M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Extreme Programmig Programação em Duplas Dificuldades e Benefícios.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Aplicações da informática na administração e assistência
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos Liderando os rotarianos Troca de ideias.
ENEM REDAÇÃO.
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Arquitetura de Sistemas de Informação
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Secretaria de Comunicação
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Segurança de Dados no MAER.
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Marketing de Relacionamento
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
MAC 499 Henrico Scaranello Emprego: Nov/ Hoje Universidade Anhembi-Morumbi.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
DESAFIO TECNOLOGIAS QUE TRANSFORMAM. Madson ferreira Fase 2: apresentação do projeto 15/04/13 GRAVIDAP P.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Projeto v.i.d.a. 1 31/3/2014. Projeto v.i.d.a. 2 31/3/2014 Projeto v.i.d.a. Uma iniciativa: Com apoio:
1 31/3/ Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Com apoio:
Para administração de testes motores voltados à avaliação do componente de força/resistência muscular, em geral, recorre-se à utilização de pesos adicionais,
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Transcrição da apresentação:

M e d A d m i n

Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos, como médicos e enfermeiros. Todo indivíduo que necessite de tratamento médico associado à administração de algum tipo de medicamento.

Qual o problema a ser solucionado? Aumento considerável na incidência de erros cometidos por profissionais da saúde com relação à administração de medicamentos em hospitais, postos de saúde e centros de pronto atendimento.

Qual a solução? Atacar algumas das possíveis causas para a incidência desses tipos de erros por meio de um Aplicativo Móvel de Apoio à Administração de Medicamento, denominado: M e d A d m i n

Qual a solução? Principais CausasSolução Proposta Falta de compreensão da receita prescrita pelo médico. Prescrição eletrônica dos medicamento a serem administrados ao paciente. Similaridade entre as embalagens e o aspecto físico de medicamentos com finalidades distintas. Utilização de códigos de barras afixados nas embalagens dos medicamentos. Os códigos são lidos pela câmera do dispositivo móvel e informações importantes sobre os medicamentos são exibidas ao usuário. Falta de experiência e formação inadequada dos profissionais. Construção de um módulo para acompanhamento da administração dos medicamentos. Esse módulo será capaz de notificar o usuário a respeito do horário para aplicação do medicamento, da possível aplicação de um medicamento incorreto, entre outros casos.

Como é viabilizada financeiramente? Não se trata de uma ideia financeiramente inviável, pois: O custo para aquisição de dispositivos móveis tem caído bastante nos últimos anos. Um dispositivo móvel capaz de executar o aplicativo proposto neste projeto custaria em torno de R$ 300,00 à R$ 500,00.

Como é viabilizada financeiramente? Não se trata de uma ideia financeiramente inviável, pois: Não há custos com relação à licenças de softwares para implementação deste projeto, uma vez que há bons softwares livres e gratuitos para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

Quem é você? O que você faz? Paulo Afonso: docente do curso superior em Ciência da Computação da Universidade Federal de Goiás (Câmpus Jataí) e represento um grupo de estudo em desenvolvimento de aplicações móveis. O objetivo do grupo é estudar novas formas de desenvolvimento de aplicações móveis, bem como criar soluções quem contemplem as necessidades da sociedade local.

Porque quer implementar esta ideia? Porque quer implementar esta ideia? Por ser um tema relevante, desafiador e que aflige diversas pessoas em muitos locais ao redor do mundo.

Porque você deve ser escolhido? Por se tratar um grupo que, apesar de novo, vem trabalhando com o desenvolvimento de soluções móveis para diversas áreas, como ensino à distância, ferramentas educacionais, veterinária, entre outras.

Referências As principais causas para incidência de erros durante o processo de administração de medicamentos foram encontradas no seguinte trabalho: Fernanda Raphael Escobar Gimenes. A segurança de pacientes na terapêutica medicamentosa: análise da redação da prescrição médica nos erros de administração de medicamentos em unidades de clínica médica. Dissertação de Mestrado Escola de Enfermagem. USP- Ribeirão Preto/SP.