Dimensões do produto.

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Transcrição da apresentação:

Dimensões do produto

O produto pode ser dividido em 4 dimensões semióticas: - Hílica ou material - Sintática ou técnica - Semântica ou da forma - Pragmática ou do uso

Dimensão hílica: composição química, durabilidade ou outras características semelhantes do material.

Dimensão sintática: abrange a estrutura do produto e o seu funcionamento técnico. A estrutura consiste das partes e do modo como elas estão conectadas umas às outras.

A sintaxe (estruturas e padrões formais do modo como esse algo é expresso) pode ser ilustrada por desenhos técnicos e modelos.

Inclui tanto a análise da construção técnica do produto quanto à análise de detalhes visuais como juntas, aberturas, orifícios superposições, texturas, desenhos e cores.

Também podem ser descritos como aspectos da composição formal, como simplicidade e complexidade da forma como um todo, simetria equilíbrio, dinamismo e ritmo.

Ex.: Na fotografia, o ritmo requer a repetição de um detalhe visual na forma. A cor afeta também a impressão visual de tamanho – o preto emagrece!

A relação entre a construção técnica do produto e o seu ambiente pode ser identificada. Um produto quanto pelo ambiente em que o produto possa se fundir.

Ex.: Os equipamentos domésticos podem ser projetados para serem neutros e desaparecerem no ambiente da cozinha ou para se destacarem, chamarem a atenção.

Dimensão pragmática: é analisada sob o ponto de vista do seu uso, como ergonômico ou sociológico (quem usa o produto, em que tipo de situação).

Pode ser analisada a aplicação prática, social e estética do produto Pode ser analisada a aplicação prática, social e estética do produto. Ex.: o material do cabo de uma faca de pescador é a cortiça, com o objetivo de prevenir que a faca afunde.

Compreende toda a existência do mesmo, de seu planejamento a destruição, reuso ou reciclagem. Inclui o conhecimento sobre os seus usuários e sobre o seu impacto ambiental.

Dimensão semântica (estudo do sentido das palavras: o “como”): seus aspectos centrais são as qualidades expressiva e representacional de um produto.

- O que o produto representa - O que o produto representa? - Como o objetivo do produto é expresso ou representado? - A que ambiente o produto parece pertencer?

Ex.: são diferentes as qualidades representacionais de uma cadeira de jardim, uma de escritório e uma de mesa de jantar.

A semântica do produto está sujeita a mudanças se o material dele muda A semântica do produto está sujeita a mudanças se o material dele muda. Ex.: um bule de porcelana e um de aço inox.

Exercício: fazer a análise das dimensões semióticas (hílica, sintática, semântica e pragmática) do produto abaixo.