FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Teorias do Desenvolvimento
Habilidades Motoras Característica do existência humana
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Saltos.
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Área dos Conhecimentos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO MOTORA.
HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
MOVIMENTOS RUDIMENTARES
Perfil das crianças de 3 a 6 anos
CAPACIDADE MOTORA VELOCIDADE
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
CONCEITOS BÁSICOS FORÇA (Linear)
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
CORRIDAS COM BARREIRAS
Desenvolvimento motor
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Desenvolvimento motor
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Desenvolvimento Psicomotor
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
Basquetebol.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
LEIS DE NEWTON.
Atletismo Corrida com barreiras.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 4. ENCONTRO)
Fase de movimentos especializados
HABILIDADES MANIPULATIVAS OU DE CONTROLE DE OBJETOS
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Foco de Atenção e Aprendizagem Motora
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
NADO CRAWL.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fase Motora Rudimentar
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Desenvolvimento motor
Força “É a qualidade física que permite um músculo ou um grupo de músculos produzir uma tensão, e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar.
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Atletismo Educação Física
GINÁSTICA de SOLO.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Transcrição da apresentação:

FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS FASE REFLEXIVA (0 a 3m) FASE RUDIMENTAR (até 2 anos) FASE FUNDAMENTAL (até 7 anos) FASE ESPECIALIZADA (até 14 anos) AULA 7

HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS Movimentos Fundamentais de Estabilização ou de Equilíbrio. (Rolamento, Apoio em um Pé e Apoio Invertido). Movimentos Fundamentais de Locomoção. (Andar, Correr, Salto Vertical e Salto Horizontal). Movimentos Fundamentais de Manipulação. (Arremesso por Cima, Receber, Chute, Quicar)

MATURAÇÃO E EXPERIÊNCIA Diferenças: Entre crianças Entre padrões Dentro dos padrões Estágios: Inicial (2 a 3 anos) Elementar (4 a 5 anos) Maduro (6 a 7 anos) O desenvolvimento das habilidades motoras está relacionado a idade, mas não depende dela, que por sua vês são constituídas de estágios identificáveis de aquisição de habilidades motoras.

MOVIMENTOS DE ESTABILILIZAÇÃO (EQUILÍBRIO) são qualquer movimento no qual algum grau de equilíbrio é requerido, isto é, praticamente todas as habilidades motoras (GALLAHUE & OZMUN, 2005). Pelegrine (1997) focalizou a execução do rolamento para a frente levando em consideração as restrições ambientais (tatame e colchão) e internas impostas pelo crescimento e desenvolvimento.

ROLAMENTO PARA FRENTE APOIO INVERTIDO EQUILÍBRIO EM UM PÉ

MOVIMENTOS DE LOCOMOÇÃO Envolvem mudanças na localização do corpo relativamente a um ponto fixo na superfície (andar, correr, saltar), a criança poderá explorar o ambiente construindo sua noção de espaço (GALLAHUE & OZMUN, 2005)

ANDAR CORRER

SALTO VERTICAL SALTO HORIZONTAL

HABILIDADES MANIPULATIVAS OU DE CONTROLE DE OBJETOS Refere ao controle manual ou pedal de objetos concedendo força ou recebendo força a estes. As habilidades de manipulação envolvem impulsionar um objeto no espaço, o mais longe ou em direção a algum alvo, mas apesar de envolver, principalmente, os braços (arremessar, receber) ou as pernas (chutar) e deve haver uma participação efetiva de todos os segmentos do corpo (TANI et al, 1988)

RECEBER ARREMESSAR QUICAR