PESQUISA Profª Andreina Ozório.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem computacional no ensino de Física
Advertisements

Aula 3. MÉTODOS E METODOLOGIAS DE PESQUISA
Estudo da vocação Regional
Prof. Celso Gramática.
LEITURA DE IMAGENS.
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
O QUE MUDOU NO EXERCÍCIO DAS VENDAS?
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Profa. Dra. Eliane Simões
Criptografia Quântica : Um Estudo
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
ENEM REDAÇÃO.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
Metodologia de Desenvolvimento de portais Abordagem Rita Paulino Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Prof: Encoder Angular Prof:
Introdução à Estatística
Técnicas de Amostragem
Tipo de Pesquisa Exploratória Descritiva Explicativa Pergunta
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
LIDERANÇA.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho O uso da fotografia na Percepção Ambiental Estudo de caso: Escola Dorivaldo Damm.
Administração de Sistemas de Informação
PROJETO DE PESQUISA É o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Ao elaborar um projeto de pesquisa,
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Modelagem Matemática: desafios da integração curricular
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
USOS E USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO
Tamanho da amostra em pesquisa primária
Análise do Desempenho dos Modelos
Pesquisa para aferição do grau de satisfação da sociedade brasileira com relação aos serviços de Telecomunicações ABRIL 2013.
Introdução à Mecânica Bibliografia:
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA Profª Andreina Ozório

CONCEITO È dispor-se a conhecer cientificamente algo e efetivar tal objeto. A pesquisa é uma atividade de busca, questionamento, investigação, com o intuito de elaborar conhecimento que ajude a compreender a realidade, oriente as oções e ajude a solucionar problemas (BASTOS, 2003, p. 31)

Tipos de pesquisa BIBLIOGRÁFICA: explica um problema a partir de referências teóricas. Baseia-se na análise da literatura já publicada em forma de livros, revistas, imprensa escrita e até disponibilizada na internet.

Tipos de pesquisa DOCUMENTAL: utilização de materiais que ainda não receberam tratamento analítico. Ex.: documentos conservados em arquivos de instituições públicas e privadas; relatórios e dados estatísticos, fotos, cartas, vestimentas...

Tipos de pesquisa EXPERIMENTAL: cria condições pra interferir no aparecimento ou na modificação dos fatos, a fim de explicar o que ocorre quando dois ou mais fenômenos são relacionados. Demonstrar como e por que determinados fatos são produzidos.

Tipos de pesquisa ESTUDO DE CASO: investigação sistemática de uma instância específica (um individuo, grupo, um conjunto, ou até uma situação). Não permite a generalização de resultados, mas permite a formulação de hipóteses para o encaminhamento de outras pesquisas.

Tipos de pesquisa PESQUISA DE CAMPO: o pesquisador põe-se em contato direto com o fenômeno a ser estudado e coleta os dados no local. Utiliza instrumentos como questionário, formulário, entrevista e observação com fito de obter informações sobre o objeto de estudo, partindo da realidade presente no campo.

Tipos de pesquisa PESQUISA EX-POST-FACTO: experimento que se realiza depois dos fatos. O pesquisador não tem controle sobre as variáveis. Ex.: Se uma determinada região tem duas cidades com similaridades, sendo que em uma delas instala-se um industria, as modificações que ocorrem com a instalação é que devem ser observadas sob o foco da observação.

Tipos de pesquisa PESQUISA-AÇÃO: o pesquisador se integra no processo e seu objetivo é agir sobre a realidade. É útil para a solução de problemas comunitários e pode ser utilizada na realização de estágio.

Tipos de pesquisa PESQUISA HISTÓRICA: determinação, avaliação e compreensão de eventos passados com o propósito de entender o presente e melhor prever o futuro.

Tipos de pesquisa LEVANTAMENTO (Surveys) : coleta de dados referentes a uma população a partir de uma amostra selecionada dentro de critérios estatísticos. As conclusões obtidas com a amostra são projetadas para o universo. Oferece uma visão estática do momento. Trabalha com comparações. Apresenta dados mais descritivos que explicativos.

Tipos de pesquisa PESQUISA ETNOGRÁFICA: investiga, descreve e analisa a cultura de um grupo social. Utiliza mecanismos como:fotografia, vídeo. Aqui o diário de campo é o principal instrumento utilizado para registrar as vivências e as impressões do pesquisador.

Utilização dos resultados PESQUISA PURA: tem por finalidade aumentar o conhecimento do pesquisador para uma nova tomada de posição. Não implica transformação da realidade (conhecer por conhecer) PESQUISA APLICADA: tem por finalidade intervir na realidade. (conhecer para transformar); transformar em ação concreta os resultados de seu trabalho.

