 Público-Alvo: professores de todos os níveis Objetivo: oferecer informações necessárias para a implantação da prática de educação ambiental, através do uso de roteiros didáticos relativos ao arboreto do Jardim Botânico

1. ROTEIRO BÁSICO Treinamento dirigido aos professores de Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio da Rede Pública e Particular Funcionamento: mediante agendamento. 3a feiras: 9h00 – 11:30h 5a feiras: 14h00 às 16:30h

O que é o Roteiro Básico ? a)História da Instituição b) Espécies botânicas que mereçam destaque c) Monumentos e Estufas d) Regulamento de Uso Público e sugestão de atividades sensibilizadoras Consiste em percurso pelas aléas do arboreto, onde são transmitidas informações sobre:

Ao final do percurso, o professor recebe a publicação Caderno 1 – Roteiro Básico Essa publicação contém: - Descrição das paradas no percurso e MAPA que o ajudarão no planejamento de sua visita, além de declaração de participação. O professor treinado é considerado PROFESSOR- PARCEIRO do NEA.

II. LABORATÓRIO DIDÁTICO O QUE É ? É um espaço idealizado pelo NEA para o desenvolvimento de atividades lúdicas, criativas e educativas, utilizando-se de temas ambientais como estímulo para o surgimento e discussão de idéias e realização de experiências. OBJETIVOS Sensibilização Reflexão Crítica diante das questões ambientais

PÚBLICO-ALVO : grupos escolares da Educação Infantil até o ensino médio METODOLOGIA Tema gerador associado a uma ambientação adequada, onde são desenvolvidas atividades utilizando-se recursos e estratégias pedagógicas, como : Contação de histórias Observação de material botânico atividades artísticas jogos didáticos práticas sensibilizadoras e criativas ao ar livre

ATIVIDADES REALIZADAS TEMAS TRABALHADOS 1. LINÉIA NO JARDIM DE MONET MOTIVAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO – contação de história CONCEITOS abordados: diversidade vegetal, germinação, impressionismo

2. NATURALISTA AMADOR MOTIVAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO – exploração dos sentidos para motivação do ambiente que nos cerca CONCEITOS TRABALHADOS – cadeia alimentar, naturalismo, taxonomia botânica, código de ética

3. ANIMAIS E PLANTAS – PARCERIA NA NATUREZA MOTIVAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO: fantoche de uma minhoca e atividade interativa CONCEITOS ABORDADOS: mutualismo, diversidade biológica

4. ÁGUA – PRINCÍPIO DA VIDA MOTIVAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO – oferecimento de água Para sensibilizar os seus efeitos no corpo e importância para a sobrevivência dos seres vivos CONCEITOS – recurso natural e ciclo da água

5. AMAZÔNIA VISTA DO JARDIM MOTIVAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO – gravação do canto do Uirapuru e poema de Thiago de Melo CONCEITOS: desmatamento, extinção de espécies, biodiversidade, efeito estufa

6. SER MAIS HUMANO NO PLANETA TERRA MOTIVAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO – contação de história O menino do Jardim CONCEITOS : ecossistema urbano, biosfera, reduzir, reaproveitar, reciclar

7. MATA ATLÂNTICA : A FLORESTA REDESCOBERTA MOTIVAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO – ambiente de floresta com painel interativo da Mata Atlântica e som ambiente CONCEITOS : flora, fauna, solo e ocupação

8. EM BUSCA DAS PLANTAS DA MATA ATLÂNTICA MOTIVAÇÃO/ SENSIBILIZA ÇÃO – Vídeos, Folhetos, painéis, CD- rom do Programa Mata Atlântica do JBRJ CONCEITOS: Brasil 500 anos ocupação

9. JARDIM BOTÂNICO – UM JARDIM DE HISTÓRIAS MOTIVAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO – Cenário interativo e bonecos de manipulação representando os funcionários do JBRJ CONCEITOS ABORDADOS: aspectos históricos, educativos e científicos da Instituição AVALIAÇÃO qualitativa: formulário próprio solicitando comentários do professor quanto à adequação e validade da atividade desenvolvida

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO a. NOVOS ROTEIROS 1. ROTEIRO SENSIBILIZADOR

2. A CONQUISTA DO AMBIENTE TERRESTRE PELAS PLANTAS b. PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO -Um olhar educativo sobre nossas plantas Projeto em interface com a Prefeitura (coleções vivas) c. AÇÃO SOCIAL Deixe Comigo Formação de grupo jovem de monitores para as atividades educativas em EA e cidadania.

c. CURSOS Curso de Capacitação em EA para Jardins Botânicos De Extensão para professores através de Vídeo Conferências d. VISITA VIRTUAL

e. USO RACIONAL DOS NOSSOS RECURSOS Em parceria com FURNAS AÇÕES COM INTERFACES INTERNAS E EXTERNAS Proposta de atuação junto ao Museu Botânico Grupo de Ação Coordenada Comissão de Educação Ambiental da Rede de JB Comissão de Avaliação Comissão de Recursos Genéticas

OUTRAS AÇÕES DO NEA PIBIC ORGANIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS INTERNO E EXTERNO NA EBNT CURSOS DE EXTENSÃO NA ENBT PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS FESTIVOS PARCERIA- JARDIM/ ESCOLA