Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa

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Transcrição da apresentação:

Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa Alunos com muitas dificuldades de escrita

TEXTOS QUASE ILEGÍVEIS Muitos alunos apontados como não alfabetizados são, de fato, pessoas alfabetizadas mas que ainda apresentam muitas dificuldades para escrever frases e textos.

Suas produções apresentam: troca de letras; elementos aglutinados; erros de ortografia; pontuação; etc.

Durante uma leitura rápida do professor, as ideias registradas por esses alunos parecem quase ilegíveis. No entanto, quando olhamos com atenção para essas produções, notamos a presença de aspectos reveladores, como palavras escritas alfabeticamente, mas com os seguintes problemas:

separação de letras e sílabas de palavras escritas alfabeticamente: a campa (acampar); a te (até); apare ceu (apareceu); junção de palavras em que se omitem letras: fida ( foi dar); palavras incompletas: cacoro (cachorro); amoada (almofada); lei (leite); a capnto (acampamento); palavras escritas alfabeticamente em que o aluno reduz tudo às sílabas simples: remara ( remar); patino (patinho); porocuro ( procurou); palavras escritas alfabeticamente mas com troca de letras: lefou (levou); teichou (deixou); pateu (bateu); japel (chapéu);

palavras escritas alfabeticamente, mas com falta de letras: vete (veste); saba (samba); avore (árvore); uso (urso); ato (alto); palavras com letras fora de lugar: lugra ( lugar); porcurar (procurar); ruso (urso); um (um); frases e palavras que apresentam vários dos problemas acima todos juntos: a fo re (árvore); poro curou (procurou); abale seu (apareceu); e la peqerou (ela procurou); eledoniu (ele dormiu); tepatio (três pratinhos); tracaza (para casa); gepacia (quer passear); paracmper (para sempre); purcaso (por causa).

Chamá-los individualmente, pedir para Com esses alunos é preciso desenvolver um trabalho de consolidação da alfabetização e de aprendizagem da ortografia. Como? Chamá-los individualmente, pedir para que leiam o que escreveram, questionar a forma utilizada, a letra colocada, a junção ou a segmentação feita.

Esse trabalho deverá ser complementado com: jogos; leitura e produção de trava-línguas; uso do dicionário

Sempre que produzirem ou reproduzirem um texto, é importante que o leiam com atenção antes de entregá-lo para o(a) professor(a), de modo a procurar corrigir possíveis erros encontrados. Nessa atividade, o professor precisa percorrer a sala, auxiliando os estudantes que apresentam mais dificuldade.

Alunos não alfabetizados Aqueles que sequer fazem relação entre som da fala e a escrita. É preciso despertar neles a consciência dessa relação. É preciso insistir: na escrita de listas de palavras: os alunos falam e o professor escreve; na memorização e reescrita de letras de poemas, parlendas, cantigas etc; nos jogos que envolvem rimas, sons iniciais e finais.

Para aqueles que já perceberam a relação entre som e escrita, mas não colocam todas as letras, são bons os jogos do tipo: forca; cruzadinha; escrita de palavras com letras móveis; quebra-cabeça de palavras recortadas em letras. Obs.: Nessa fase, é importante insistir no uso correto das consoantes, para evitar problemas futuros de troca de letras.

retomar a história oralmente e NA REPRODUÇÃO DE HISTÓRIAS Alunos com muitas dificuldades escrevem pouco. Antes da reprodução: retomar a história oralmente e reconstituir as partes principais do texto. Durante a reprodução: o professor percorre a sala e incentiva com perguntas sobre a história.

QUANDO OS TEXTOS APRESENTAM PROBLEMAS DE ORGANIZAÇÃO Os alunos frequentemente escrevem conforme vão se lembrando de um fato ou outro da história, sem se preocupar com a sequência correta. Para melhorar esse aspecto, é necessário fazer a reescrita coletivo do texto.

Procedimentos para reescrita coletiva: escolher um texto que apresente problemas de estrutura, organização, clareza; pedir autorização do autor e colocá-lo em lugar de destaque; transcrever o texto em um cartaz com os problemas de ortografia corrigidos;

fazer perguntas à classe: Em que trechos colocar pontuação fazer perguntas à classe: Em que trechos colocar pontuação? Que pontuação colocar? Este trecho está claro? O que está faltando? O que falta neste trecho para que as pessoas entendam a história? Há muitas palavras repetidas? Podemos trocá-las por outras? Podemos melhorar o começo ou o fim da história? Esse argumento é convincente?

GARANTIR AS MARCAS DO GÊNERO Na reescrita dos alunos, é necessário também fazer perguntas para aperfeiçoar os aspectos referentes ao gênero: O texto é uma fábula? Por quê? O texto prende a atenção do leitor? A escrita da notícia deu conta de informar sobre o fato acontecido? A propaganda convence o leitor? A regra do jogo está clara?

É interessante que, no horário de trabalho coletivo, os professores façam exercícios de análise de textos e algumas reescritas coletivas entre si para que todos se familiarizem com o processo.