Abordagens QUANTITATIVA: pesquisa de dados objetivos ou de fatos. Busca-se o critério de representatividade numérica que possibilite a generalização teórica. Apreendem dos fenômenos apenas as partes visíveis, concretas. QUALITATIVAS: pesquisa subjetiva ou de opiniões ou atitudes. Seu critério não é numérico. A metodologia usada para compreensão dos problemas é a análise das causas, condições e freqüências de determinadas situações sociais, através de observação controlada.

TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS A coleta de dados é uma das etapas da pesquisa que objetiva adquirir informações sobre a realidade. Uma vez definidos os objetivos da pesquisa e elaboradas as hipóteses pode então o pesquisador formular as questões do instrumento de coleta de dados.

Tipos de coleta de dados ENTREVISTA: comunicação verbal entre duas ou mais pessoas, especialmente indicada para o levantamento de experiências. O pesquisador precisa localizar pessoas que acumulem informações importantes sobre o problema que se pretende investigar. Padronizada ou estruturada: formulário prévio de perguntas. Despadronizada ou não estruturada: perguntas abertas – conversação informal. Painel: repetição de perguntas de tempos em tempos, às mesmas pessoas, a fim de estudar a evolução das opiniões em períodos curtos.

Orientações; Vantagens e Desvantagens INTERAÇÃO COM A TURMA

Tipos de coleta de dados QUESTIONÁRIO: instrumento constituído de perguntas ordenadas, que devem ser respondidas por escrito. Aberto Fechado Misto Aplicação: presencial ou à distância.

Vantagens e Desvantagens INTERAÇÃO COM A TURMA

Tipos de pergunta FECHADAS: limitam as respostas às alternativas apresentadas Ex.: Você estuda diariamente? ( ) Sim ( ) Não ABERTAS: permite que o entrevistado expresse sua opinião. _________________________________ SEMI-ABERTA: pode ser fechada em uma resposta e aberta na continuação. Ex.: Quando chegou à faculdade, sua impressão foi: ( ) agradável ( ) desagradável Por quê? ________________________

Tipos de pergunta ENCADEADAS: quando resposta da segunda pergunta está condicionada à primeira questão formulada. Ex.: Você chegou à Teresina por avião? ( ) sim ( ) não Em caso afirmativo, que empresa aérea utilizou? __________________________________ PERGUNTA COM ORDEM DE PREFERÊNCIA: quando se pede indicação de uma resposta, efetuando uma avaliação. Ex.: Indique sua preferência por cidades a serem visitadas numerando-as de 1 a 3, sendo 1 para a de maior preferência e 3 para a de menor: 1._____________________ 2._____________________ 3._____________________

Tipos de pergunta PERGUNTA COM ESCALA: para medir graus e não qualidades Itemizada Ex.: Com relação ao grau de satisfação com os serviços oferecidos por nossa empresa, você afirma que está: ( ) totalmente satisfatório ( ) parcialmente satisfatório ( ) parcialmente insatisfatório ( ) totalmente insatisfatório De Atitude Usadas em estudos psicossociológicos, quando se deseja medir atitudes ou levantar opiniões. Ex.: Assinale as proposições sobre São Luis que correspondem à sua opinião pessoal:

Tipos de pergunta CT CP NA DT DP São Luiz possui boa ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) infra-estrutura turística São Luiz é uma cidade ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Simpática Simpatia e descontração ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) São essenciais para o turismo CT – Concordo Plenamente DT – Discordo Plenamente CP – Concordo Parcialmente DP – Discordo Parcialmente NA – Não Concordo nem discordo

Tipos de coleta de dados FORMULÁRIO: questionário aplicado pelo pesquisador e por ele deve ser preenchido. Utilizado em pesquisas rápidas com pessoas não alfabetizadas ou impossibilitadas de escrever. OBSERVAÇÃO: usada na abordagem qualitativa. Pode ser associada a outros instrumentos de coletas de dados. Deve ser orientada pelos objetivos da pesquisa. Precisa ser planejada, registrada de forma imediata.

ANÁLISE DOS DADOS A análise e a interpretação estão contidas no mesmo movimento: o de olhar atentamente para os dados da pesquisa. Finalidades da fase de análise: estabelecer uma compreensão dos dados coletados, confirmar ou não os pressupostos da pesquisa e/ou responder às questões formuladas e ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado, articulando-o ao contexto cultural da qual faz parte. A análise evidenciará as relações existentes entre os dados obtidos e os fenômenos estudados...